Lobo do Deserto – Crítica

O Lobo do Deserto

Assim que saíram os indicados ao Oscar 2016 e vi um filme da Jordânia sendo indicado, confesso que senti uma certa surpresa, primeiro porque esperava a indicação brasileira no ótimo “Que Horas Ela Volta?” e segundo porque não conhecia o cinema jordaniano.

Qual a história de Lobo do Deserto?

Resolvi abandonar o preconceito e assistir O Lobo do Deserto (Theeb, no original), que conta a história justamente de Theeb (Jacir Eid), um garoto que vive  pelo deserto da Província de Hejaz, localizado no Império Otomano. O menino passa seus dias brincando com o irmão mais velho Hussein (Hussein Salameh). A vida dos viajantes muda com a chegada de um oficial do exército britânico e seu guia. Eles pedem o auxílio do grupo para localizarem um poço romano que encontra-se em um perigoso território de caça.

O que achamos do filme?

O diretor jordaniano Naji Abu Nowar, apesar de ter o deserto ao seu favor, prefere não utilizar tomadas extensas em Lobo do Deserto, abusando apenas da trilha sonora precisa. Assim o primeiro ato do filme se torna um filme de viagem, com alguns desentendimentos entre os viajantes.

Desde o início, Jacir Eid entrega uma atuação excelente em seu primeiro filme. O pequeno ator se mostra curioso apenas com o olhar, observando o oficial do exercito britânico, sua língua, trejeitos e ambições.

Com uma mudança radical na trama, o talento de Jacir é evidenciado com mais força e o ator mostra um trabalho corporal incrível, com poucas falas e momentos emocionantes. Vemos uma criança em meio a violência, o mal encarnado. É mais ou menos aquilo que a Netflix fez no ótimo “Beasts of No Nation”, mas encarado de modo diferente aqui.

02

A entrada do ator Hassan Mutlag, sem nome na história, traz um novo gás ao filme, mostrando mais sobre a fraternidade, dependência e da famosa frase “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. Assim O Lobo no Deserto segue para o seu apogeu, tão citado nos diálogos e simplificado em apenas uma frase do filme: “O forte como o fraco”.


Lobo do Deserto - Crítica 4

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O Menino e o Mundo

O Menino e o Mundo

Next Post

A War

Related Posts