0

E finalmente… Vamos falar de coisa boa, vamos falar sobre os melhores filmes de 2020


Muita geste está terminando 2020 com a impressão de que ganhou uma promoção e viveu pelo menos dois anos em um. O primeiro foi até março, enquanto o outro se dividiu entre isolamento, quarentena e disputas políticas que cansam mais do que ajudam.

Não foi fácil lembrar de alguns filmes que nós assistimos na normalidade de uma sala de cinema, mas também não faltaram exemplares que marcaram esse ano com boas doses de humor, tensão e reflexão.

Chega junto pra conferir nossa lista com os melhores filmes de 2020!

+++ E também, se quiser se martirizar, veja nossa lista dos piores filmes de 2020

15- O Poço

A Panacota tem poder! Com uma metáfora bem clara sobre privilégios, luta de classe e poder, o filme espanhol se tornou uma grata surpresa, se destacando no catálogo do serviço de streaming da Netflix. Falamos um pouco mais sobre um dos melhores filmes de 2020 em nossa crítica, feita pelo Tiago. Óbvio.

 

Fonte: Divulgação

14- Jojo Rabbit

Sabe aquele filme que, quanto mais você processa, mais se apaixona? Jojo Rabbit pode ter estreado la no início do ano mas entrou aqui na lista dos melhores filmes de 2020 com uma história cativante de um menino que desconstrói a figura de um ídolo da infância, aka Hitler, vendo de perto os horrores da guerra e o outro lado da história, criando empatia, amor e compaixão com o próximo. Sua indicação ao Oscar foi mais que merecida e, como disse o Flávio, uma sátira mais do que necessária.

 

A Voz Suprema do Blues

Foto: Divulgação Netflix

13- A Voz Suprema do Blues

Último filme de Chadwick Boseman, A Voz Suprema do Blues mistura teatro, música negra e racismo de uma maneira explosiva. É um filme intenso que acerta ao colocar todos os holofotes em nas atuações (Viola Davis rainha) e no texto brilhante de August Wilson.

Confira a crítica completa aqui.

 

Fonte: Divulgação

12- Wolfwalkers

Com um visual cheio de camadas únicas, Wolfwalkers fala sobre liberdade, luto, aceitação e até mesmo política de uma forma inovadora. Uma animação que merece, sem nenhuma dúvida, um lugar entre os melhores filmes de 2020.

Confira mais algumas palavras sobre o filme no Letterboxd.

 

babenco

Foto: Divulgação

11- Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou

Candidato brasileiro ao Oscar, Babenco é um documentário sensível sobre a vida, o trabalho e a morte de um dos maiores diretores que já passou pelo cinema nacional. É uma homenagem que assume a forma de uma viagem onírica pela memória desse homem que decidiu falar sobre sua partida.

Confira mais algumas palavras sobre Babenco no Letterboxd ou na crítica escrita pelo Tiago.

 

o som do silêncio

Foto: Divulgação Amazon Prime

10- O Som do Silêncio

A tradução meio cafona pode enganar, mas O Som do Silêncio é indiscutivelmente um dos melhores filmes de 2020. E os motivos são: uma atuação brilhante de Riz Ahmed; e um trabalho sonoro que transforma o longa numa experiência ligada a surdez. Imperdível!

Confira mais no Letterboxd e na crítica do Tiago.

 

Homem invisível

Foto: Divulgação

9- O Homem Invisível

Mistura incrível de ficção científica, terror e subtexto social, O Homem Invisível atualiza o clássico de H.G Wells pra falar sobre relacionamento abusivo de uma maneira assustadora. Uma experiência imersiva que merece um lugar aqui graças a Leigh Whannell e Elizabeth Moss.

Crítica completa aqui.

 

Fonte: Divulgação

8- A Vastidão da Noite

Ficção Científica com pouco orçamento e uma história cativante. Assim A Vastidão da Noite entra na lista de melhores filmes de 2020. Planos longuíssimos e discussões profundas sobre vida, abduções, rádio e causos do interior. Cada segundo do filme conta e assim como os alienígenas no filme, você é sugado pra dentro da história e sair de lá pode ser bem difícil.

 

destacamento blood

Foto: Divulgação Netflix

7- Destacamento Blood

Destacamento Blood acaba caindo numa vibe meio genérica no seu terceiro ato, mas isso não muda uma coisa: ele é um filme sobre guerra, negritude e memórias que só Spike Lee poderia fazer. Uma experiência incrível que ainda é abrilhantada pela presença de um Chadwick Boseman inspirado.

Mais no Letterboxd ou na crítica escrita pelo Tiago.

 

Fonte: Divulgação

6- For Sama

For Sama é uma experiência dolorosa, daquelas que o espectador precisa pausar pra respirar de vez em quando. Mas, ainda assim, ele consegue ser um dos documentários mais bonitos e esperançosos do ano. Uma carta de amor e perdão que merece uma vaguinha aqui.

Mais algumas palavras sobre essa pérola pouco comentada no Letterboxd.

 

Fonte: Divulgação

5- There is No Evil

Filme iraniano que foi um dos destaques da Mostra de São Paulo desse ano, Não Há Mal Algum (em tradução livre) é uma pancada que faz qualquer pessoa refletir sobre o autoritarismo de maneira assustadora e poderosa. Fiquem ligados nesse filme!

Crítica completa aqui.

 

Foto: Divulgação Disney

4- Soul

No apagar das luzes desse ano, Soul aparece trazendo o tempero da Pixar de um jeito muito emocionante e carimba sua presença nos melhores filmes de 2020. Num ano tão difícil, o momento que o filme foi lançado ressignifica muita coisa e pensar na vida, no seu propósito e no que você faz por aqui pode ser ainda mais difícil. Que bom estarmos vivos e poder assistir Soul

 

Fonte: Divulgação

3- Retrato de uma Jovem em Chamas

Retrato de uma Jovem em Chamas foi classificado por muita gente como “apenas um drama LGBTQI+”, apesar de não merecer ser encapsulado dessa forma. Ele é um filme brilhantemente dirigido, roteirizado, fotografado e atuado. Uma obra livre, ardente e poderosa que merece estar entre os melhores filmes de 2020.

Mais no Letterboxd ou na crítica escrita pelo Tiago.

 

Fonte: Divulgação

2- AmarElo – É Tudo Pra Ontem

Muito mais do que um documentário musical, AmarElo é uma aula de história que fala sobre arte, negritude e exclusão com didatismo e impacto. Uma obra perfeitamente montada que coloca Emicida no posto de melhor brasileiro da atualidade.

Mais sobre um dos melhores filmes de 2020 no Letterboxd.

jóias brutas foi o primeiro dos melhores filmes de 2020

Foto: Divulgação

1- Jóias Brutas

Impulsionado pela atuação incrível (porém esnobada) de Adam Sandler, Jóias Brutas chega a liderança dos melhores filmes de 2020 com a mesma força e velocidade que dominam o longa. Essa comédia de erros que prende o espectador numa deliciosa e imparável jornada de autodestruição e tensão.

Veja mais no Letterboxd, na crítica do Tiago ou no podcast sobre Adam “Gênio” Sandler.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Bridgerton | 7 frases marcantes da série de Shonda Rhimes para Netflix

Previous article

Os Piores Filmes de 2020

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Especial