Os 4 filmes da franquia Candyman | Do pior ao melhor

candyman

Aproveitando o mês do terror, vamos rankear a franquia Candyman


Outrora uma trilogia, Candyman ganhou um novo exemplar em 2021. Dirigido por Nia da Costa (Little Woods), o filme foi um sucesso nos EUA e se tornou o primeiro filme dirigido por uma mulher negra a ocupar o primeiro lugar nas bilheterias. Histórico!

Não bastasse esse feito, o longa produzido e roteirizado por Nia, Jordan Peele e Win Rosenfield foi aclamado pela crítica e também pudera: estamos diante de um filme que une o horror a crítica social de forma envolvente, como poucos.

Sendo assim, separamos uma listinha estritamente pessoal sobre os filmes baseados no conto “The Forbidden”, de Clive Barker, e caso você discorde de algum, deixe nos comentários o seu ranking pessoal e não fale “Candyman” cinco vezes diante do espelho.

Os 4 filmes da franquia Candyman | Do pior ao melhor 4
Foto: Reprodução

+++ Os 9 filmes da franquia Jogos Mortais | Do pior ao melhor

+++ Os 11 filmes da franquia Halloween | Do pior ao melhor

4º) Candyman 3: Dia dos Mortos (1999)
Dirigido por Turi Meyer
Escrito por Turi Meyer e Al Septien

Os 4 filmes da franquia Candyman | Do pior ao melhor 5
Foto: Reprodução

O terceiro filme da trilogia original, sem dúvida é o pior exemplar de toda a franquia. Se passando em Los Angeles e se aproveitando de mais um feriado, Dia dos Mortos praticamente recicla a trama do segundo filme ao contar a história de mais uma descendente direta da mulher que Daniel Robitaille foi apaixonada.

O que temos é nudez gratuita da atriz Donna D’Errico lambuzada com mel, uma atuação burocrática e de saco cheio de Tony Todd (que odeia o filme), e adoradores do Candyman que parecem que saírem diretamente de um clipe do Evanescence. Detalhe: eles citam frases do primeiro filme como se estivessem lá.

3º) Candyman 2: A Vingança (1995)
Dirigido por Bill Condon
Escrito por Rand Ravich e Mark Kruger

Os 4 filmes da franquia Candyman | Do pior ao melhor 6
Foto: Reprodução

O segundo filme não chega a ser um desastre, mas perde toda a atmosfera e tensão criada no original, para dar lugar a um slasher de assassinatos. Tony Todd continua divino e empalhando vítimas, agora em Nova Orleans.

Além disso, o filme faz questão de explicar a origem de Daniel Robitaille, apenas narrada na primeira obra, algo que ninguém pediu.

2º) A Lenda de Candyman (2021)
Dirigido por Nia DaCosta
Escrito por Nia DaCosta, Jordan Peele e Win Rosenfield

a lenda de candyman
Foto: Reprodução

Não é exagero nenhum afirmar que Nia DaCosta entendeu a importância de Candyman para além do serial killer. Não devendo nada ao filme original (talvez apenas no ritmo), a continuação com cara de reboot é um trabalho visual e narrativo primoroso, que toca na ferida na medida certa sem deixa o horror de lado.

+++ Leia nossa crítica completa

1º) O Mistério de Candyman (1992)
Dirigido e escrito por Bernard Rose

Os 4 filmes da franquia Candyman | Do pior ao melhor 7
Foto: Reprodução

Apesar de quase empatar com o filme deste ano, o primeiro filme ainda mora em primeiro lugar no meu coração. Os comentários pontuais sobre racismo, gentrificação, luta de classes e abandono, são afiados até hoje apesar de ter no protagonismo uma mulher branca.

Atmosférico, a obra não tem pressa alguma para desenrolar sua trama, com Tony Todd e sua potente presença e voz aparecendo apenas aos 40 minutos de fita. Outra coisa a se exaltar é o design de produção, que reproduz Cabrini Green com exatidão, como se Helen (Virginia Madsen) fosse engolida.

A cereja do bolo é o tema e a trilha sonora de Philip Glass, anunciando a chegada de um dos maiores nomes do slasher, e muitas vezes não lembrado como um dos maiores do terror.


Gostou desse texto? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Os 4 filmes da franquia Candyman | Do pior ao melhor 8

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
quem fomos

Quem Fomos – Crítica | Sinal de alerta tardio

Next Post
Hypnotic | O que foi aquele final do filme na Netflix? 14

Hypnotic | O que foi aquele final do filme na Netflix?

Related Posts