franquia jogos mortais
0

A exemplo do que fizemos com a franquia Halloween, vamos rankear os 9 filmes da franquia Jogos Mortais


Um novo Jogos Mortais está chegando. Já conferimos “Espiral: O Legado de Jogos Mortais” que estreia amanhã (17) no Brasil, e podemos afirmar que infelizmente – a franquia que fez muito sucesso nos anos 2000 – está desgastada.

Já são 9 filmes desde que James Wan e Leigh Whannel embarcaram nessa aventura lá em 2004 —  desde então, as obras passaram por diretores e roteiristas duvidosos —  trilhando caminhos tortuosos rumo a este novo capítulo que também está na nossa lista. Vamos a ela:

+++ Escute nosso programa sobre a franquia Jogos Mortais

9º) Jogos Mortais 5 (2008)
Dirigido por: David Hacke
Escrito por Patrick Melton e Marcus Dunstan

franquia jogos mortais

Foto: Reprodução

A franquia Jogos Mortais sempre promoveu seus profissionais a cargos maiores, e o pior filme da saga não fez diferente. Aqui, David Hacke, outrora designer de produção assume a cadeira da direção, e entrega muita inexperiência e falta de controle ao continuar a saga do detetive Hoffmann (Costas Mandylor), ao mesmo tempo em que nos apresenta  um jogo formado por personagens mais rasos que um pires.

8º) Jogos Mortais 7 – O Final (2010)
Dirigido por Kevin Greutert
Escrito por Marcus Dunstan e Patrick Melton

Foto: Reprodução

Encerrando (mesmo que temporariamente) a já desgastada franquia, o capítulo final comandado por Kevin Greutert (montador dos filmes anteriores) é um show de horrores, desde seu pôster que tenta ser conceitual, passando pelo jogo inicial em plena luz do dia e com a presença do público, culminando na participação sem sentido de Chester Bennington, além da atuação sofrível de Betsy Russell (esposa de Jigsaw).

7º) Jogos Mortais 4 (2007)
Dirigido por Darren Lynn Bousman
Escrito por Patrick Melton, Marcus Dunstan e Thomas H. Fenton

franquia jogos mortais

Foto: Reprodução

O início da nova trilogia da franquia Jogos Mortais também é outro filme esquecível, já que não existe um novo respiro com os mesmos nomes de antes (algo repetido no filme novo que vamos falar daqui a pouco). Tirando a cena inicial com a cena da autopsia de John Kramer (Tobin Bell), além de mostrar seu início no mundo das armadilhas, pouco se salva aqui.

6º) Jogos Mortais: Jigsaw (2017)
Dirigido por Michael Spierig e Peter Spierig
Escrito por Pete Goldfinger e Josh Stolberg

Foto: Reprodução

O tal ar de novidade, veio nos bastidores do anunciado novo filme da franquia lá em 2017. Desde a direção ao roteiro, Jigsaw prometia novos ares a saga, mas acabou sendo mais do mesmo. Um dos plot twits finais funciona muito bem, principalmente quando o filme é revisto. O novo protagonista é até carismático, mas a presença de mais um dos muitos discípulos de Jigsaw, ferra tudo.

As armadilhas também não são nada inspiradas, com o destaque ficando apenas com a qualidade de produção, que parece bem mais trabalhada que as outras.

5º) Espiral: O Legado de Jogos Mortais (2021)
Dirigido por Darren Lynn Bousman
Escrito por Josh Stolberg e Pete Goldfinger

franquia jogos mortais

Foto: Reprodução

É difícil fazer algo novo com nomes já conhecidos da franquia. Darren dirigiu os capítulos 2, 3 e 4 da saga, enquanto a dupla de roteiristas escreveram Jigsaw de 2017. O único ponto fora da curva é a presença de Chris Rock, que colaborou com o roteiro, além de estrelar a produção ao lado de Samuel L. Jackson. Espiral tem alguns bons momentos, mas peca justamente em levar sua história a sério demais.

+++ Leia a nossa crítica do novo filme da franquia Jogos Mortais

4º) Jogos Mortais 6 (2009)
Dirigido por Kevin Greutert
Escrito por Marcus Dunstan e Patrick Melton

Foto: Reprodução

Surpreendentemente, o final da segunda trilogia é um bom filme, não só pelas armadilhas mortais (a inicial particularmente é minha favorita), mas por toda a discussão sobre o sistema de saúde americano. Sim, é uma crítica rasa confesso, mas as boas atuações e o plot twist final, são pontos a favor da produção.

3º) Jogos Mortais 3 (2006)
Dirigido por Darren Lynn Bousman
Escrito por James Wan e Leigh Whannell

franquia jogos mortais

Foto: Reprodução

O mais fraco da primeira trilogia ainda tem o dedo de Wan e Whanell, e por isso conquista o terceiro lugar do nosso ranking da franquia Jogos Mortais. A morte de Jigsaw pegou todos de surpresa, além das inúmeras reviravoltas da parte final, mesmo que as atitudes dos personagens sejam da mais pura imbecilidade.

As armadilhas também são ótimas, inclusive a do crucifixo, é considerada a melhor da franquia até hoje.

2º) Jogos Mortais 2 (2005)
Dirigido por Darren Lynn Bousman
Escrito por Darren Lynn Bousman e Leigh Whannell

Foto: Reprodução

Este filme foi quem deu a Jogos Mortais ares de franquia, já que o apreço do público pelas armadilhas começou aqui. Apesar do fraco desenvolvimento de personagens, é impossível esquecer da cena da piscina de agulhas, ou os discursos de John Kramer.

1º) Jogos Mortais (2004)
Dirigido por James Wan
Escrito por James Wan e Leigh Whannel

franquia jogos mortais

Foto: Reprodução

O início de tudo tinha que liderar nossa lista da franquia Jogos Mortais. Aqui, as famosos frases: “que os jogos comecem” e “quero iniciar um jogo” ganham a luz do dia, além do icônico boneco Billy, as fitas, e o plot twist final (recorrente em toda a franquia).

Abrindo mão do torture porn, o filme esta disposto a criar tensão de forma sugestiva, muito devido ao baixo orçamento, e sendo o ponto de partida de dois ótimos diretores: James Wan e Leigh Whanell.


Gostou desse texto? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Tiago Cinéfilo
Estudante de Comunicação e editor deste site. Criador, podcaster e editor do "Eu Não Acredito em Nada", o podcast de terror da Odisseia.

Loki 1ª temporada | Quem é a Lady Loki na série da Marvel?

Previous article

5 motivos para assistir o filme russo Cidade de Gelo na Netflix

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Especial