Documentários são projetos bem polarizantes. Eles ou dominam toda a internet ou caem no esquecimento. No entanto, uma história como O Rei dos Clones, tem tudo para ser um sucesso na Netflix. O documentário é dirigido por Aditya Thayi, que também atua como produtor ao lado de Syahirah A Karim e Kavitha Wijeyeratne.
A edição fica a cargo de Simon Barker, enquanto a cinematografia é feita por Neil Harvey e Colm Whelan. Dan Deacon assume a direção musical, e os efeitos visuais são feitos por Elliot Riella.
Qual a história de O Rei dos Clones?
Este documentário é sobre o veterinário Hwang Woo-suk, que também era professor de teriogenologia e biotecnologia na Universidade Nacional de Seul. O professor foi removido da profissão depois que uma série de artigos publicados descobriu a miríade de crimes e violações éticas que ele cometeu em nome da ciência. Neste documentário, eles exploram alguns desses crimes e suas implicações em sua vida por meio de imagens de arquivo e entrevistas.
Confira também: The Witcher: Quem é quem na 3ª temporada da série da Netflix?
Sinopse oficial
Existem muitas maneiras pelas quais os cientistas podem cavar sua própria cova. A melhor maneira é jogar fora todas as responsabilidades éticas da comunidade científica e fazer o que quiser. Este documentário foca em um evento desse tipo com o médico Hwang Woo-suk, que se tornou o orgulho da Coreia em 2004, quando revelou que havia clonado com sucesso embriões humanos.
Obviamente, a comunidade científica despertou de seu sono e começou a refletir sobre as implicações bioéticas de algo assim.
Os cientistas que trabalharam neste projeto observaram que fizeram isso apenas por motivos terapêuticos, tendo em mente que eram veementemente contra a clonagem reprodutiva. No entanto, descobriu-se que eles cometeram uma violação ética muito maior ao usar doações de seus próprios pesquisadores. O caos se instala. Mesmo que os pesquisadores tenham afirmado que tudo foi consensual, ele ainda teve que renunciar ao seu cargo como professor na universidade e se mudar para Abu Dhabi para continuar suas pesquisas.
O documentário explora sua ascensão na comunidade científica e na Coreia em geral, detalhando todos os eventos que levaram à sua queda, incluindo desvio de dinheiro, fraude e violações éticas.
Confira também: Delete: Novo Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, série Tailandesa faz sucesso na Netflix