Baseado no romance best-seller de 2022, O Fabricante de Lágrimas é um filme italiano que está fazendo sucesso no catálogo da Netflix. Será que o longa vale a adaptação das mais de 600 páginas do livro?
O título homônimo do romance de Erin Doom foi um dos livro mais vendidos no Brasil em 2022, um grande sucesso entre a Geração Z e agora chega à Netflix esperando fazer o mesmo sucesso das páginas.
Qual a história do filme O Fabricante de Lágrimas
Nica (Caterina Ferioli) cresceu em um orfanato, o Grave (também conhecido como “a tumba da alma”), onde chegou após a morte de seus pais em um acidente de carro. Lá reinam “ordem, respeito e obediência”, mantidos por uma diretora cruel, a Srta. Margareth, que não hesita em recorrer à violência, opressão e contenção. Junto com Nica, estão Rigel (Simone Baldasseroni), órfão tão bonito quanto inquieto, e Adelina (Eco Andriolo), sua melhor amiga.
Confira também: Da Ponte Pra Lá | História e data dos episódios da série brasileira no Max
Quem é O Fabricante de Lágrimas?
Entre as paredes da instituição, onde cada criança sonha em ser adotada por uma família e fugir, circula a lenda do fabricante de lágrimas. É um homenzinho “vestido de sombras”, um “artesão que com seus olhos claros como vidro era capaz de fazer lágrimas de cristal“. As pessoas pedem a ele que possa chorar e sentir emoções e ele as atende, distribuindo angústias e medos. Mas quem é realmente o fabricante de lágrimas?
Quando Nica completa 17 anos, após uma vida sonhando com a adoção e sofrendo violência, o casal Milligan a pede em adoção. Ao mesmo tempo, eles decidem acolher Rigel, muito querido pela cruel diretora. Nica nunca gostaria de acabar na mesma família que o menino, ela acha que ele é o fabricante de lágrimas.
A vida fora do orfanato de Nica e Rigel é semelhante à de seus colegas, entre escola e festas, mas os dois carregam uma dor dentro de si. Eles não conseguem se recuperar das violências sofridas no Grave, ela se sente “feia, quebrada e inútil”, ele é perseguido por fortes dores de cabeça. “Estamos quebrados, estamos lascados e algumas coisas não podem ser consertadas”, eles dizem. Embora Nica e Rigel sejam unidos por um passado comum, a convivência entre eles parece impossível, mas talvez não seja assim…
O elenco do filme
O Fabricante de Lágrimas, baseado no romance homônimo, foi escrito por Eleonora Fiorini e Alessandro Genovesi, que também é o diretor. Os protagonistas são Caterina Ferioli (Nica), atriz de 20 anos que contou ter feito um trabalho interno para se preparar para o filme, o primeiro de sua vida.
Rigel é Simone Baldasseroni, conhecido no cenário do rap como “Biondo”. Ele participou da décima sétima edição do Amici. Ele já participou de dois filmes como 50km/h, É para o seu bem, Crazy for Football.
Outros atores são Nicky Passarella (Billie, a colega de escola de Nica) e Alessandro Bedetti (Lionel, o menino que é apaixonado por ela).
Confira também: The Walking Dead – Dead City continua a história de Maggie e Negan