Os artistas estão entre as figuras mais admiradas pelo público, seja aqui no Brasil ou em qualquer parte do mundo. É fácil encontrar pessoas que estão sempre acompanhando diferentes nomes do entretenimento, como a cantora Rihanna ou o ator Brian Tyree Henry. No entanto, poucas pessoas sabem que a maioria desses nomes surgem das mesmas cidades. É isso que mostra a pesquisa feita pela Betway, que montou até um ranking das regiões que mais possuem celebridades no mundo. Os líderes dessa tabela não surpreendem.
No mundo da música, a referência usada pela equipe da Betway, site de roleta virtual, foi do top 100 do Spotify. Os Estados Unidos dominam completamente, com 50 artistas, mas nem todos são das mesmas cidades, obviamente. São duas regiões empatadas na primeira colocação, com nove nomes cada. A primeira é a gigante Nova York, um dos principais destaques de todo o levantamento, pois aparece na liderança de quase todas as listas. O outro estado é a Califórnia, conhecida pelo espírito mais artístico, sobretudo quando o tema é música.
Entretanto, esse não foi o único critério utilizado. A busca pelo máximo de celebridades possíveis por cidade também abrangeu o mundo do futebol e do cinema, abrindo a possibilidade para várias regiões da Europa. É o caso da Itália, um berço de vários craques da bola. As cidades de Reggiolo, Lecce e Milão estão entre as que possuem nomes históricos, como de Antonio Conte, lembrados para sempre na história. Outro país com grandes representantes no futebol é a Alemanha, sobretudo a grande Munique.
Até mesmo o Brasil poderia entrar nesta disputa, afinal não faltam grandes jogadores nascidos em nossas cidades. Porém, aqui os jogadores costumam surgir em diferentes regiões, então é difícil concentrar apenas uma cidade como casa de celebridades da bola. Neymar nasceu em Mogi das Cruzes, enquanto Vinícius Júnior é de São Gonçalo. Cidades pequenas, e não grandes capitais, como em outros países.
Usando o Oscar como referência
No mundo do cinema, principalmente norte-americano, não faltam grandes artistas e celebridades. Inclusive, a premiação do Oscar foi um dos indicadores usados pela equipe do blog Betway Insider para montar o ranking com mais estrelas de filmes por cidade. É claro que Nova York ficou na primeira posição, com 48 premiações conquistadas pelas pessoas que nasceram e moram por lá.
A segunda colocação no ranking ficou para a Inglaterra, com Londres acumulando 31 premiações. Neste caso, a reportagem considerou prêmios de outros festivais, como o Cannes, para poder equilibrar a tabela. Logo após essas duas cidades, surgem Paris, Filadélfia, Budapeste e Los Angeles, mostrando um certo domínio dos Estados Unidos e também de cidades europeias.
Neste ranking, apenas três cidades não se encontram nessas duas regiões: Tóquio, do Japão, Buenos Aires, da Argentina, e o Rio de Janeiro, do Brasil. Ou seja, são lugares que merecem destaque por marcar presença, mesmo que a tendência seja de outras regiões. É uma vitória importante, inclusive para as duas cidades latinas. As celebridades ainda marcam presença por aqui.
Referência com as novelas
A presença do Rio de Janeiro neste ranking pode ser entendida pelo efeito das novelas, sobretudo da Rede Globo. Essas produções são responsáveis por diversos prêmios, inclusive internacionais, como o Emmy Latino. Atores e atrizes brasileiros costumam ser lembrados todos os anos, assim como diretores e escritores. É uma referência para o mundo inteiro.
No caso de Buenos Aires, os filmes argentinos costumam ser premiados. O cinema é algo grande por lá, inclusive em indicações ao Oscar. Em 2023, por exemplo, o filme Argentina 1985 ficou entre os indicados ao Melhor Filme Internacional. Ou seja, a capital do país é recheada de celebridades premiadas na carreira. Isso coloca a cidade bem colocada no ranking feito pela Betway.
Esse levantamento é interessante para mostrar como algumas cidades são mais abertas para o mundo do entretenimento. Afinal, esse ranking só é possível pelo incentivo que regiões como Londres e Nova York oferecem. As boas colocações das cidades não são coincidências, mas um resultado de tudo que é investido no cinema, na música e até mesmo no futebol. Todas essas celebridades são resultados disso, ou seja, não tem nada de sorte ou eventualidade.