Mavka – Aventura Na Floresta aborda de maneira sentimental a relação do homem com mitos e crenças antigas, passadas de geração em geração, fazendo com que o caminho até o conhecimento, verdade e conciliação, seja mais árduo. Achei incrível como retrataram isso de uma forma leve e cômica, já que são assuntos complexos para as crianças entenderem.
Qual a história de Mavka – Aventura Na Floresta?
Mavka (Lhays Macedo) é uma Alma da Floresta e foi escolhida como a nova guardiã do reino, sendo sua principal missão proteger o lugar. Mas quando ela se apaixona pelo jovem Lucas (Hugo Bonemer), a avarenta Kylina (Roberjane Andrade) decide assumir o controle da floresta.
Confira também: Trolls 3 Juntos Novamente – Crítica | Poderia ser facilmente um episódio de “Casos De Família”!
O que achamos do filme?
O longa é uma adaptação literária ucraniana (The Forest Song) e já de imediato é possível notar a diferença que ele tem em relação as animações americanas, que fazem piadas de absolutamente tudo – o que não é necessariamente ruim – mas acabamos vendo apenas mais do mesmo.
Em Mavka – Aventura Na Floresta temos paisagens, vestimentas, canções e identidade visual únicas de um país incrível que infelizmente sofreu com a guerra, inclusive foi uma das causas da lentidão no lançamento dessa animação, que teve o seu primeiro vislumbre lá em 2017 na mostra europeia Cartoon Movie. O orçamento que a produção contava do governo ficou voltado para o exército durante um ano e vários cidadãos ligados aos projetos de cultura do país acabaram indo para linha de frente, muitos perderam a vida, afirmou a promotora do filme Anastasiya Verlinska ao site da EuroNews.
Com a animação finalmente chegando às telonas de todo o mundo, eu assisti com muito carinho e respeito a todos os envolvidos, e temos uma história rica em detalhes e cultura dessa região.
Mavka é uma criatura que chamam de “Alma da Floresta” que literalmente acorda e floresce tudo a sua volta com a chegada da primavera, ela é muito inocente e quase incapaz de perceber a maldade de tudo e de todos. Na trama, a vemos entrando em contato pela primeira vez com um humano, e um detalhe lindo mostra que as criaturas e as pessoas da pequena cidade estão interligadas.
Confira também: Uma Fada Veio Me Visitar – Crítica | Uma singela homenagem a rainha dos baixinhos
Fatos que são cativantes no filme: a vilã Kylina sabe de um segredo poderoso escondido na floresta, a relação de Mavka com o humano Lucas tem uma evolução muito fofa. Alguns elementos me lembraram bastante a franquia Avatar, quando vocês assistirem vão entender pois achei uma sacada muito boa. Todo o cenário de natureza e paisagem da animação está excelente e claro que a dublagem também está encantadora.
A cultura e singularidade do país é tão única que as composições sonoras também são um destaque, mostrando todo o cuidado e amor que as criaturas têm pela floresta, foi tudo muito bem elaborado para ser carismático e envolvente aos espectadores. O longa é perfeito pra quem quer apreciar uma obra que se diferencia dos padrões que estamos acostumados, além de ser para toda a família!