O PerfuraNeve | Resenha da HQ que originou a série Expresso do Amanhã

O Perfuraneve

HQ que serviu como base para Expresso do Amanhã, O PerfuraNeve transforma a melancolia em um prato cheio para fãs de distopia pós-apocalíptica.


  • Título: O PerfuraNeve
  • Autores: Jacques Lob, Benjamin LeGrand e Jean-Marc Rochette
  • Ano: 1982, 1999 e 2000
  • Edição: 2015
  • Editora: Editora Aleph
  • Páginas: 280
  • Gênero: Ficção Científica / Distopia 

Essa HQ é dividida em três volumes, escritos em 1982, 1999 e 2000, publicado nessa edição única pela Editora Aleph. Pela distância de tempo entre o primeiro conto e os outros dois, é notável a distância entre as narrativas. A obra francesa já foi adaptada para os cinemas em 2013, com o filme O Expresso do Amanhã, estrelado por Chris Evans, e também como série para a Netflix.

Foi lida no meu grupo de leitura de ficção científica, e brincamos no grupo que O PerfuraNeve parece preencher um checklist de histórias pós apocalípticas. Fome, traga, divisões sociais, fanatismo religioso, bizarras tecnologias, uso do pão e circo para controle da população, tá tudo ali.

É muito interessante ver como poderia ser a humanidade vivendo dentro de um trem, O PerfuraNeve do título, um espaço tão apertado que precisa ser vedado completamente contra o frio de quase -90°C lá fora, que pode congelar uma pessoa instantaneamente. Todas as relações sociais que existem ali dentro são bastante intensas e pesadas, podendo inclusive conter alguns gatilhos para algumas pessoas.


Confira também: Resenha do livro Drácula, o super clássico de terror escrito por Bram Stoker

O PerfuraNeve
Créditos: Editora Aleph / Facebook

Porém, apesar de O PerfuraNeve ser uma história bastante interessante de sobrevivência da humanidade, em alguns momentos de luta das classes mais baixas pela própria sobrevivência, acaba se perdendo por ter tanta mulher sendo objetificada. Não sei se a intenção dos autores foi mostrar que nesse futuro distópico as mulheres realmente não tem voz ou não tem lugar em posições de destaque, mas achei extremamente degradante que as mulheres aqui tratadas estavam sempre de lingerie ou nuas, com exceção das protagonistas que começam com roupa mais um segundo após conhecerem o herói da história já estão querendo dar para ele. Sem absolutamente nenhum sentido e de forma bem vulgar.

Apesar disso ainda acho que foi uma leitura interessante, e um tanto quanto sufocante. Afinal de contas, apesar de preencher o checklist distópico, O PerfuraNeve ainda é um clássico que inspirou outras obras. Não consigo de forma alguma imaginar vivendo dentro de um espaço tão apertado, sem nenhuma janela, sem nunca nem ver a luz do sol, apenas para sobreviver. Acho enlouquecedor, e acho que essa atmosfera enlouquecedora foi muito bem passada pelos autores, uma vez que os ânimos dos personagens eram bastante exaltados. 

O PerfuraNeve é uma HQ completamente preta, branca e cinza, que dá o tom de melancolia desse mundo de neve. A obra deve ser lida e vista como uma obra vanguardista do gênero, e ele é realmente um prato cheio para fãs de distopia pós-apocalíptica.

Se você se interessou pela leitura, pode adquirir a HQ aqui.


Créditos da imagem de capa: Editora Aleph


Aqui é Liv do Resenhas Caóticas, se quiser pode acompanhar mais sobre as minhas leituras no meu Instagram. Até mais!
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
A Mulher do Viajante no Tempo

A Mulher do Viajante no Tempo | A nova série da HBO Max

Next Post
la brea

La Brea | Tudo sobre a série exibida na Tela Quente da Globo

Related Posts