Corrida para o Topo desenrola as narrativas entrelaçadas de dois alpinistas suíços, Dani Arnold e Ueli Steck, cujas ascensões relâmpago das faces norte mais perigosas dos Alpes capturaram a atenção do mundo e abriram uma nova fronteira controversa na antiga busca pela escalada de montanhas.
Novo documentário alemão estreia no catálogo da Netflix e contamos melhor essa história abaixo. Confira.
Sobre o documentário Corrida para o Topo na Netflix
Montanhas como o Eiger ou o Matterhorn levam um montanhista experiente um dia ou mais para escalar. Dani e Ueli as escalaram sozinhos em menos de três horas – sem cordas ou equipamentos de segurança – e, ao fazê-lo, inscreveram seus nomes na história da alpinismo. No entanto, esse duelo de alto risco veio com consequências que levaram ambos a descobrir onde estavam seus limites.
O filme apresenta imagens nunca antes vistas e entrevistas com pessoas próximas a Ueli e Dani, incluindo os lendários escaladores Alex Honnold e Don Bowie.
Após o lançamento de “Mark Cavendish: Nunca é Suficiente”, o filme é a quinta colaboração da Pitch com a Netflix, seguindo “Pelé”, “The Figo Affair: A Transferência que Mudou o Futebol” e “Neymar: O Caos Perfeito”.
Dani Arnold diz: “Há dois anos, terminei o maior projeto da minha vida: escalar todas as grandes faces norte dos Alpes em tempo recorde. Eu nunca imaginei que algumas dessas escaladas iriam parar em um documentário da Netflix um dia.”
Os diretores, Nicholas de Taranto e Goetz Werner, dizem: “Fomos privilegiados por ter a oportunidade de inovar com ‘Race to the Summit’ – um filme que trata tanto de ritmo, rivalidade e mídia quanto de atletas supremos conquistando montanhas.
“Queríamos transpor um filme de corrida de carros para os Alpes; onde as montanhas são as pistas, Dani e Ueli são os pilotos, e o objetivo – pela primeira vez na história do alpinismo – não é apenas ser o primeiro, mas ser o mais rápido.”
Confira também: Best-Seller mundial de Paulo Coelho, O Alquimista vai virar filme
Mais detalhes sobre a produção
David Tryhorn, produtor e diretor criativo da Pitch, diz: “Enquanto os documentários de escalada costumavam se concentrar no confronto entre o homem e a montanha, esta é uma história de homem contra homem, e é muito mais rica e complexa por causa disso.
“Passado contra o impressionante cenário das grandes faces norte dos Alpes, Corrida para o Topo é uma visão questionadora, reveladora e íntima de um mundo que muitos acham que conhecem, mas poucos realmente entendem. É um privilégio ser confiado com histórias como essas, que levam os documentários a lugares emocionais tão novos e inesperados.”
Max Dobbyn, produtor e chefe de documentários da Pitch, diz: “As montanhas costumavam ser escaladas ‘porque estavam lá’. Mas nos dias de ciclo de notícias 24 horas, mídias sociais e acordos de patrocínio, isso se tornou muito mais complicado.
“A escalada e o mundo ao seu redor mudaram, mas os riscos de escalada livre permaneceram os mesmos. Corrida para o Topo demonstra que é preciso uma pessoa especial para ponderar esses riscos em relação ao seu talento, deixar cordas e seguros para trás e se testar contra uma montanha hostil.”
Elenco de Corrida para o Topo
Ueli Steck
Ueli Steck foi um renomado alpinista suíço, nascido em 4 de outubro de 1976, em Langnau im Emmental, Suíça. Ele ganhou o apelido de “Máquina Suíça” devido às suas notáveis ascensões solo e recordes de velocidade.
Dani Arnold
Dani Arnold, nascido em 22 de fevereiro de 1984, no cantão de Uri, Suíça, é um renomado alpinista suíço conhecido por suas realizações extraordinárias na escalada extrema.
Desde jovem, Arnold foi atraído pelas montanhas, crescendo na vila montanhosa de Biel ob Bürglen, na região de Schächental. Sua paixão pela escalada o levou a se tornar uma figura proeminente no mundo do montanhismo.
Confira também: Mulheres que Nascem com os Filhos | Espetáculo protagonizado por Samara Felippo e Carolinie Figueiredo retorna a São Paulo