Christopher Nolan fez de novo com seu épico biográfico Oppenheimer, recebendo diversas indicações ao Oscar – mas qual será o próximo filme do cineasta depois de tantas premiações?
Ao longo de 25 anos, a destreza de Nolan como diretor o tornou um nome familiar moderno com surpreendentemente apenas 12 filmes: Following, Memento, Insônia, Batman Begins, The Prestige, Batman: O Cavaleiro das Trevas, A Origem, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Interestelar, Dunkirk, Tenet e, claro, Oppenheimer.
Este último filme é o seu mais recente, estrelando Cillian Murphy como o protagonista”pai da bomba atômica” em um épico deslumbrante que se estende por toda a guerra.
Esse foi um dos maiores filmes do ano passado e recebeu várias indicações ao Oscar 2024. Ms o que será que Christopher Nolan tem na manga para o próximo filme?
Qual é o próximo filme de Christopher Nolan?
Simplificando, não sabemos ainda. Nolan não deu nenhum detalhe sobre qual será seu próximo filme; qual forma terá, sobre o que será, em torno de quem vai girar, tudo permanece um mistério.
Em um perfil recente da Variety, Nolan não mencionou nenhum projeto específico, mas explicou que está aberto a qualquer tipo de filme, seja um projeto totalmente novo, remake ou adaptação – desde que seja original para ele.
“As ideias vêm de todos os lugares. Já fiz um remake, fiz adaptações de quadrinhos e romances, e escrevi roteiros originais. Estou aberto a qualquer coisa. Mas como roteirista e diretor, o que quer que eu faça, tenho que sentir que sou dono completo. Tenho que torná-lo original para mim: a semente inicial de uma ideia pode vir de outro lugar, mas tem que passar pelos meus dedos no teclado e sair só pelos meus olhos”, disse ele.
“Enquanto dou entrevistas e o filme está saindo, sempre me perguntam: você sabe o que vai fazer a seguir?” Nolan também disse ao The New York Times.
“E a resposta é sempre a mesma. Para mim, eu faço uma coisa de cada vez e coloco tudo nela de forma obsessiva, e o filme não está terminado. Bem, do jeito que eu gosto de colocar, o público termina o filme.”
No entanto, sabemos que haverá outro filme, porque o diretor não tem intenção de se aposentar tão cedo.
Previsões para o próximo filme de Christopher Nolan
Embora não tenhamos nenhum detalhe concreto, podemos olhar para o passado de Nolan para ter ideias sobre qual pode ser seu próximo filme; mais especificamente, três projetos não realizados e um possível emprego dos sonhos.
James Bond
Um filme de James Bond dirigido por Christopher Nolan. Bond 26 será uma “reinvenção” do personagem e da franquia, de acordo com a produtora Barbara Broccoli, e Nolan há muito expressa interesse em assumir as rédeas de seu próprio filme, não apenas se a oportunidade surgisse, mas se a série exigisse.
“Eu amo profundamente o personagem e sempre fico animado para ver o que eles fazem com ele. Talvez um dia dê certo. Você teria que ser necessário, se é que me entende. Tem que precisar de reinvenção, precisa de você”, disse ele à BBC Radio 4 em 2018.
As estrelas também pareciam estar se alinhando: rumores indicaram que Nolan estava em negociações para dirigir dois filmes de Bond sempre que a próxima era da franquia começasse.
No entanto, a menos que esteja blefando, Nolan pareceu dissipar todos e quaisquer rumores em uma entrevista recente com a AP. Quando questionado se dirigiria um filme próprio de Bond, ele disse: “Não, infelizmente não. Não há verdade nesses rumores.”
Confira também: Magnatas do Crime terá uma 2ª temporada na Netflix?
Cinebiografia de Howard Hughes
Após o lançamento de Insônia em 2002, Christopher Nolan começou a escrever uma cinebiografia centrada em Howard Hughes, o icônico magnata dos negócios. Se ele lhe parece familiar no celuloide, é porque já foi interpretado por Leonardo DiCaprio em O Aviador de Martin Scorsese, um filme que forçou Nolan a abandonar sua própria interpretação da figura.
Seu filme teria estrelado Jim Carrey como Hughes nos últimos anos reclusos de sua vida, à medida que seus problemas de saúde e batalhas com o TOC se intensificavam. Em uma entrevista ao The Daily Beast, Nolan falou sobre sua reação ao filme de Scorsese entrar em produção: “Eu definitivamente fiquei tipo, ‘F*ck!’”
“Eu acho que é o melhor roteiro que já escrevi, e tive uma experiência maravilhosa escrevendo. Sim, foi frustrante ver o outro filme seguir em frente. Será que revisitarei isso? Não faço ideia. Eu realmente não penso no que vou fazer a seguir até terminar completamente, e pelas próximas semanas ainda estou focado em Interstellar. Eu não descartaria necessariamente [refilmar a biografia de Howard Hughes], mas faz muito tempo que escrevi.”
Depois que sua cinebiografia de Howard Hughes não deu certo, ele foi brevemente cotado para dirigir uma adaptação de ‘The Keys to the Street’ de Ruth Rendell, que acompanha a investigação de uma mulher sobre moradores de rua sendo empalados e mortos no Regent’s Park de Londres.
O projeto ficou parado na Fox Searchlight e teria Gemma Arterton como protagonista, Mary Jago. Mas Nolan acabou decidindo sair do filme. “Eu acho que o roteiro é muito bom”, ele disse a um site de fãs.
“Não acho que seja o que eu quero fazer a seguir. Acho que outro diretor fará isso. É um roteiro muito legal, mas tem muito em comum com os três filmes que fiz, então pode não ser o filme certo para eu fazer a seguir.”
‘The Prisoner’ (O Prisioneiro) é o caso mais interessante. Para quem não conhece, ‘The Prisoner’ foi uma série de TV lançada pela primeira vez em 1967, seguindo um agente de inteligência britânico que é sequestrado e levado para uma estranha vila costeira, e qualquer um que tenta escapar é simplesmente recapturado ou morto.
Foi refeita como uma minissérie em 2009 estrelada por Jim Caviezel, mas no geral foi mal vista pela crítica.
A história misteriosa e cheia de reviravoltas de “O Prisioneiro” é claramente uma grande influência para Nolan, e ele já esteve ligado para trazer o Número Seis para as telonas. “O Prisioneiro’ é algo que me interessa há muito tempo, e acho que descobri a abordagem de como iríamos fazer,” disse ele em 2009, de acordo com a IGN.
“A relevância disso hoje. David e Janet Peoples são fantásticos, que escreveram Blade Runner e 12 Monkeys… todos os tipos de filmes excelentes. Eles estão trabalhando no roteiro agora. Eu não gostaria de falar por eles. Estou muito animado para ver o que eles criaram.”
Infelizmente, o produtor Barry Mendel confirmou em 2009 que Nolan havia desistido, e com exceção de uma breve menção de Ridley Scott assumindo o projeto, houve poucas atualizações desde então.
Durante uma recente aparição no podcast Happy Sad Confused antes de Oppenheimer, Nolan foi questionado se consideraria voltar para “O Prisioneiro”. Embora admitisse não ter “quebrado o código” da adaptação, ele disse: “Eu não gostaria de dizer nada sobre o que vou fazer a seguir… porque a verdade é que ainda não descobri.”
Siga A Odisseia no Instagram, Twitter e Google News, para ficar por dentro de todas as notícias sobre filmes, séries, televisão e teatro.