Dia Mundial do Livro
1

Hoje, 23 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro! Uma data estabelecida para estimular a leitura, produção industrial e intelectual e a reflexão que esses objetos inanimados conseguem trazer para nossas vidas!


O Dia Mundial do Livro teve início na Catalunha (Espanha), no ano de 1926, e inicialmente foi colocada no dia 05 de Abril, data do nascimento de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote. Porém, em 1930, a data foi modificada para 23 de Abril, data da morte do autor. Apenas muito recentemente, em 1995, a ONU e a UNESCO instituíram a data como uma comemoração internacional.

E para celebrar o Dia Mundial do Livro, autores e leitores, vou mostrar aqui algumas curiosidades sobre esse mundo tão mágico!

 

1) Livro mais vendido (excluindo a Bíblia, enciclopédias e dicionários)

Dom Quixote. O clássico de Cervantes, autor homenageado pela data, já vendeu 500 milhões de cópias desde seu lançamento em 1547.

Dia Mundial do Livro

Você já viu essa edição? Sim ou com certeza?

Curiosidades BR: o livro O Alquimista, do autor nacional Paulo Coelho, já vendeu mais de 65 milhões de cópias ao redor do globo, ficando entre os 20 mais vendidos de todos os tempos.

 

2) Série literária mais vendida

Harry Potter. Desde o lançamento das aventuras do menino bruxo em 1997, os 7 volumes da saga venderam mais de 500 milhões de cópias! Os fãs da série são conhecidos como Potterheads, você é um? A minha casa é a Corvinal!

Dia Mundial do Livro

 

3) Autor mais vendido

Aqui temos um empate e uma controvérsia. Estima-se que cerca de 2 a 4 bilhões de cópias das  peças de William Shakespeare circulam pelo planeta, mas alguns historiadores acreditam que ele não foi o autor de algumas obras e na cola dele com os números está…

Agatha Christie! A Rainha do Crime foi autora de mais de 70 obras e estima-se que o número de cópias também esteja entre 2 e 4 bilhões de cópias espalhadas pelo globo.

Dia Mundial do Livro

Rainha do Crime rouba primeiro lugar em vendas.

 

 

4) Série de Quadrinhos mais Vendida

Desde sua primeiro publicação em 1938, o Super Homem já apareceu em 14mil exemplares e vendeu mais de 600 milhões de cópias.

Dia Mundial do Livro

A primeira edição se chamada apenas Action Comics

 

 

5) Mangá mais vendido

One Piece, de Eiichiro Oda, já conta com 96 volumes desde sua primeira publicação em 1997 e já vendeu mais de 473 milhões de cópias. O anime baseado no mangá também já está entre os mais assistidos no mundo.

Piratas com poderes = sucesso garantido

 

 

6) Gênero mais lido

Os livros infantis vendem cerca de 3 vezes mais que os livros para adultos, e entre esses estão gêneros diversos, inclusive fantasia. Vide Harry Potter. Porém, entre os gêneros de livros publicados para adultos, os mais populares é Romance Erótico. Não estou falando de romances fofos água-com-açúcar. O mercado de romances eróticos rapidamente se tornou o mais vendido e ano passado rendeu mais de $1.438 BILHÕES de dólares.

 

 

7) Aquela mania que todo leitor tem!

Bibliosmia é o nome que se dá para a mania de cheirar os livros.

dia mundial do livro

LEIA MAIS
+++ Conheça a HQ Morte de Neil Gaiman
+++ Resenha HEX: uma bruxa clássica, um terror moderno
+++ Eu Sou A Lenda é uma reflexão sobre a solidão na quarentena

 

 

8) Ler alivia o stress!

Ler é mais eficaz para reduzir o estresse do que ouvir música e caminhar. Um estudo da Universidade de Sussex no Reino Unido mostrou esse resultado e de que ler reduz o nível de estresse em até 68%!

 

dia mundial do livro

 

 

9) Autor que escreveu mais obras

L. Ron Hubbard, autor de ficção científica, fantasia e auto-ajuda, além do fundador da Igreja da Cientologia (cujo adepto mais famoso é Tom Cruise) é o autor com maior número de obras publicadas, com 1084 publicações de acordo com o Guinness Book.

 

 

10) Livros perdidos para sempre

Existem vários livros perdidos, que todas as suas cópias e publicações se foram da face da Terra, ou que nunca serão publicados, tanto da antiguidade como da era moderna. Os motivos de terem se perdido foram vários, e poucas publicações antigamente, era ainda mais fácil. Entre os motivos estavam incêndios em bibliotecas e cidades (principalmente causados por guerras), manuscritos que foram perdidos ou mesmo obras que não foram finalizadas pois seus autores faleceram antes que pudessem acabá-los.

Sabe-se a existência dessas obras por serem citadas por outros autores, seja na ficção seja em relatos históricos, mas não são encontradas mais. Entre essas obras estão Margites de Homero, Cardenio de Willian Shakespeare e Sandition de Jane Austen.

Dia Mundial do Livro

Homero também é autor dos clássicos Ilíada e A Odisseia (ops).

E ai? Gostou das curiosidades? Já conhecia alguma delas? Deixa aqui seu comentário e sua homenagem ao Dia Mundial do Livro!

Aqui é a Liv do Resenhas Caóticas, e se você quer acompanhar mais as minhas leituras, me siga no Instagram @ResenhasCaoticas. Obrigada e até a próxima.

Livia Salzani

Maio de 2020 | Veja as novidades da Netflix

Previous article

O 7º Festival de Cinema Internacional de Brasília já começou

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Curiosidades fantásticas. Ler para nós é algo tão natural, que muitas vezes não nos atentamos muito a algumas curiosidades como, LIVROS PERDIDOS, imagina ao longo da história da humanidade, quantos livros já não houveram que JAMAIS teremos conhecimento… que triste!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Livros e HQs