Veraneio | Espetáculo reestreia no Teatro Bravos em São Paulo

veraneio
Foto: Nadja Kouchi Divulgação

Espetáculo Veraneioengata nova temporada no Teatro Bravos, em Pinheiros, de 5 a 27 de agosto, com sessões aos sábados às 21h e domingos às 19h. A montagem estreou em janeiro de 2023 no SESC IPIRANGA, e em menos de seis meses já realizou duas temporadas na capital paulista, circulação pelos Sescs Sorocaba e Santos, e apresentação na Virada Cultural, tendo grande repercussão de público e imprensa.

A montagem consolida a parceria entre Leonardo Cortez e Pedro Granato, que começou em 2018 com o premiado Pousada Refúgio. O elenco traz como novidade Clarisse Abujamra que se une ao time de Pousada Refúgio formado por Glaucia LibertiniMaurício de BarrosSílvio RestiffeTatiana Thomé e Leonardo Cortez.

Confira também: Cordel do Amor Sem Fim | Espetáculo retorna em temporada gratuita no SESI em São Paulo

Foto: Nadja Kouchi
Divulgação

Qual a sinopse de Veraneio?

O aniversário da mãe é o mote para o reencontro familiar com três filhos amargurados. Todos estão ansiosos por conhecer o novo namorado que a mãe conheceu na praia durante a pandemia. Os dilemas e agonias do mundo pós pandêmico se misturam com a descoberta do amor na melhor idade.

Sobre o espetáculo…

A trama, que revela os desdobramentos tragicômicos de um encontro familiar em uma casa de praia, arrebatou público e crítica quando estreou no Sesc Ipiranga em janeiro de 2023, com ingressos esgotados. O público acompanha o reencontro de Dona Laura e seus três filhos amargurados para celebrarem o aniversário da matriarca, interpretada por Clarisse Abujamra.

O cenário é a uma casa à beira-mar recém-comprada por uma das filhas, Hercília, decadente apresentadora de televisão e incomodada com a presença da mãe no seu refúgio. Ela e os irmãos, Silvio e Mario Sérgio, estão ansiosos para conhecer o novo e misterioso namorado de Dona Laura, um animado professor de ginástica. A expectativa por esse encontro e as novidades que ele traz afetam a relação familiar.

Veraneio é um aprofundamento da pesquisa iniciada para Pousada Refúgio, primeiro encontro da dupla Granato e Cortez, que estreou em 2018 e abordava o desmoronamento dos sonhos e da hipocrisia de dois casais de classe média. A obra foi sucesso de público e crítica e ganhou temporadas em vários teatros de São Paulo também no ano seguinte.

A peça foi indicada a importantes prêmios para Leonardo Cortez como Shell, APCA e Aplauso Brasil e, entre as distinções de destaque, está a de melhor ator para Maurício de Barros no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A história de sucesso das peças não se encerra no teatro: elas já estão sendo adaptadas para o cinema, em parceria com a produtora argentina PBA Cinema, responsável pela produção do filme “Medianeras”.

Confira também: A Última Fake News – Uma Ode-Reportagem ao Sensacionalismo reestreia na Funarte em São Paulo

Foto: Nadja Kouchi
Divulgação

Assim como a antecessora, Veraneio trabalha um texto contemporâneo para refletir não só sobre os efeitos do isolamento e do afastamento das famílias, mas também do novo desafio que se coloca quando essas pessoas se reencontram com bagagens cheias de traumas, perdas, frustrações e angústias.

O texto coloca o espectador e a sociedade no espelho, pois sua construção e suas referências estão muito ligadas às angústias vividas pelos brasileiros nos últimos anos, atravessando não só uma crise sanitária, mas turbulências políticas e econômicas. Apesar da carga dramática e emocional que essa discussão pode despertar, a peça também quer provocar pelo humor.

Tudo é retratado por meio de diálogos ágeis e afiados, que marcam o estilo do dramaturgo, com a sensação de desestabilização das personagens. Inclusive a escolha do título da peça está ligada a essa intenção provocadora, esclarece Cortez, autor reconhecido no teatro por sua sensibilidade para tratar cotidianos e incômodos brasileiros. Além da vasta carreira na dramaturgia, ele fez sua estreia no cinema com o filme Down Quixote no Festival do Rio este ano.

Onde e quando assistir?

Temporada: De 5 a 27 de agosto – Sábados às 21h e domingos às 19h.

Exceto dia 13 de agosto.

Ingressos: R$ 80 e R$40

Vendas online – https://www.sympla.com.br/

Duração: 110 minutos.

Classificação: 14 anos.

Teatro Bravos – Rua Coropé, 88 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone (11) 99008-4859.

Bilheteria físicaDe terça à domingo das 13h às 19h ou até o início do último espetáculo.

Capacidade: 611 lugares. Acessibilidade.


Foto: Divulgação
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
cordel do amor sem fim

Cordel do Amor Sem Fim | Espetáculo retorna em temporada gratuita no SESI em São Paulo

Next Post

Contaminação: A Verdade Sobre o que Comemos está no novo documentário da Netflix

Related Posts