A Bilionária, o Mordomo e o Namorado é uma das histórias mais escandalosas dos últimos 20 anos na França e é tema de uma minissérie documental inédita disponível na Netflix.
Escândalo nas manchetes de todos os meios de comunicação franceses na década de 2010, o caso Bettencourt agora ganha vida na Netflix. No centro desta história sombria está uma bilionária idosa e fragilizada, várias pessoas tentando explorar sua riqueza em seu detrimento, uma filha determinada a obter a tutela legal de sua mãe e até mesmo um mordomo atuando como espião ao instalar microfones por toda a mansão…
A Bilionária, o Mordomo e o Namorado possui todos os ingredientes de uma série de ficção de sucesso, mas é uma história verdadeira que a plataforma de streaming convida você a redescobrir, no formato de documentário a partir de quarta-feira, 8 de novembro.
A história de A Bilionária, o Mordomo e o Namorado
Tudo começou em dezembro de 2007. Naquela época, Françoise Bettencourt-Meyers, filha de Liliane Bettencourt, acusou François Marie Banier, um fotógrafo e amigo íntimo de seu falecido pai André Bettencourt, de explorar a vulnerabilidade de sua mãe de 87 anos para enriquecer recebendo presentes extravagantes.
Para pôr fim ao que ela denunciava, Françoise buscou obter a tutela legal sobre sua mãe, que também era herdeira e principal acionista da L’Oréal. E isso é apenas o começo de um caso complexo no qual nomes de muitas figuras públicas surgirão, incluindo Nicolas Sarkozy e seu ministro Eric Woerth.
Depoimentos inéditos para a Netflix
Em 3 episódios, a série A Bilionária, o Mordomo e o Namorado visa lançar luz sobre este caso extraordinário, especialmente por meio de depoimentos de pessoas que vivenciaram o caso de perto. Isso inclui o relato de Patrice de Maistre, ex-gerente de fortunas de Liliane Bettencourt, bem como a narrativa do juiz Courroye, procurador de Nanterre na época dos acontecimentos.
Isso ajudará a desvendar os fatos da ficção e fornecer uma síntese objetiva desta incrível, mas verdadeira, história.
Confira também: 7 Motivos Para Assistir o Filme O Protetor 2 (2018)
A história real por trás do documentário A Bilionária, o Mordomo e o Namorado
O documentário da Netflix é totalmente baseado em uma história real que retrata todo esse o escândalo. Dirigida por Baptiste Etchegaray e Maxime Bonnet, a série documental desvenda o mistério por trás do relacionamento de Liliane com Banier e o tormento que isso infligiu aos Bettencourts. A série explora por que o “conflito entre a mulher mais rica do mundo e sua filha se transformou em um escândalo nacional.”
Liliane conheceu Banier quando ele foi “comissionado para fotografá-la para a revista francesa Egoïste” em 1987. A dupla instantaneamente se tornou amiga, participando de vários eventos sociais juntos e constantemente envolvidos em conversas intensas.
A herdeira da L’Oréal se tornou sua principal benfeitora, presenteando-o com presentes caros que quase lhe custaram €1,3 bilhão. No entanto, a dupla manteve esse fato em segredo por décadas, até que a filha de Liliane apresentou uma queixa contra Banier.
Liliane, seu marido André e sua filha, Françoise, continuaram frequentando o mesmo círculo social que Banier, que era o padrinho da filha de Johnny Depp, Lily-Rose, por décadas. No entanto, após a trágica morte de André em 2007, Françoise se manifestou contra Banier e o acusou de explorar as fraquezas de sua mãe idosa. Embora Banier tenha negado as acusações contra ele, Françoise não vacilou e instou que a investigação fosse conduzida em sigilo.
O primeiro julgamento do caso Bettencourt-Banier foi realizado em dezembro de 2009. À época, o júri tenha adiado seu veredicto por quase meio ano, eles não puderam prosseguir devido à incorporação de Liliane. Ela se recusou a ter seu estado médico examinado e intencionalmente prolongou o veredicto.
Enquanto Françoise continuava alegando que Banier estava manipulando sua mãe, ela não conseguiu provar isso perante o tribunal e o público. Em julho de 2010, o mordomo de Bettencourt simpatizou com Liliane e Françoise e revelou uma gravação de voz escandalosa. Ele acalmou o medo de Françoise ao revelar que Liliane havia nomeado Banier como seu “único herdeiro”.
Em 2015, o promotor Gérard Aldigé alegou que François Banier tinha “imposto seu controle sobre ela como uma aranha tecendo sua teia. E uma vez que a tinha em sua rede, ele nunca a deixou ir. Ela se tornou sua coisa. Ele lidava com ela como um vampiro.” Ele foi condenado a dois anos e meio de prisão e €158 milhões em compensação a Liliane, que faleceu em 2017.
A Bilionária, o Mordomo e o Namorado da Netflix revelará os detalhes da dilema Bettencourt-Banier e mostrará como Françoise conseguiu lutar por sua mãe sozinha e buscar justiça.
Confira também: Nefarious | E se Deus Não Está Morto fosse um suspense de possessão…