O mundo do tênis profissional está em clara transição. Enquanto alguns dos jogadores lendários que têm mantido nossa atenção começam a se aposentar, uma nova geração de estrelas do tênis está surgindo rapidamente para assumir o comando.
Break Point, uma série documental dos mesmos criadores de Formula 1: Drive to Survive, captura essa troca de guarda e mostra a imensa quantidade de suor e raquetes quebradas, necessária para ser o melhor entre os melhores.
Qual é a data de lançamento de Break Point?
A série possui um total de 10 episódios, com todos eles disponíveis desde o dia 21 de junho de 2023, exclusivamente no catálogo da Netflix.
Qual a história de Break Point?
A série oferece uma visão íntima de vários astros do tênis azarões enquanto os acompanhamos pelo mundo todo, competindo nos Grand Slams e nos torneios dos circuitos ATP e WTA. Ela retrata altos e baixos de muitos jogadores em diferentes momentos ao longo da temporada de 2022.
“Eu acho que tanto eu quanto o James [Gay-Rees] nos sentimos atraídos pelo tênis, pois chegamos perto de fazer um projeto com o Andre Agassi alguns anos atrás”, diz o produtor executivo Paul Martin. “Passar um tempo com o Andre e ouvi-lo falar sobre as exigências físicas e mentais do jogo realmente nos despertou algo. Embora aquele projeto tenha sido cancelado, nós sempre soubemos que, em algum momento, queríamos mergulhar no mundo do tênis e mostrar às pessoas um lado do esporte que elas não conheciam”.
Confira também: O Mistério de Maya: A chocante história real por trás do documentário da Netflix
Quais jogadores aparecem em Break Point?
A série possui acesso sem precedentes a alguns dos maiores nomes do tênis, levando o público muito além de suas vidas em comparação com uma série documental comum. “Garantimos que dedicamos tempo para conversar com os jogadores e discutir por que eles estão permitindo a presença das câmeras”, disse a showrunner Kari Lia em comunicado. “Alguns jogadores entenderam isso imediatamente, enquanto outros precisaram conversar sobre o assunto. No final, esse processo valeu a pena, e conseguimos até abordar questões mais profundas, como racismo, saúde mental e sexismo no esporte”.
A série foca nos jogadores:
- Félix Auger-Aliassime
- Paula Badosa
- Matteo Berrettini
- Taylor Fritz
- Ons Jabeur
- Nick Kyrgios
- Casper Ruud
- Aryna Sabalenka
- Maria Sakkari
- Ajla Tomljanović
- Thanasi Kokkinakis
- Sloane Stephens
- Iga Świątek
- Frances Tiafoe
- Stefanos Tsitsipas
E inclui insights francos e reveladores de lendas do tênis como Maria Sharapova, Andy Roddick e John McEnroe.
Quais jogadores em cada episódio de Break Point?
Episódio 1, “O Rebelde”
O primeiro episódio de Break Point acompanha Nick Kyrgios, o outsider com um saque poderoso e um fator “WOW” quando se trata de entreter a plateia. Kyrgios já foi visto como a próxima superestrela do tênis, mas no início do episódio, ele não joga há meses e está entrando no Aberto da Austrália de 2022 como azarão.
Episódio 2, “Conquistar a Coroa”
A decisão da Austrália de deportar o campeão em título Novak Djokovic simboliza o início de uma nova era, e jogadores como o italiano Matteo Berrettini, número 7 do mundo, e Ajla Tomljanović, número 43, que também são um casal, esperam aproveitar o momento no Aberto da Austrália e conquistar títulos de Grand Slam.
Episódio 3, “Sonhando com a Califórnia”
Indian Wells é conhecido às vezes como o “Quinto Grand Slam”. É considerado um teste para a temporada e, com um campo relativamente aberto, alguns dos melhores jovens jogadores do circuito têm espaço para causar impacto.
Para Maria Sakkari, uma potência grega atualmente classificada como número 6, Indian Wells representa uma chance de superar seus demônios e apresentar seu melhor desempenho. Enquanto isso, Taylor Fritz, o melhor jogador americano e nativo da Califórnia, poderia se tornar o primeiro americano em mais de duas décadas a vencer o torneio mais icônico de seu estado natal.
Episódio 4, “Grandes Expectativas”
Este episódio acompanha a espanhola Paula Badosa em sua jornada para o Aberto de Madri, onde ela entra como número 2 do mundo. Enquanto isso, a pioneira tunisiana e número 10 do mundo, Ons Jabeur, tem como objetivo se tornar a primeira jogadora árabe e africana a vencer um torneio importante.
