Benedetta – Crítica | Blasfêmia bizarra

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Festa estranha com gente esquisita, Benedetta é a mensagem do evangelho das aparências


Estranho é uma boa definição para Benedetta – novo e polêmico filme de Paul Verhoeven – que rendeu protestos em suas primeiras exibições. Isso porque, a produção prometia freiras lésbicas em um convento, com direito a  imaginação fértil e muita blasfêmia.

Verhoeven começa apresentando a ainda pequena Benedetta sendo “doada” pelos pais como a noiva de Cristo. Para isso, ele precisa dar um dote a igreja, o que já evidencia a ganância e a religião como negócio.

Benedetta - Crítica | Blasfêmia bizarra 4
Foto: Divulgação Mix Brasil 2021

Qual o enredo de Benedetta?

Benedetta Carlini (Virginie Efira) é uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância, quando foi dada por sua rica família ao convento. Desde então ela sofre de um distúrbio e tem perturbações e visões religiosas sobre a Virgem Maria, além de clamar que consegue se comunicar com ela, e visões eróticas com Jesus Cristo.

Assistida por uma companheira chamada Bartolomea (Daphne Patakia), Carlini se verá ameaçada quando sua relação com sua rebelde ajudante se transformar em um conturbado romance perigoso.

O que achamos do filme?

Adaptação livre da obra Atos Imodestos de Judith C. Brown, Benedetta não está interessado apenas em ser um filme de amor e abnegação, mas um exemplar sobre a maldade dos homens e a abominação aos prazeres femininos. Uma das primeiras frases ditas a pequena e ainda noviça freira é que o corpo é seu inimigo.

Para isso, Paul Verhoeven não usa de metáforas. As aparições bizarras de Jesus e companhia são reais e nada sutis, cercadas de diálogos de gosto duvidoso e cenas realizadas com certa ironia. É como se o cineasta estivesse rindo da nossa cara, ou rindo do cristianismo e sua constante busca por falsa santidade e sacrifícios da fé.

Benedetta - Crítica | Blasfêmia bizarra 5
Foto: Divulgação Mix Brasil 2021

O roteiro de Benedetta distorce a Bíblia propositalmente, usando de passagens do livro sagrado para evidenciar a artificialidade e as aparências de uma religião ultrapassada, além de valorizar os prazeres da carne. O que se segue são sucessivas tragédias, provindas de informações desencontradas, impulsividade e provocação.

Benedetta é cruel em sua abordagem, vil em seu desenvolvimento e decepcionante rumo a conclusão. Tem seus méritos ao desafiar um sistema aparentemente inquebrável, mas várias outras obras mais competentes (como Missa da Meia Noite por exemplo), foram melhor sucedidas nessa empreitada. Milagres existem? Não sabemos, mas dúvidas sim,


Filme visto no 29ª Festival Mix Brasil, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro de 2021.

Mais informações: https://mixbrasil.com.br/

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