Escrito originalmente em 1975, O Cavaleiro do Rei é o novo filme nigeriano da Netflix e é tida como uma das peças mais famosas da história da Nigéria.
Elesin Oba, o Cavaleiro do Rei se destaca no catálogo da Netflix. O filme é baseado na peça mais famosa da Nigéria, Death and the King’s Horseman, escrita em 1975 pelo autor, ativista e acadêmico vencedor do Prêmio Nobel, Wole Soyinka.
Dirigido por Biyi Bandele, morto em agosto de 2022, o filme – na língua iorubá – está chamando a atenção do mundo após muitos elogios no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Veja mais detalhes do longa, que agora ganhar distribuição mundial pela Netflix.
Qual a história do filme O Cavaleiro do Rei na Netflix?
O Cavaleiro do Rei deriva de uma peça de teatro homônima, baseada em um evento histórico na Nigéria na época do domínio colonial britânico do país.
O filme conta a história de Elesin, o cavaleiro do rei. Ele foi impedido de cometer suicídio em um ritual pelas potências coloniais britânicas.
A peça original foi escrita por Wole Soyinka em 1975. Depois de estudar teatro no Reino Unido, Soyinka voltou para uma Nigéria na recém independente em 1960 e se dedicou à pesquisa da cultura, música e dança iorubá. A peça acabou sendo fruto dessa pesquisa.
O filme se passa no Reino de Oyo, no sudoeste da Nigéria, no início da década de 1940. A tradição de Oyo exige que Elesin Oba, o cavaleiro do rei, cometa suicídio antes que o rei seja enterrado para que seu espírito leve o do rei ao grande além. Mas Elesin Oba falhou em seu dever. A história termina com uma nota trágica – seu filho, Olunde, tem que voltar de seus estudos de medicina no exterior para terminar o ritual no lugar de seu pai.
Assim, a peça é sobre a obrigação ritual; a crença tradicional iorubá de abobaku. É uma missão que você não pode abandonar, uma obrigação passada por centenas de anos e que não é vista como tragédia pelos povos locais, a menos que você falhe nessa missão.
Confira também: Manifest: O que acontece na 4ª temporada da série na Netflix?
Quem escreveu a peça que originou o livro?
O professor Wole Soyinka é um homem de muitas faces. Ele foi um dramaturgo e ativista, como também romancista e poeta, ensaísta e autobiógrafo.
Soyinka nasceu em Abeokuta, no sudoeste da Nigéria, em 1934. Ele foi preso pelo menos três vezes por criticar o governo. Em um desses casos, sequestrou uma estação de rádio para acusar o governo de fraudar uma eleição regional em 1965. O jovem foi mantido em confinamento solitário por fazer uma reunião com o líder dos secessionistas biafrenses, Odumegwu Ojukwu, durante a guerra civil nigeriana em 1967.
Suas obras se tornaram mais populares após sua prisão, dando a ele o Prêmio Nobel de Literatura em 1986.
Soyinka realmente contribuiu muito para o crescimento da educação e da cultura artística na Nigéria. Sua filosofia é baseada na justiça, que ele descreveu como “a condição primordial da humanidade”. Ele acredita que a maior ameaça à liberdade é a ausência de críticas.
Confira também: Blockbuster: Conheça a série da Netflix que conta a história do declínio de sua concorrente
Elenco de O Cavaleiro do Rei
O filme é composto por atores e atrizes locais, como:
- Odunlade Adekola
- Shaffy Bello
- Olawale Ibrahim Ashimi (Brymo)
- Deyemi Okanlawon
- Omowunmi Dada
- Jide Kosoko
- Kevin Ushi
- Jenny Stead
- Mark Elderkin
- Langley Kirkwood
- Taiwo Ajai-Lycett
- Joke Silva