¡Que viva México! Viva o México é o mais recente projeto de Luis Estrada, o diretor mexicano que continua apostando em projetos que revelam questões bastante desconfortáveis do seu país por meio de sátiras diretas e mordazes.
Após vários atrasos em sua estreia, o filme chegou aos cinemas mexicanos há algum tempo e agora está fazendo sucesso no catálogo da Netflix. Se você planeja vê-lo em breve, aqui estão todos os detalhes.
Luis Estrada é um dos grandes nomes do cinema mexicano contemporâneo atualmente. E não é para menos, seus filmes “A Lei de Herodes” (1999), “O Inferno” (2010) e “A Ditadura Perfeita” (2014) parecem ser uma representação perfeita da sociologia do México moderno.
Com seu humor característico, situações satíricas e realidades fundamentadas na ficção, ele confronta o público de frente mostrando a realidade dos mexicanos. Não à toa que há uma pressão constante para que ¡Que viva México! Viva o México pudesse ser exibido nos cinemas do país em seu lançamento.
Do que se trata ¡Que viva México! Viva o México?
¡Que viva México! Viva o México é um filme que pretende se tornar uma metáfora de todo um país, questionando nossos valores, aspirações e cultura. Enquadrado nesse pequeno inferno pessoal ao qual todos pertencemos e que, para o bem ou para o mal, temos: a família.
Assim define o próprio Luis Estrada em um comunicado de imprensa ao apresentar o filme. Sátira, humor ácido e situações complexas que envolvem essa curiosidade que não se limita apenas ao México, mas sim representa a toda a cultura mexicana, estarão representados na forma de uma família que Luis Estrada descreve como “esse pequeno inferno que todos temos”.
Onde foi filmado ¡Que viva México! Viva o México?
Esta nova sátira política de Luis Estrada foi filmada na cidade mágica de Real de Catorce, em San Luis Potosí. Lembrando que o longa começou a ser filmado em 2021, durante a pandemia e com medidas rigorosas de segurança sanitária. A cidade de Real de Catorce serviu como o local perfeito, não apenas por suas vistas e paisagens, mas também para ter todo o elenco reunido em uma única e pequena locação.
Confira também: Tudo o que precisa saber sobre A Extorsão, filme dos criadores de Argentina 1985 no HBO Max
Elenco de ¡Que viva México! Viva o México
O filme é repleto de nomes conhecidos do cinema local, como:
- Damián Alcázar como Rosendo / Regino / Ambrosio
- Alfonso Herrera como Pancho Reyes
- Joaquín Cosío como Rosendito / Reginito / Abuelo
- Ana de la Reguera como Mari
- Ana Martín como Dolores
- Angelina Peláez como Abuela
- Mayra Hermosillo como Gloria
- Fermín Martínez como El Lupe
- Leticia Huijara como Secretaria Regino
Data de lançamento
O filme mexicano estava programado para estrear na Netflix no dia16 de novembro de 2022. No entanto, ¡Que viva México! Viva o México não chegou ao catálogo da plataforma pois, por pressão popular, o longa chegou aos cinemas primeiro, estreando nos cinemas do México em 23 de março de 2023.
Pouco tempo depois, no dia 10 de maio de 2023, o filme finalmente desembarcou no catálogo da Netflix.
Confira também: Anna Nicole Smith: Saiba tudo sobre a vida e morte da modelo no documentário da Netflix
Quem é o diretor de ¡Que viva México! Viva o México?
Entender o cinema mexicano contemporâneo sem Luis Estrada parece praticamente impossível. A partir de uma perspectiva altamente satírica, o diretor mexicano conseguiu penetrar na cosmogonia nacional para trazê-la, com um humor muito peculiar e específico, para as telas de cinema.
Seus filmes, “La ley de Herodes”, “El infierno” e “La dictadura perfecta”, são a representação, sob a forma de sátira política, de como o mexicano vê o próprio mexicano, seu governo e a si mesmo. Oferecendo uma representação muito específica do que é ser mexicano e como é viver no pais.
Qual é a duração de ¡Que viva México! Viva o México
O filme segue outra tradição de Estrada: histórias longas e substanciais. ¡Que viva México! Viva o México tem uma duração de pouco mais de três horas.