O filme de desastre “Heróis de Fogo” foi lançado em 2020 nos cinemas russos e agora ganha a TV aberta, sendo exibido em Tela Quente, da Rede Globo. O blockbuster conta a história de bombeiros e socorristas que realizam um feito todos os dias na luta contra o elemento fogo. O filme é estrelado por Konstantin Khabensky, Ivan Yankovsky, Stasya Miloslavskaya, Anton Bogdanov, Roman Kurtsyn e muitos outros.
Veja 10 curiosidades sobre o filme Heróis de Fogo
O blockbuster “Heróis de Fogo” foi lançado nos cinemas em 2020 e o diretor Alexey Nuzhny quis retratar o dia a dia dos heróis – bombeiros e socorristas. Todos os dias eles enfrentam perigo, não se rendem às dificuldades e lutam decisivamente contra o fogo implacável e tudo que o consome.
Os papéis principais no filme de desastre foram interpretados por atores russos conhecidos do cinema local: Konstantin Khabensky, Viktor Dobronravov, Roman Kurtsyn, Stasya Miloslavskaya, Ivan Yankovsky e muitos outros. Perigos reais, acrobacias de tirar o fôlego, música de Hans Zimmer e uma fagulha que vai acender o fogo da paixão por esses socorristas.
Mortes reais durante as filmagens
A ideia de fazer um filme sobre o árduo trabalho dos bombeiros surgiu para Alexey Nuzhny quando ele acidentalmente ouviu uma conversa entre garotas em um café. Elas estavam chateadas porque não havia um homem por perto que pudesse oferecer um ombro em um momento difícil e tirá-las do fogo. O diretor foi inflamado pela ideia de fazer um filme sobre essas pessoas, fortes e corajosas, não indiferentes ao perigo e sempre prontas para ajudar.
Nuzhny encontrou seu amigo Igor Osipov, que trabalhava na aeronáutica russa, e sua história sobre o difícil trabalho dos bombeiros e socorristas ajudou o diretor a formular a própria ideia do blockbuster. Infelizmente, no último dia de filmagem, soube-se que Igor morreu no cumprimento do dever.
Confira também: Dominando Manhattan é bom? Saiba os detalhes do reality da Netflix
Trabalho real dos atores
Para refletir com precisão o dia a dia dos bombeiros, os cineastas consultaram especialistas do Ministério de Situações de Emergência Russa. Os roteiristas de “Heróis de Fogo” tiveram a oportunidade de observar como os profissionais realmente trabalham. Assim, Alexey Nuzhny e seu grupo passaram o dia inteiro na fumaça e no fogo para ver com seus próprios olhos como as chamas destroem a floresta e todos os seres vivos. Além disso, o Ministério de Situações de Emergência e a Avialesookhrana forneceram aeronaves especificamente para o filme: helicópteros Mi-8, Il-62, An-26 e aviões multiuso Be-200.
Árvores cenográficas para não agredir a natureza
Alexey Nuzhny queria criar um filme com a menor quantidade possível de gráficos de computador. No entanto, não há necessidade de se preocupar com a segurança das árvores. A equipe de “Heróis de Fogo” comprou árvores já cortadas, e decorações impressionantes de floresta foram criadas a partir delas.
Trabalho feito com socorristas e bombeiros de verdade
Os atores principais se prepararam para seus papéis da maneira mais minuciosa. Eles se comunicaram com bombeiros e socorristas, adotando suas experiências, e estudaram documentários. Eles também prestaram atenção especial à aptidão física e treinaram de acordo com programas individuais.
Não é surpreendente que, após esse treinamento, os atores tenham realizado quase todas as acrobacias por conta própria. No entanto, na cena com os paraquedistas, participaram paraquedistas-bombeiros da “Avialesookhrana (Serviço de Proteção Florestal Aéreo)“. “Para nós, eles até fizeram coisas que geralmente são proibidas pelas instruções”, compartilhou o diretor.
Personalidades compatíveis
Ao criar os personagens, Alexey Nuzhny também prestou atenção às personalidades dos atores que os interpretam. “Quando cheguei pela primeira vez à audição, disse a ele: ‘Lesha, é o seguinte – eu trabalhei como faquir no instituto: apagava tochas, soprava fogo.
Eu apenas aprendi para ganhar algum dinheiro extra.’ E ele respondeu: ‘Oh, vamos usar isso!’ E criamos uma cena incrível na qual Seryoga demonstra essas habilidades. Isso reflete seu caráter – que ele não tem medo de nada. Ele tem uma luta constante com o fogo: ele vencerá ou será derrotado”, disse Roman Kurtsyn.
Músicas originais
O estreante Kirill Borodulev escreveu a música para “Heróis de Fogo”. Alexey Nuzhny o conheceu em sua masterclass e, ao conhecer seu trabalho, chamou o jovem compositor de “Hans Zimmer de Tyumen“. O diretor falou sobre a abordagem especial que ele e Kirill usaram ao criar a música:
“Descrevi a ele meus sentimentos de cada cena, e ele incorporou esses sentimentos em notas, então nossa trilha sonora não reflete um estado de ação ou catástrofe, mas o que uma pessoa sente.” Aliás, a trilha sonora foi gravada pela Orquestra Sinfônica Estatal Russa de Cinematografia sob a direção do excelente maestro Sergei Ivanovich Skripka.
Fogo real
Durante o processo de filmagem, os atores realmente passaram por momentos quentes. “Foi realmente quente e às vezes assustador filmar, alguém se queimou, estávamos constantemente respirando esse monóxido de carbono, perdendo peso.
Eles nos maquiaram para parecer fuligem, tudo estava preto – ouvidos, olhos…” – lembrou Ivan Yankovsky. Ele acrescentou que era especialmente quente filmar com equipamento à prova de fogo sob o sol escaldante.
Pessoas reais e nada de super heróis
Konstantin Khabensky disse que inicialmente queriam fazer de seu personagem um “homem brutal” que lidera um esquadrão de valentões. Mas o ator, junto com o diretor Alexey Nuzhny, conseguiu convencer os produtores de que os heróis de “Heróis de Fogo” são pessoas comuns, não heróis típicos de blockbuster. Sua conquista reside principalmente no fato de que eles fazem honestamente seu trabalho e lutam contra os elementos cruéis.
Liderança real
Durante as filmagens, os atores se tornaram uma verdadeira equipe forte – assim como seus personagens. “Konstantin Yuryevich, na vida também – devido à experiência e ao nosso grande respeito por ele – foi nosso mentor, a pessoa principal na equipe de atores.
Ele entendeu que era necessário assumir a responsabilidade e liderar durante o filme tanto dentro quanto fora das câmeras. E todos trabalhamos juntos maravilhosamente. Vitya Dobronravov e eu somos grandes amigos de “T-34”, e nos unimos aos outros caras aqui no projeto“, disse Anton Bogdanov.
“Heróis de Fogo” é um filme espetacular, sincero e comovente sobre feitos, heroísmo e amor.