Seu Nome Gravado em Mim
1

Sucesso absoluto nos cinemas de Taiwan, Seu Nome Gravado em Mim estreia mundialmente na Netflix

Veja todos os detalhes do filme: trailer, elenco, enredo e tudo que Seu Nome Gravado em Mim se tornar o filme LGBTQI+ com maior bilheteria da Ásia


Em maio de 2019, Taiwan foi o primeiro lugar da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Pouco mais de um ano depois, em meados de setembro desse ano bizarro, Seu Nome Gravado em Mim estreou nos cinemas. No começo de dezembro, o longa ultrapassou a bilheteria de 100 milhões de poyi (moeda local) e se tornou um dos dois filmes que a alcançar tal marca em 2020.

Agora, no final do mês, a produção vai ter a oportunidade de ganhar o mundo com a estreia no catálogo da Netflix. Saiba tudo sobre esse grande sucesso asiático agora!


A história de Seu Nome Gravado em Mim

Seu Nome Gravado em Mim

Foto: Divulgação / Netflix

O filme estreou em uma época bem mais livre, porém sua trama se passa num momento muito diferente da história de Taiwan. Tudo começa em 1987, logo após o país ser liberado das leis marciais e iniciar seu caminho em direção à liberdade de fala e de imprensa. Ainda assim, apesar desse processo importante, naquela época os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo não eram bem aceitos pela sociedade.

É nesse contexto que A-Han e Birdy – dois adolescentes que estudam em uma escola só para garotos – se aproximam durante os ensaios da banda liderada por Oliver, um padre canadense. No entanto, quando o relacionamento começa a evoluir, Birdy se afasta e finge estar apaixonado por uma garota para fugir dos ataques homofóbicos.

Muito tempo depois, eles se encontram em uma cidade estrangeira e decidem reavaliar tudo que aconteceu no passado.


O trailer (em inglês) de Seu Nome Gravado em Mim


O elenco de Seu Nome Gravado em Mim

Aqui o destaque fica para Edward Chen e Jing-Hua Tseng como os protagonistas A-Han e Birdy. Os dois jovens de Taiwan fizeram pouquíssimos trabalhos antes de Seu Nome Gravado em Mim, mas estão aproveitando o sucesso do longa pra suas filmografias com trabalhos para o futuro.

O restante do elenco é composto basicamente por nomes pouco conhecidos do público internacional. A maioria fez várias novelas asiáticas, mas poucas foram distribuídas para o mundo.

Os nomes mais conhecidos desse grupo são Leon Dai e o francês Jean-François Blanchard. O primeiro pode ser visto em longas como Operação de Risco: Contagem Regressiva, 10 + 10, Elena, The Great Buddha+ e Reino dos Assassinos. Já o segundo é um ator reconhecido na Europa cujo o rosto pode ser lembrado por quem assistiu Prenda-Me Se For Capaz, District 31 e Les Honorables.


A história real que inspirou o filme

Seu Nome Gravado em Mim

Foto: Divulgação / Netflix

Segundo a revista Time, aproximadamente 80% do arco de A-Han é baseado nas experiências pessoais do diretor Patrick Liu. Isso inclui o padre canadense, a menina que quase transformou o relacionamento em um triângulo amoroso, o período histórico retratado e a banda que surge como elemento central.

Liu não tocava trompete como o protagonista, mas tocava flauta. Decidiu trocar porque tal instrumento “parece ter um som que está querendo dizer alguma coisa, mas não é capaz de fazer isso”.

No entanto, por mais que estejamos falando de uma mudança na “história real”, ela reflete muito bem a maneira como o diretor se relacionou com a produção. Tudo começou com o desejo de fazer algo mais íntimo, ganhou forma quando o produtor Arthur Chu (que estudou com Liu) entrou no projeto e acabou se tornando um longa pessoal com o reforço de algumas mudanças pontuais.

Esse é o caso das diversas cenas que lidam com a religiosidade de A-Han e os conflitos que surgem por conta de sua sexualidade. Elas não refletem a realidade, mas reúnem coisas que o diretor achava importante falar.

Durante o processo de escrita do roteiro, o que pensei é que ninguém pode desempenhar o papel de Deus e julgar as pessoas por seu gênero ou por quem elas querem amar. Não somos Deus, então não temos o direito de ser como ele e dizer a Adão e Eva que você está nu e é pecador”

Outro elemento que aproxima Seu Nome Gravado em Mim da realidade é a presença do ativista Chi Chia-wei. Em uma cena, A-Han e Birdy observam ele protestando contra a discriminação sexual com uma roupa feita com camisinhas. Cuidadosa, a produção procurou Chi para falar sobre sua representação, reproduziu sua roupa clássica e decidiu gravar a cena do protesto no mesmo lugar em que ela aconteceu no passado.

Seu Nome Gravado em Mim

Foto: Divulgação / Netflix

Todos esses detalhes estão transformando o longa em uma espécie de clássico LGBTQI+. Patrick Liu gosta desse status e da repercussão que está sendo gerada, mas deixa claro que o objetivo não era exatamente esse.

Originalmente, minha intenção não era fazer um filme gay, era fazer um filme pessoal. É sobre meu primeiro amor, e aconteceu de ser a história de um menino gostando de outro menino”

Ainda assim, o próprio diretor parece admitir que essa ideia inicial é menos importante do que Seu Nome Gravado em Mim está se tornando por conta própria. Mais do que isso, Liu (que revelou suas escolhas amorosas para a mãe durante as filmagens) acredita que o filme pode fazer muito mais agora que está chegando na Netflix, afinal Taiwan é uma exceção quando o assunto é tolerância sexual na Ásia.

Realmente esperamos que, por meio da Netflix, as comunidades LGBT em outras partes da Ásia possam ver isso. Elas precisam de um filme como este para dizer a elas:‘ Você tem permissão para amar, você não é culpado’.”

Sendo ainda mais específico, Patrick disse na entrevista que espera que o longa chegue em Cingapura e na Malásia por dois motivos: nesses países ainda é crime se relacionar com alguém do mesmo sexo; e foi lá que nasceram Hsu Yuan-Ting, Chia Wang and Chen Wen-Hua, os compositores da música-tema de Seu Nome Gravado em Mim.

A canção, interpretada por Crowd Lu, ganhou o prêmio de Melhor Canção Original no Golden Horse Awards e os compositores receberam o prêmio com muito orgulho. O vídeo da música no Youtube possui mais de 20 milhões de visualizações.


Seu Nome Gravado em Mim chega ao catálogo da Netflix no dia 23 de Dezembro

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Eu Não Acredito em Nada 030 | O Terror em 2020

Previous article

A Curva do Sonho | Livro é uma viagem entre os mais variados sonhos

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Não teve reavaliação no final do filme…
    A parte q amou mais e sonhava com esse encontro, tentou prolongar o.momento. Ambos sabiam o q tinha acontecido. Um tinha mais coragem pra apanhar do q pra assumir…

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes