Medusa Deluxe – Crítica | Sem cortes e soltos ao vento

Emulando um único plano sequência, Thomas Hardiman torna o seu “Medusa Deluxe” um estudo dos desejos e vontades humanas mais íntimas


Uma das vantagens do cinema é não ter um jeito certo e específico de contar uma história. Estamos diante de uma arte livre, que pode ir e voltar no tempo, fazer inserções, metáforas, introduzir memórias, sem necessariamente ter que explicar seus caminhos.

Medusa Deluxe é uma dessas produções. O surpreendente longa britânico, que passou despercebido na Mostra de São Paulo do ano passado, chega aos cinemas e em breve estará disponível no catálogo da MUBI.

Foto: Divulgação MUBI/O2 Play

Qual a história de Medusa Deluxe?

Na trama, depois que um cabeleireiro é encontrado morto no concurso de penteados, os participantes restantes decidem descobrir quem é o assassino.

Situada em meio a um obsessivo universo de profissionais que estão dispostos a fazer de tudo para se destacar na competição, essa história de detetive traz muitas rivalidades e desconfianças, acompanhando um grupo de hairstylists determinados que suspeitam de que alguém esteja tentando fraudar a competição, eliminando os competidores um a um de forma totalmente macabra.

O que achamos do filme?

Para trazer uma sensação de urgência e certo dinamismo ao seu primeiro longa, Thomas Hardiman opta por fazer um plano sequência. Claro, há alguns cortes evidentes (mas não aparentes), durante todo o filme, mas o diretor pouco se importa com a passagem do tempo ou linha cronológica dos fatos.

Esse desprendimento torna Medusa Deluxe uma obra imprevisível, onde as coisas vão acontecendo sem aviso prévio. Há ainda uma agonia que toma conta, e o mistério consegue ser envolvente. Isso se deve não apenas ao trabalha de direção e texto afiado, mas ao elenco em sintonia.

Confira também: The Flash – Crítica | Nem todo problema tem solução 

Foto: Divulgação MUBI/O2 Play

Carismáticos, os atores e atrizes tem personalidades distintas que se complementam, mesmo com suas claras diferenças e abordagens. Esse sentimento de angústia aproxima o filme das obras de Tom Ford, que são lindas e ao mesmo tempo claustrofobicas.

A medida que a desconfiança cresce, essa comédia de erros com toques de melodrama tragicômicos ganha contornos mais sérios, mas não menos cínicos, tornando Medusa Deluxe uma viagem que vale a pena.


Medusa Deluxe está em cartaz nos cinemas, e chega ao catálogo da MUBI em breve!

medusa deluxe
Foto: Divulgação MUBI
8/10
Total Score
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Os 6 melhores episódios de Outlander antes da 7ª temporada

Next Post

O Mistério de Maya: A chocante história real por trás do documentário da Netflix

Related Posts