Uncharted: Fora do Mapa – Crítica | Aventura carismática

Uncharted: Fora do Mapa - Crítica | Aventura carismática 4

Apoiado no carisma de Tom Holland, “Uncharted: Fora do Mapa” é uma aventura macguffin empolgante


Sabe aquele momento do jogo em que você luta para passar de uma fase ou um chefão da vida? Morre e volta diversas vezes, se irrita, mas sempre tenta mais uma vez? E depois que finalmente consegue passar por isso tem uma alegria genuína (pelo menos até a próxima batalha)?

Essa é a exata sensação ao assistir “Uncharted: Fora do Mapa” – nova aposta de franquia da Sony – e adaptação dos jogos de sucesso da Playstation.

Uncharted: Fora do Mapa - Crítica | Aventura carismática 5
Foto: Divulgação Sony Pictures

Qual o enredo de Uncharted?

O esperto Nathan Drake (Tom Holland) é recrutado pelo caçador de tesouros Victor “Sully” Sullivan (Mark Wahlberg) para recuperar uma fortuna perdida há 500 anos. O que começa como um golpe, acaba se tornando uma aventura épica que se estende por todo o mundo para alcançar o tesouro antes do implacável Moncada (Antonio Banderas), que acredita que é o herdeiro legítimo da fortuna.

Se Nate e Sully forem capazes de decifrar as pistas para resolver um dos mistérios mais antigos do mundo, eles podem encontrar o tesouro e talvez até o paradeiro do irmão há muito tempo perdido de Nathan… mas só se eles aprenderem a trabalhar juntos.

O que achamos do filme?

A famosa cena do avião – estampada em posters e trailers de Uncharted: Fora do Mapa abre o filme. O que já impressiona de cara, já que a partir dali podemos esperar qualquer coisa. Ledo engano. Vemos apenas um deslumbre da sequência e voltamos há 15 anos atrás, onde o ainda mais jovem Nathan Drake vê seu irmão partir.

O diretor Ruben Fleischer resolve seguir o famoso caminho do “você deve estar se perguntado como cheguei até aqui”, mas será que isso é realmente importante? Tom Holland foi vendido como um Nathan Drake mais jovem, e por isso veríamos uma espécie de história de origem ainda não contada, apesar do filme pegar emprestado conceitos do 3° e 4° game.

Uncharted: Fora do Mapa - Crítica | Aventura carismática 6
Foto: Divulgação Sony Pictures

Não sou um grande fã dos jogos, e por isso talvez Uncharted: Fora do Mapa funcione melhor já que não há efeito de comparação, e Fleischer consegue apresentar esse novo personagem para quem nunca teve contato. Claro que, os mais apaixonados pela franquia de games, vão pegar referências e easter eggs deixados propositalmente.

Se levando muito a sério na primeira hora, ao mesmo tempo em que resolve seus desafios rápido demais, é até irônico que a produção encontre sentido e leveza só após a cena do avião, lá no entre atos no meio do filme.

Até lá, o carisma de Tom Holland e a boa química com Mark Wahlberg seguram a obra, que sofre para encontrar motivações pessoais conviventes para inserir Nathan Drake nessa aventura macguffin. Confesso que estava com saudade de filmes no estilo Indiana Jones, A Múmia, Viagem ao Centro da Terra, enfim.

A questão é que, comparado a estes, Uncharted: Fora do Mapa fica devendo no quesito ação. Não me entenda mal, ela é muito bem realiza (ainda mais no IMAX), mas Ruben Fleischer deixa o que há de melhor para o final, não espaçando bem as cenas de impacto, deixando Uncharted travado, como nós naquela fase difícil do jogo.

uncharted
Foto: Divulgação Sony Pictures

As lutas com certo grau de realismo são inversamente proporcionais aos salvamentos acontecendo no limite da emoção. As traições e reviravoltas não são bem construídas, principalmente na figura do mal aproveitado Antonio Banderas.

Quando destrava, Nathan Drake parece finalmente incorporar sua personalidade e Fleischer entrega cenas de ação que empolgam. Apesar de pouco memoráveis, o diretor torna o micro em algo gigantesco, utilizando-se bem do espaço e do tesouro lapidado que tem em mãos: Tom Holland.


Ps: O filme tem 2 cenas entre os créditos.

Uncharted: Fora do Mapa estreia no dia 17 de fevereiro nos cinemas brasileiros. Caso vá aos cinemas siga todos os protocolos de segurança!

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Uncharted: Fora do Mapa - Crítica | Aventura carismática 7

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Um de Nós Está Mentindo | 5 coisas que você precisa saber sobre a série na Netflix 11

Um de Nós Está Mentindo | 5 coisas que você precisa saber sobre a série na Netflix

Next Post
A Jaula - Crítica | Made in Brazil 12

A Jaula – Crítica | Made in Brazil

Related Posts