Episódio 5, “O Rei do Saibro”
O Aberto da França nunca viu um jogador mais dominante do que Rafael Nadal, cujas 13 vitórias no campeonato até a temporada de 2022 provavelmente nunca serão igualadas. Mas dois jovens jogadores estão à espera, cada um carregando parte do legado de Nadal: o prodígio canadense Félix Auger-Aliassime, classificado como número 9 do mundo, que ainda busca sua primeira vitória em um torneio de Grand Slam. Auger-Aliassime recentemente contratou Toni Nadal, tio de Rafa, como treinador.
E há também Casper Ruud, especialista norueguês em quadras de saibro, que passou anos treinando na academia de tênis de Nadal, enfrentando o próprio lendário jogador regularmente.
Confira também: Sede Assassina – Crítica | Um clássico suspense
Episódio 6, “Pertencimento”
Wimbledon é a catedral do tênis e, com seu código de vestimenta todo branco e tradições reais, o mais antigo Grand Slam representa o ápice do esporte tanto para os fãs quanto para os jogadores. Após sua vitória nas duplas no Aberto da Austrália, Kyrgios entra no torneio de 2022 pronto para provar que finalmente pode alcançar seu potencial nas simples.
No lado feminino, Tomljanović precisa superar suas desilusões pessoais e profissionais para dominar de vez seu jogo mental. Conforme avançam pelas primeiras rodadas, tanto Kyrgios quanto Tomljanović contarão com o apoio e encorajamento de seus pais. Mas quando um jogador desafia os altos padrões de decoro do torneio, isso poderá custar-lhes tudo?
Episódio 7, “Santos e Pecadores”
Conforme Wimbledon 2022 prossegue, dois jogadores não convencionais estão fazendo história em suas imaculadas quadras de grama. Jabeur, número 2 no ranking feminino, alcançou uma vitória que mudou sua vida em Madrid no início da temporada. Agora, ela carrega as esperanças de todo o continente africano ao buscar seu primeiro Grand Slam.
Enquanto isso, Kyrgios continua a jogar brilhantemente mesmo envolto em escândalos, e ele está aprendendo a usar seu temperamento como uma ferramenta para desconcertar seus oponentes. Na final, a finesse de Jabeur é desafiada pelo poderoso saque de Elena Rybakina, enquanto Kyrgios enfrenta o campeão defensor Djokovic, um gigante paciente e metódico que dificilmente se perturbará com o caos.
Episódio 8, “Conto de Fadas em Nova York”
As ruas da cidade de Nova York estão sempre agitadas para o último Grand Slam do ano. Mas o US Open de 2022 está mais eletrizante do que nunca: Serena Williams anunciou que se aposentaria ao final do torneio, e a loucura da mídia em torno dela está no auge.
Isso é um pesadelo para as adversárias de Serena, mas para Tomljanović é uma oportunidade de provar que encontrou a força mental para jogar à altura de seu potencial. Quando as duas mulheres se enfrentam em uma partida de terceira rodada, Tomljanović não apenas precisa vencer a G.O.A.T. para avançar, mas também precisa fazer isso diante de 24.000 torcedores ensandecidos torcendo para que ela fracasse.
Episódio 9, “Sob Pressão”
Os jovens talentos continuam brilhando no US Open, com a número 1 no ranking feminino, Iga Świątek, o número 3 no ranking masculino, Carlos Alcaraz, e o número 22 no ranking masculino, Frances Tiafoe, alcançando as quartas de final. Świątek chega ao torneio com incríveis oito títulos e 37 vitórias consecutivas, mas o barulho da cidade de Nova York e a torcida agitada do US Open podem afetar seu jogo.
Para Tiafoe, é a chance de realizar um sonho de vida que começou nas quadras de um centro de tênis em Maryland, onde seu pai, um imigrante de Serra Leoa, trabalhava na equipe de manutenção. Ele tem a oportunidade de se tornar o primeiro homem americano a vencer o troféu do US Open em quase 20 anos, mas será que ele conseguirá passar por Nadal?
Episódio 10, “A Última Chance”
A temporada de 2022 chega ao fim com as Finais ATP/WTA, nas quais os oito melhores homens e mulheres competem por um grande prêmio em dinheiro. Fritz recebe um convite de última hora para participar do torneio masculino em Turim, após uma lesão de Carlos Alcaraz, mas ele terá que jogar partidas consecutivas contra Nadal e Djokovic para provar que merece estar lá.
No torneio feminino em Fort Worth, Texas, Aryna Sabalenka está tentando encerrar o ano mais difícil de sua carreira em alta, mas para chegar à final, ela terá que derrotar Świątek, a aparentemente imbatível número 1. As probabilidades estão contra ela, e há apenas uma coisa que Sabalenka sabe com certeza: quando estiver em apuros, bata mais forte.