O badalado Argentina, 1985 está se destacando no catálogo do Amazon Prime como uma obra que merece muito a sua atenção.
O filme ganhou o prêmio do público no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian e foi apresentado em prestigiados festivais de cinema em todo o mundo, incluindo o Festival do Rio.
Sobre Argentina, 1985
O longa aclamado pela crítica, Argentina, 1985 foi selecionado como candidato nacional do país homônimo ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Longa-metragem Internacional.
Apesar de estrear em diversas salas de cinema da Argentina ao longo dos últimos meses, o filme ganha distribuição e forte campanha global por parte do Amazon Prime, que pretende levar o longa ao Oscar de 2023 como um dos principais candidatos a ganhar a estatueta.
Argentina, 1985 estará disponível em mais de 240 países e territórios após ser exibido em festivais internacionais de cinema prestigiados em todo o mundo como Veneza, Londres, Rio de Janeiro e San Sebastian, neste último levando o prêmio da audiência.
Confira também: Periféricos: Saiba tudo sobre essa intrigante série do Amazon Prime
Sobre o filme Argentina, 1985 no Amazon Prime
O filme é inspirado na história real dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina, no ano de 1985.
Sem se deixar intimidar pela influência ainda considerável dos militares em sua frágil nova democracia, Strassera e Moreno Ocampo reuniram uma jovem equipe jurídica de heróis improváveis para esta batalha de Davi contra Golias.
Sob constante ameaça a si mesmos e suas famílias, eles correram contra o tempo para trazer justiça às vítimas da junta militar.
Confira também: Recomeço: Conheça a série da Netflix com Zoe Saldana que vai te apaixonar
Data de lançamento
Após rodar festivais e cinemas argentinos, o longa teve sua data de estreia antecipada pelo Amazon Prime, que o divulgou no dia 21 de outubro de 2022, exclusivamente no catálogo do serviço de streaming.
Elenco do filme
Filmado em locações históricas onde os eventos aconteceram, o premiado diretor Santiago Mitre (Paulina; A Cordilheira) comanda o longa, que co-escreveu junto ao seu colaborador de longa data Mariano Llinás (La Flor; Histórias Extraordinárias).
O elenco conta com Ricardo Darín (O Segredo de Seus Olhos; Relatos Selvagens) no papel de Julio Strassera e Peter Lanzani como Luis Moreno Ocampo.
Outros nomes incluem Alejandra Flechner, Carlos Portaluppi, Norman Briski, Héctor Díaz, Alejo García Pintos, Claudio Da Passano, Gina Mastronicola, Walter Jakob y Laura Paredes, entre outros.
Argentina, 1985 é uma coprodução entre La Unión de los Ríos, Kenya Films, Infinity Hill e Amazon Studios
Axel Kuschevatzky, Federico Posternak, Agustina Llambi-Campbell, Ricardo Darín, Santiago Mitre, Santiago Carabante, Chino Darín e Victoria Alonso produziram o longa. Os produtores executivos são Cindy Teperman e Phin Glynn
Mais detalhes
Com aplausos quase unânimes da crítica, prêmios em festivais, Darín como principal embaixador argentino e uma boa campanha em solo norte-americano, “Argentina, 1985” pode ir longe na corrida ao Oscar 2023.
Em entrevista à imprensa local, Ricardo Darín e Peter Lanzani falaram um pouco mais sobre o filme e sua importância social, política e econômica no país.
Para Darín, “O cinema comprometido tem necessariamente que definir onde está, rever a história e colocá-la na mesa. Mas não sei se é essencial que o cinema seja comprometido. Acho que tem que haver todos os tipos de cinema. Neste caso, tratar de um assunto como o que estamos tratando, deve ser pautado na seriedade, foco e respeito aos fatos”.
Já para Lanzani “Além da política, é um filme que fala sobre emoções, sobre humanidade. Acho que isso é o mais importante. Apesar de ser um marco histórico, emociona-se ao vê-lo e para mim o cinema está mais desse lado”.