Cyberbunker: Crimes na Internet parece um filme dos mais intensos, mas é mais um documentário da Netflix, agora em um bunker da OTAN.
Cyberbunker: Crimes na Internet é quase insuportavelmente tenso. No trailer de divulgação do documentário, estamos nas florestas mais sombrias, iluminadas pelas luzes montadas nas metralhadoras de figuras misteriosas.
Há um frenesi de ação antes de as figuras se revelarem como policiais armados, e esses policiais estão avançando lentamente pelo que parece ser um bunker abandonado e assustador. Mas logo fica claro que este bunker não é um bunker comum.
O novo documentário da Netflix conta uma história chocante, digna dos mais tensos roteiros de Hollywood, mas é uma narrativa real e bem assustadora. A série alemã tenta se enquadrar como uma espécie de “La Casa de Papel” do mundo real sem os macacões, e essa é definitivamente uma história que vale a pena contar.
O que é Cyberbunker: Crimes na Internet?
A série da Netflix é uma história real, e você pode ler uma versão incrível dela no site do The New Yorker. É uma história sobre como um pequeno grupo de hackers acabou administrando um império criminoso na Dark Web a partir de um bunker abandonado e como eles foram rastreados e finalmente capturados pela polícia paramilitar federal da Alemanha – as figuras assustadoras que você verá no trailer.
Como o The New Yorker relata, eles apreenderam “quatrocentos e doze discos rígidos, quatrocentos e três servidores, sessenta e cinco pen drives, sessenta e um laptops e computadores, cinquenta e sete telefones, pilhas de documentos em papel e cerca de cem mil euros em dinheiro. Cerca de seiscentos e cinquenta policiais estiveram envolvidos nas prisões e na operação”.
É um assunto fascinante, mas o documentário pode querer cair na armadilha de tentar fingir que a atividade de hacking é visualmente emocionante, uma tradição que tem sido mantida por inúmeros documentários, filmes como “The Net” com Sandra Bullock e milhares de péssimas fotos de ações mostrando hackers com capuz abrindo laptops com martelos e talhadeiras, usando laptops vestidos com trajes e balaclavas combinando, ou mesmo segurando um teclado e apontando-o como se fosse um AK-47.
Confira também: A Bilionária, o Mordomo e o Namorado: A história real da série francesa na Netflix
Data de lançamento
Cyberbunker: Crimes na Internet estará disponível para streaming na Netflix a partir do dia 8 de novembro de 2023 com divulgação global.
Confira também: Primavera Sound 2023 | Quando, onde e todas as informações do festival que acontece em São Paulo