Dirigido por Edgar Wright em 2021, Noite Passada em Soho é um drama com pitadas de terror que traz Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joy como destaques no elenco.
O longa, após um longo período sem uma distribuição em serviços de streaming, chega agora no catálogo do Star Plus e você pode conferir um pouco mais da história abaixo.
Sobre o filme Noite Passada em Soho
O filme segue Eloise Turner (McKenzie), uma jovem que se muda de Cornwall para Londres para estudar moda. Ela se muda para um apartamento no bairro de Soho, onde começa a ter sonhos vívidos sobre a vida de Sandie (Taylor-Joy), uma aspirante a cantora dos anos 1960. Eloise se sente cada vez mais conectada à Sandie, mas logo descobre que a vida dela não era tão perfeita quanto parecia.
Eloise começa a investigar o passado de Sandie e descobre que ela foi vítima de um crime. Ela acredita que pode usar seus sonhos para encontrar o assassino de Sandie e trazê-lo à justiça.
Noite Passada em Soho é um filme visualmente deslumbrante que explora nostalgias, traumas e identidade. O filme recebeu críticas positivas da crítica, com elogios à direção de Wright, às performances de McKenzie e Taylor-Joy e à trilha sonora de Steven Price.
O longa embarca pela década de 1960, uma época que é frequentemente idealizada como uma época de liberdade e glamour. No entanto, o filme também mostra o lado sombrio da nostalgia, como uma idealização do passado que frequentemente ignora suas falhas.
Embarcamos na vida de Sandie, que é vítima de um crime e seu trauma a assombra ao longo de sua jornada e a impede de viver plenamente. Ao lado de Eloise, que está tentando descobrir quem ela é e qual é seu lugar no mundo, as duas começam a entender melhor a si mesmas e misturar o que é passado e presente.
Confira também: O Conde: Filme de terror satírico sobre a ditadura de Pinochet no Chile faz sucesso na Netflix
Elenco de Noite Passada em Soho
Thomasin McKenzie interpreta Eloise Turner, uma jovem que se muda de Cornwall para Londres para estudar moda. Eloise é uma jovem inteligente e idealista que está tentando descobrir quem ela é e qual é seu lugar no mundo.
Anya Taylor-Joy interpreta Sandie, uma aspirante a cantora dos anos 1960. Sandie é uma jovem talentosa e ambiciosa que está determinada a alcançar o estrelato.
Matt Smith interpreta Jack, um jovem que Eloise conhece em Londres. Jack é um jovem charmoso e envolvente que parece ser tudo o que Eloise sempre sonhou.
Diana Rigg interpreta a Sra. Collins, a proprietária da pensão onde Eloise mora. A Sra. Collins é uma mulher gentil e sábia que é uma figura maternal para Eloise.
Terence Stamp interpreta o Sr. Silver-Haired, um homem misterioso que Eloise vê em seus sonhos. O Sr. Silver-Haired parece estar ligado ao passado de Sandie.
Rita Tushingham interpreta Peggy Turner, a mãe de Eloise. Peggy é uma mulher forte e independente que está sempre lá para Eloise.
Além desses atores principais, o filme também conta com uma série de atores coadjuvantes talentosos, incluindo:
Synnøve Karlsen como Jocasta, uma amiga de Sandie
Jessie Mei Li como Lara, uma colega de quarto de Eloise
James Phelps e Oliver Phelps como Harvis e Jarvis, dois homens que Eloise conhece em Londres
Joakim Skarli como um convidado do Cafe de Paris
Michael Jibson como o detetive que investiga o desaparecimento de Sandie
Audiência e bilheteria
Noite Passada em Soho não foi lá tão bem de bilheteria, arrecadando pouco mais de US$ 23 milhões em todo o mundo, em cima de um orçamento de US$ 40 milhões. Contudo ainda estávamos em um contexto de pandemia, onde poucas salas de cinema estavam abertas, e quando estavam, funcionavam com limitação de assentos.
O filme foi até bem de crítica, com elogios à direção de Wright, às performances de McKenzie e Taylor-Joy e à trilha sonora de Steven Price, recebendo uma classificação de 88% no Rotten Tomatoes, com base em 476 críticas.
O consenso do site diz: “Noite Passada em Soho é um thriller psicológico visualmente deslumbrante e bem executado, com performances poderosas de Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joy.” O filme também recebeu uma pontuação de 88 no Metacritic, com base em 52 críticos, indicando “aclamação universal”.
Confira também: Justified: Cidade Primitiva | Poderosa série spin-off é destaque no Star Plus
Outras curiosidades de Noite Passada em Soho
O filme teve uma ligeira inspiração na vida do diretor Edgar Wright, que cresceu no bairro de Soho, em Londres. O diretor originalmente planejou fazer um filme sobre Soho na década de 1990, mas o projeto foi arquivado.
Filmado em Londres, incluindo o bairro de Soho, é cenário para os diversos cantos de Anya Taylor-Joy, que treinou canto e dança para interpretar Sandie. Já Matt Smith precisou fazer aulas de dança para interpretar Jack.
A trilha sonora do filme foi composta por Steven Price, que também compôs a trilha sonora de 1917. O filme foi indicado a três prêmios BAFTA, incluindo Melhor Filme Britânico, Melhor Som e Melhor Filme de Terror.
O título do filme é uma referência à música “Last Night in Soho” de David Bowie, lançada em 1971 e se inspirou em outros filmes de terror psicológico, como Repulsion (1965), Rosemary’s Baby (1968) e The Shining (1980).