Tótem: Conheça o filme mexicano que era aposta no Oscar e agora está na Netflix

Tótem: Conheça o filme mexicano que era aposta no Oscar e agora está na Netflix 2
Foto: Divulgação

Lila Avilés retorna depois de sua estreia como diretora em “A Camareira”, comandando “Tótem”, um filme que adota a perspectiva de uma criança sobre a vida.


Após “A Camareira”, Lila Avilés retorna às telas com Tótem, um filme mexicano que explora a infância e como as crianças veem a vida. Em um mundo onde a juventude está cada vez mais ligada a dispositivos eletrônicos, tecnologia e o mundo digital, a diretora mexicana busca explorar os temas mais incertos de nossa existência através dos olhos de uma criança.

Encontrando conceitos e paradoxos dignos das perguntas feitas por uma jovem de sete anos sobre os aspectos mais complexos da vida.

Com um olhar fresco e uma perspectiva tão perspicaz quanto a de uma criança que ainda está descobrindo ‘os mistérios do mundo’, a diretora mexicana nos proporciona uma introspecção sobre a infância, sobre essa descoberta que todo ser humano faz em sua vida e sobre esses ‘desejos’ de ser e saber. Tudo, é claro, guiado pelos relacionamentos familiares e pelas agendas que a familiaridade nos impõe sobre certos aspectos da vida.

Tótem é um filme mexicano cotado ao Oscar que está no catálogo da Netflix
Foto: Divulgação

Qual é a história de Tótem?

Sol, uma menina de sete anos, passa o dia na casa de seu avô na véspera da festa surpresa que suas tias estão preparando para seu pai. Enquanto o dia avança, tudo começa a ficar mais caótico entre a família e os alicerces familiares se desmoronam, Sol busca responder a várias das perguntas mais importantes da própria vida.

Compreendendo assim que o mundo que conhecia até agora está prestes a mudar drasticamente, abraçando a existência, deixando-se levar e surgindo esse chamado sopro de vida.


Confira também: Me Encontre Depois da Escola: Série Japonesa mostra uma atração proibida entre professora e aluno

Tótem: Conheça o filme mexicano que era aposta no Oscar e agora está na Netflix 3
Foto: Divulgação

Quem é a diretora de Tótem?

O longa é dirigido pela diretora mexicana Lila Avilés. Depois de seu aclamado lançamento como diretora de cinema com “A Camareira”, em 2018, ela retorna à direção com Tótem.

Com  o primeiro filme, Lila Avilés estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto e foi premiada com o Prêmio Ariel de Melhor Estreia, além de ser indicada a Melhor Diretor. “A Camareira” também foi escolhida como representante do México no Goya Awards e no Oscar, reconhecimentos que ela busca repetir agora com este filme, onde ela investiga a infância e a vida.

Tótem: Conheça o filme mexicano que era aposta no Oscar e agora está na Netflix 4
Foto: Divulgação

O elenco de Tótem

Naíma Sentíes

A jovem atriz mexicana interpreta o papel de Sol neste novo filme.

Montserrat Marañón

A atriz mexicana, conhecida principalmente por seu papel em telenovelas nacionais como “Amor de Barrio” ou “La Usurpadora”, e mais recentemente em “Sexo, Pudor e Lágrimas 2”, interpreta Nuri, a tia de Sol.

Marisol Gasé

Marisol Gasé interpreta Alejandra. A atriz e locutora, mais conhecida por seu ativismo constante, é uma das tias de Sol em Tótem.

Saori Gurza

A atriz mexicana Saori Gurza estreia no cinema com sua participação como Ester.

Mateo García Elizondo

Conhecido por produções nacionais como “Desierto”, “Domingo” e “Año Uña”, interpreta Tonatiu, o pai de Sol.

Teresita Sánchez

Teresita Sánchez, que também estrelou “A Camareira” sob a direção de Lila Avilés, retorna para trabalhar com a diretora mexicana no papel de Cruz.

Mais detalhes do filme

O filme mexicano teve sua estreia mundial no 73º Festival de Cinema de Berlim. Dentro da Berlinale, “Tótem” estreou em 20 de fevereiro de 2023 e recebeu o Prêmio de Competição do Júri Ecumênico, um prêmio concedido por organizações cinematográficas eclesiásticas no Festival de Cinema de Berlim de 2023.

O prêmio, segundo o próprio júri, foi concedido a “Tótem” devido à “maneira complexa e sensível que ilustra o amor que mantém unida uma família tocada por uma doença terminal”. O longa foi uma das favoritas para ganhar o Urso de Ouro, o prêmio máximo do festival, na Berlinale de 2023; no entanto, foi “Sur l’Adamant”, o filme francês, que recebeu a premiação.

O longa também esteve na pré-seleção da Academia, juntamente com outras 87 produções, na categoria de Melhor Filme Internacional, sendo a única produção mexicana e compartilhando esta categoria com “The Taste of Things”, “The Zone of Interest” e “La Sociedad de la Nieve”, porém não ficou entre os finalistas, mas agora figura entre os filmes da Netflix.


Confira também: Ammonite: Filme com Kate Winslet e Saoirse Ronan é excelente romance do século XIX e está na Netflix

Veja o trailer 

Total
0
Shares
Previous Post
Me Encontre Depois da Escola: Série Japonesa mostra uma atração proibida entre professora e aluno 7

Me Encontre Depois da Escola: Série Japonesa mostra uma atração proibida entre professora e aluno

Next Post
20 dias em mariupol

20 Dias em Mariupol | Os horrores da guerra no vazio do choque pelo choque

Related Posts