A História do Cinema: Uma Nova Geração- Crítica | Festival É Tudo Verdade 2022

a história do cinema
Foto: Divulgação Festival É Tudo Verdade

Fazendo uma ode ao cinema – principalmente aos documentários – Mark Cousins brilha em “A História do Cinema: Uma Nova Geração”


Depois do bom “A História do Olhar”, Mark Cousins nos brinda com quase 3 horas de uma carta de amor ao cinema, ao mesmo tempo em que debate o conceito: o que é cinema? O cineasta apresenta imagens de vários filmes antigos e os compara com obras atuais, destrinchando uma arte de pouco mais de 100 anos.

+++ É Tudo Verdade 2022 | Festival de documentários divulga a programação completa

A História do Cinema: Uma Nova Geração- Crítica | Festival É Tudo Verdade 2022 4
Foto: Divulgação Festival É Tudo Verdade

Qual a trama de A História do Cinema?

Mark Cousins oferece esperança e otimismo ao explorar filmes diversos e falar de como a tecnologia está mudando o curso do cinema no novo século, e a Covid-19, continuando esse processo.

O que achamos do filme?

Fazendo essas interligações entre produções, Cousins vai além do show e espetáculo, e traz convidados diretos e indiretos para prestar essa homenagem ao cinema, e principalmente aos documentários. Essa exaltação está longe de ser vazia, já que o diretor também valoriza os profissionais da sétima arte, aqueles que põem a mão na massa para fazer tudo funcionar.

Neste grande vídeo ensaio que é “A História do Cinema”, Cousins faz análises nada presunçosas, à medida que passeia por diferentes gêneros e histórias, dando uma volta ao mundo, passando pelo cinema americano, japonês, brasileiro, francês e muito outros.

+++ A História do Olhar – Crítica | Festival É Tudo Verdade 2022

A História do Cinema: Uma Nova Geração- Crítica | Festival É Tudo Verdade 2022 5
Foto: Divulgação Festival É Tudo Verdade

O documentário vai mudando de estilo e se adapta a cada filme citado. Rápido, lento, conceitual ou não, não existe uma unidade correta aqui. Aliás, quando fala de documentários, Cousins analisa a parcialidade dos mesmos, ao passo que exalta a coragem dos documentaristas em transitar por assuntos com segurança.

Em nenhum momento o diretor coloca o seu cinema ou seus filmes na frente, mas parece sentir prazer em falar de cinema, mostrando-se um realizador, mas também um cinéfilo apaixonado. A História do Cinema merece a evolução, sem abandonar a grandeza que sempre teve.


Filme visto no Festival É Tudo Verdade 2022, que acontece entre os dias 31 e março e 10 de abril. Para mais informações clique AQUI.

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

A História do Cinema: Uma Nova Geração- Crítica | Festival É Tudo Verdade 2022 6

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
quando falta o ar

Quando Falta o Ar – Crítica | Festival É Tudo Verdade 2022

Next Post
navalny

Navalny – Crítica | Festival É Tudo Verdade 2022

Related Posts