0

The Last Narc conta a história do agente da DEA, Kiki Camarena

Com entrevistas com membros do governo e de alguns cartéis, a série documental Original da Amazon Prime, The Last Narc, revela a chocante conspiração política em torno do assassinato do agente da DEA Kiki Camarena.

  • Nesse post você vai ver:
  • A história de The Last Narc
  • CIA pode ter ajudado na morte do agente
  • A história do documentário inspirou a série Narcos
  • Os criadores da produção

O provocador documentário dividido em uma série de quatro partes, The Last Narc, volta até 1985 para mostrar o sequestro e assassinato do então agente anti drogas americano, Kiki Camarena. A produção da Amazon Prime apresenta uma conspiração política chocante e aterrorizante sobre o fato, que ganha à luz, 35 anos após a morte de Kiki.

É a primeira vez que a Amazon Prime aposta alto em um documentário, e o dividiu em formato de série para poder explorar todos os pontos do caso e mostrar uma narrativa ainda pouco apresentada no serviço de streaming.

The Last Narc é uma intensa série documental da Amazon Prime

+++ Confira as novidades da Amazon Prime para agosto de 2020
+++ Veja 10 fatos curiosos sobre Sons of Anarchy, que entrou para o catálogo da Amazon Prime

Afinal, qual a história de The Last Narc? 

The Last Narc’ conta a história de um clássico herói americano, que morre por uma causa e daqueles que ficam para tentar descobrir as razões para tudo o que estava acontecendo.

Segundo a sinopse oficial divulgada pela Amazon Prime, o documentário The Last Narc diz que “O agente especial altamente condecorado, Hector Berellez, foi designado para liderar a investigação da DEA sobre o assassinato de Camarena, e acaba retirando todas as camadas de poeira do caso para revelar uma verdade arrepiante sobre uma conspiração que se estende dos campos de extermínio no México até aos corredores do poder em Washington“.

“O poderoso testemunho de Berellez aparece ao lado do da fortíssima viúva de Camarena, além de três integrantes do Cartel de Guadalajara. Esses homens eram policiais corruptos do Estado de Jalisco que, na época do assassinato de Camarena, serviam como guarda-costas dos lendários traficantes Rafael Caro Quintero e Ernesto Fonseca Carrillo“, completa a informação.

Eventualmente, eles se tornaram informantes de Berellez e o ajudaram a decifrar o assassinato mais infame da Guerra às Drogas na década de oitenta nos EUA.

The Last Narc está disponível na Amazon Prime

The Last Narc sugere que a CIA ajudou a sequestrar e assassinar agente da DEA

Quando o agente da narcóticos DEA, Enrique “Kiki” Camarena, foi seqüestrado e interrogado em 1985 pelos líderes do Cartel de Guadalajara, no México, foi como uma festa para os membros de lá.

Eles supostamente o mantiveram em uma casa cheia de espectadores e participantes um tanto quanto depravados, incluindo Joaquin “El Chapo” Guzman, que na época era apenas um soldado do Cartel.

“Você tinha um bando de traficantes sentados, consumindo cocaína e torturando esse cara“, disse Tiller Russell, diretor da nova série documental da Amazon Prime, ao New York Post.

O documentário também mistura políticos mexicanos corruptos e, segundo fontes da própria série, um agente da CIA chamado Felix Rodriguez, que supostamente estava lá para proteger os “interesses americanos” nessa teia emaranhada de drogas, dinheiro e políticas sujas. Rodriguez negou qualquer envolvimento e afirma que as acusações contra ele são resultado de uma campanha de desinformação da inteligência cubana.

A série The Last Narc mostra uma corrupção tão profunda que o então presidente do México, Miguel de la Madrid, recebeu quilos de cocaína como presentes de traficantes. “Hector ficou surpreso quando ouviu isso”, disse Russell sobre o agente especial da DEA, Hector Berrellez, que mais tarde tentaria aprender exatamente o que aconteceu com Kiki.

A história de The Last Narc inspirou a série da Narcos: México

The Last Narc narra a investigação de Berrellez, no momento em que Kiki teria sido preso próximo ao consulado americano em Guadalajara, a pedido de Rafael Caro Quintero e Ernesto Fonseca Carrillo, Parceiros do Cartel de Guadalajara.

Como Berrellez disse ao The Post, os líderes do cartel e os agentes americanos “queriam descobrir o que Kiki sabia sobre conluio entre o cartel e a CIA” e o que ele poderia afetar em sua futura transferência para os Estados Unidos.

Os informantes disseram a Berrellez que Kiki estava completamente nu, apenas com os olhos vendados e sendo interrogado e torturado pelos membros do cartel. Acontece que esses fatos ligaram um sinal de alerta em Berrellez, hoje com 74 anos.

“Os traficantes não vendam os olhos das suas vítimas. Você sabe quem eles são e que não vai sobreviver”, disse ele. Eles também não comemoram seus interrogatórios: “Essa é a metodologia da CIA”.

Berrellez afirma que todos seu trabalho foi encerrado por seus chefes da DEA depois que ele reuniu detalhes sobre a operação de cocaína e armas da própria CIA. Ele sustenta que o órgão trabalhava de mãos dadas com o cartel, supostamente usando dinheiro de drogas para financiar operações militares secretas, como no caso dos Contras no Irã, ocorrido na mesma época.

Criadores da série The Last Narc

Dirigido por Tiller Russell, The Last Narc traz uma história real à vida. Ao longo de sua carreira, Russell explorou uma variedade de casos reais de crimes e todo o seu trabalho de documentário e ficção foi pautado nesse tópico, incluindo Operation Odessa, The Seven Five e Silk Road.

A produção do documentário é da Amazon Studios, que inclui a Amazon Prime e da Corporação de Propriedade Intelectual (IPC) da Industrial Media, e tem Eli Holzman e Aaron Saidman como produtores executivos da série.


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Umbrella Academy | O que sabemos sobre a 3ª temporada da série

Previous article

Segurança em Risco | Filme com Antonio Bandeiras é destaque na Globo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries