O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês | A história real do documentário francês na Netflix

O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês | A história real do documentário francês na Netflix 2
Divulgação

A Netflix decidiu contar o caso Outreau, o escândalo judicial francês do início dos anos 2000 que abalou a opinião pública mundial, em uma nova série documental intitulada O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês.

Esse é um documentário em formato de série que mergulha em uma das maiores tragédias judiciais francesas. No início dos anos 2000, no norte da França, o jovem juiz Burgaud é encarregado de investigar alegações de pedofilia dentro de uma família.

Mas o caso se torna cada vez mais complexo à medida que a investigação avança, quando outros habitantes da comunidade também parecem estar envolvidos. Entre acusações e contra-acusações, o sistema judicial se complica. Mas vamos entrar mais nos detalhes contando a verdadeira história de O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês.

O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês é um documentário chocante que estreia na Netflix
Divulgação

Entenda a história por trás do documentário O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês

Aqui entendemos o que é chamado de Caso Outreau, ou seja, o caso judicial do início dos anos 2000 que chocou a França e o mundo inteiro.

Foi em 2001, quando 17 pessoas foram acusadas de pedofilia e aprisionadas por meses para serem absolvidas em apelação. Mas vamos proceder passo a passo. Estamos em Outreau, uma comuna do departamento de Pas de Calais, na região de Hauts-de-France. Um grupo de supostos pedófilos é preso por numerosos abusos sexuais contra menores, incluindo aqueles de suas próprias famílias por sangue ou por pais adotivos.

Havia cerca de cinquenta suspeitos, mas 17 deles foram julgados com uma defesa composta por 19 advogados no tribunal de assizes de Saint Omer, no norte da França, que no entanto não estava preparado para um julgamento de tal magnitude e para uma cobertura midiática sem precedentes.

As pequenas vítimas são ouvidas, a própria França está dividida com uma política interna a favor dos acusados e o julgamento de primeira instância termina com condenações para apenas parte dos acusados.

A defesa então apela e até mesmo Sarkozy entra em cena e defende os acusados porque, em sua opinião, foram julgados precipitadamente. Neste ponto, o tribunal de apelação anula a sentença e os réus, que agora haviam passado três anos na prisão, são libertados e indenizados em meio milhão de euros.

No entanto, há uma virada importante. Uma advogada, defensora de um dos acusados – uma mãe acusada de alugar seus dois filhos para serem abusados sexualmente por terceiros – tem um aperto no coração e decide contar toda a verdade revelada por seu cliente. Mas isso não é suficiente porque o processo está muito perto do prazo de prescrição.

O caso só será reaberto quando a mais velha das vítimas, o rapper Chérif Delay, até então silencioso, mas que havia incluído suas experiências traumáticas nas letras de suas músicas, se pronuncia e reabre O Caso Outreau.

O caso terminou com quatro condenações definitivas e a absolvição de treze dos dezessete acusados, muitos dos quais foram detidos por vários anos. Doze crianças foram reconhecidas em primeira instância como vítimas de estupro, abuso sexual, corrupção de menores e exploração.

Uma investigação parlamentar foi aberta em janeiro de 2006, com o presidente Jacques Chirac chamando o caso de “desastre judicial”, embora o juiz Burgaud, acusado pela defesa, não tenha sido punido.


Confira também: Chicken Nugget: Conheça o crocante dorama que estreia na Netflix

O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês | A história real do documentário francês na Netflix 3
Divulgação

O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês também teve filmes contando essa história

Existe um documentário sobre o caso é contado do ponto de vista de Alain Marecaux, um dos réus absolvidos (embora acusado de crimes sexuais por seu filho François-Xavier Marécaux), baseado em suas memórias.

Outreau, a Outra Verdade, um filme de 2012 é contado do ponto de vista de algumas crianças, especialistas e magistrados. O documentário mostra como a imprensa foi manipulada pelos advogados de defesa e como a voz das crianças foi abafada.

Em 2023, a emissora pública francesa France 2 exibiu uma série de ficção-documentário dedicada ao caso Outreau.


Confira também: Mão de Ferro: Tudo sobre a série espanhola com Jaime Lorente na Netflix

Veja o trailer 

Total
0
Shares
Previous Post
Chicken Nugget é a nova série coreana da Netflix. Conheça o Dorama

Chicken Nugget: Conheça o crocante dorama que estreia na Netflix

Next Post
7ª temporada de Black Mirror retorna com episódio conhecido dos fãs.

Black Mirror ganha 7ª temporada em anúncio surpreendente da Netflix

Related Posts