“Não sabíamos o que diabos tínhamos feito.” A equipe de ‘Blade Runner’ não entendeu o filme e como uma aposta de US$ 10 paralisou esse clássico da ficção científica

"Não sabíamos o que diabos tínhamos feito."  A equipe de 'Blade Runner' não entendeu o filme e como uma aposta de US$ 10 paralisou este clássico da ficção científica

Cada vez que se fala de ‘Blade Runner’ é necessário voltar um pouco e pensar que, junto de ‘Alien: O Oitavo Passageiro’, é a obra chave da filmografia do diretor Ridley Scott, e uma peça fundamental dentro da ficção científica na história do cinema. É brilhante tanto formalmente quanto narrativamente, sua estética é impecável e atemporal, e 42 anos depois continua a ser uma referência fundamental entre os seus pares; Contudo, isso não o isenta de ser um título difícil de digerir.

“O único que pareceu entender isso foi Ridley Scott”

Que, aos olhos de muitos espectadores, é um dos filmes mais pedantes da história, não se destaca justamente pela simplicidade da sua leitura, gerando confusão depois de ver até mesmo os membros de sua equipe de produção. O ator M. Emmet Walsh, que deu vida ao capitão Harry Bryant no filme, comentou esse curioso efeito em entrevista para o Hollywood Reporter.

M. Emmet Walsh

O intérprete (que faleceu recentemente aos 88 anos) foi entrevistado por ocasião do lançamento do trailer de ‘Blade Runner 2049’ e comentou que, como é de praxe na indústria, antes da prévia do ‘Blade Runner’ original , uma exibição privada para a equipe de filmagem. O que deveria ter terminado em celebração e aplausos teve um resultado radicalmente oposto..

“Estávamos sentados lá e tudo acabou. E nada. Não sabíamos o que dizer, o que pensar ou o que fazer! Não sabíamos o que diabos havíamos feito! O único que parecia entendo que era Ridley.”

Ridley Scott com Harrison Ford no set

Além de comentar essa reação atípica, Walsh trouxe outras anedotas muito surpreendentes – e hilárias – da produção de ‘Blade Runner’, uma das quais não deve ter sido muito engraçada, já que Isso o fez perder um papel em um filme com Michael Keaton.

“Estávamos no set em meu escritório e de repente Ridley me perguntou: ‘Você pode fumar?‘. Eu disse a ele que não era fumante, mas ele queria que eu tentasse, então fumei. Ridley filmou muito, fizemos muitas tomadas e eu estava ficando cada vez mais doente.

Chegou um momento em que Eu disse: ‘Ridley deveria estar pendurado no teto pelas bolas’.. E uma das pessoas que estava lá era Alan Ladd Jr. (ex-presidente da 20th Century Fox). Eu nao sabia. “Fui contratado para participar de outro filme com Michael Keaton, mas Alan achou meu comportamento ofensivo e me tirou do filme.”

A aposta de M. Emmet Walsh que paralisou ‘Blade Runner’

O assunto não terminou aqui, porque se o trabalho de Ridley Scott custou indiretamente um emprego a M. Emmet Walsh, ele deu ao diretor mais de uma dor de cabeça em decorrência de uma aposta de 10 dólares relacionado ao retoma que teve que ser filmado por causa das constantes mudanças de roteiro.

“Alguns meses depois, recebi um telefonema de Bud Yorkin, um dos produtores, me dizendo para voltar ao set porque eles continuavam fazendo mudanças. Então volto para Bud novamente, terminamos e digo: ‘Eu volto, ainda não terminamos.’

E Yorkin diz: ‘Não, não, é isso.’ recebi uma ligação de Ridley e ele disse: ‘Que porra está acontecendo entre você e Bud Yorkin? Preciso de você aqui. Tenho que mudar alguma coisa e Yorkin diz que não consigo. O que diabos é isso?!’ Nossa aposta de dez dólares ele estava paralisando seu filme multimilionário. No final, repeti de novo e aqueles dez dólares estavam à minha espera.”

M. Emmet Walsh, os 3 melhores filmes em streaming para redescobrir um ator lendário que acaba de nos deixar aos 88 anos

Finalmente, depois criticar a narração da montagem original e largar isso “Ridley foi forçado a adicionar a narração no primeiro corte e teve controle suficiente para poder removê-la no segundo corte.“, o veterano ator, com mais de duzentos créditos no cinema e na televisão, expressou seus pensamentos pouco lisonjeiros sobre ‘Blade Runner 2049’, de Denis Villeneuve e com Harrison Ford novamente no elenco como Rick Deckard, ressaltando que Eu não ia pagar para ver..

“O trailer parece interessante. Se você olhar para Blade Runner original, é consideravelmente mais lento. Acho que Harrison fica bem nas fotos que vi. Não sei quem é o cara (referindo-se a Ryan Gosling). Se alguém me manda um ingresso grátis, posso ir ver, mas não vou gastar 11 dólares nem nada para ver. É triste saber que eles podem fazer um filme sem mim.”

Mais de quatro décadas depois, ‘Blade Runner ‘continua a alimentar sua lenda —para o bem ou para o mal—, reafirmando-o como o clássico atemporal que nunca deixou de ser. Embora ‘Blade Runner 2049’ não tenha sido um sucesso de bilheteria (nem seu antecessor), ainda há interesse na franquia de ficção científica e uma série de televisão está em obras que poderemos ver em 2025 ou 2026.

Total
0
Shares
Previous Post
Michelle Yeoh assina a sequência de um dos filmes de ficção científica mais celebrados dos últimos anos

Michelle Yeoh assina a sequência de um dos filmes de ficção científica mais celebrados dos últimos anos

Next Post
Matéria Escura e tudo que você precisa saber sobre a série na Apple TV+ 2

Matéria Escura e tudo que você precisa saber sobre a série na Apple TV+

Related Posts