Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 3
Foto: Divulgação

Existem poucos personagens no mundo dos games que ganharam fama fora dessa realidade, e Lara Croft, de Tomb Raider, é uma delas. Graças aos seus filmes, jogos e até mesmo quadrinhos, Lara Croft se tornou um nome conhecido em diferentes mídias.

Assim como Mario, Sonic e alguns outros, o nome e a aparência de Lara são reconhecíveis para pessoas que nunca jogaram um jogo seu.

Embora seja fácil marcar Lara Croft como uma personagem superficial e cópia de Indiana Jones, há muito mais na personagem do que podemos notar. Existem muitas curiosidades e segredos pouco conhecidos sobre uma das primeiras heroínas dos videogames.

Muitos desses fatos envolvem o desenvolvimento original e o design de Lara como personagem. No entanto, alguns deles se referem à conquistas impressionantes do personagem e da série desde sua criação mútua.

Veja 13 fatos que você nunca soube sobre Lara Croft em Tomb Raider

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 4
Foto: Divulgação

Ela apareceu em mais capas de revistas do que qualquer supermodelo

Lara pode ser fictícia, mas sua imagem obviamente vende bastante. Isso não se reflete apenas na quantidade de jogos que Lara vendeu. Lara também foi responsável por vender revistas.

Lara apareceu em mais capas de revistas do que qualquer outra supermodelo na história. É bem verdade que as cifras são infladas pelos diversos visuais que Lara adotou, e vários filmes que foram lançados, mas essa conquista ainda é impressionante.

Até 2016, Lara Croft havia aparecido em mais de 1.100 capas de revistas.

Isso resulta em uma média de uma capa de revista por mês por quase 20 anos!

Revistas de jogos, como a Game Informer, são o lar mais frequente de Lara. No entanto, ela também foi destaque em publicações que aparentemente não têm nada a ver com jogos ou filmes, como o The Financial Times.


Confira também: Nem Tão Perfeitos Assim: Do que se trata a nova série belga e picante na Netflix?

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 5
Foto: Divulgação

Ela lançou dois álbuns musicais

Como arqueóloga, gênio e matadora, Lara Croft tem muitas realizações. No entanto, há outra carreira oculta no currículo de Lara: a de fracassada cantora pop.

Como parte da promoção, a decisão foi tomada de lançar dois álbuns musicais que supostamente tinham Lara como a artista gravadora.

No entanto, uma vez produzidos, todos os envolvidos reconheceram que eram terríveis.

Um álbum, intitulado “Female Icon“, consistia em faixas como “Getting Naked”, “Sure is Pure” e “Feel Myself”.

Os álbuns, gravados em inglês, foram enterrados e receberam um lançamento apenas em francês. Mas graças à internet, eles conseguiram persistir para quem quiser encontrá-los por aí.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 6
Foto: Divulgação

O tamanho famoso dos seios de Lara foi um “erro” de programação

Um dos desenvolvedores originais de Tomb Raider, Nigel West, confessou anos após o lançamento do jogo que o tamanho do peito de Lara foi um erro na programação do jogo.

Segundo West, uma das muitas linhas de código que criaram Lara foi inserida incorretamente e resultou no tamanho impossivelmente de seus seios, dada à limitação gráfica da época. No entanto, em vez de corrigir o problema, o estúdio enviou a personagem para aprovação assim, mesmo sabendo do ocorrido.

Outros desenvolvedores de Tomb Raider desde então lançaram dúvidas sobre a história de Nigel, explicando que ele sabia exatamente o que estava fazendo. O tamanho pode ter começado como um erro, mas foi muito bem aceito quando ocorreu.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 7
Foto: Divulgação

Há uma Lara Croft real

Por melhor que Angelina Jolie tenha sido como Lara Croft e por bem-sucedida que Alicia Vikander tentou ser no papel, nenhuma delas se tornará a verdadeira Lara Croft. Isso porque essa mulher já existe.

Lara Croft recebe seu nome de uma mulher real que morava em Derby, Inglaterra, na época do desenvolvimento do jogo original.

A equipe por trás de Tomb Raider sabia que queria que sua heroína se chamasse Lara, apenas não conseguiram decidir o sobrenome certo que soasse inglês o suficiente. A decisão foi vasculhar a lista telefônica e tentar encontrar o sobrenome certo. Eles se depararam com Lara Croft na vida real e gostaram tanto do nome que o deram à sua heroína.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 8
Foto: Divulgação

Lara Cruz: Tomb Raider

A razão pela qual a equipe de design teve que correr atrás de um nome inglês foi porque Lara originalmente não era inglesa. Durante a maior parte do desenvolvimento original, Lara Croft era Lara Cruz.

O nome não foi a única diferença. Enquanto Lara é uma dama inglesa refinada, Lara Cruz era uma caçadora de tesouros aventureira de algum país não especificado da América do Sul.

Cruz e Croft também compartilhavam um doutorado em arqueologia e adquiriram a maioria de suas habilidades de combate de seus pais. No entanto, em todas as outras áreas, elas diferiam.

Lara Cruz deveria ser muito mais agressiva e parecer mais badass do que Croft.

A decisão foi tomada achando que Lara Cruz não se sairia bem no mercado, então os nomes foram alterados para a versão inglesa da personagem.


Confira também: Navio de Sangue: Conheça o elenco e história do filme nigeriano na Netflix

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 9
Foto: Divulgação

Ela era originalmente um homem

Lara Croft é, sem dúvida, uma das heroínas de videogame mais reconhecíveis da história. Originalmente, porém, o personagem principal de Tomb Raider poderia ter sido muito menos distintivo.

O plano para o primeiro jogo de Tomb Raider era ter a opção entre um protagonista masculino e feminino. Não haveria diferença entre a escolha, o herói apenas teria um gênero diferente.

No entanto, quanto mais a equipe desenvolvia a aparência e o personagem de Lara, mais a achavam interessante. O herói masculino foi completamente deixado de lado e todo o esforço foi concentrado em criar Lara.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 10
Foto: Divulgação

Ela trancou seu mordomo no freezer

Em Tomb Raider 2, a icônica mansão de Lara, Croft Manor, foi significativamente expandida em relação ao que foi visto no primeiro jogo.

Croft Manor era grande e lançada cedo o suficiente na história dos jogos para que os jogadores pudessem se divertir por horas pulando ao redor da mansão.

Uma das coisas mais cruéis (mas engraçadas) que os jogadores podiam fazer em Croft Manor era trancar o cambaleante e tremendo mordomo, Winston, na câmara fria. Winston seguia Lara por toda parte na mansão e, ao entrar na câmara fria, correr para fora e trancar a porta, era possível prender o pobre e quase debilitado Winston.

Por anos, isso existiu como uma brincadeira divertida dos jogadores, mas na DLC de Rise of the Tomb Raider, Lara trancando Winston no freezer se tornou um evento canônico.

Na expansão “Blood Ties”, os jogadores podem encontrar uma mensagem de Winston para o pai de Lara, explicando como a jovem Lara tentou lhe matar por hipotermia.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 11
Foto: Divulgação

Lara tem vantagem sobre Indiana Jones

Lara é provavelmente a arqueóloga mais famosa nos videogames mas nem tanto assim na cultura pop. Essa distinção vai para Indiana Jones, de Harrison Ford, a quem Lara deve claramente muito em sua popularidade e criação.

A equipe original de Tomb Raider estava ciente da dívida que deviam a Indiana Jones e criou alguns Easter eggs baseados no personagem que também elevam sutilmente a estatura de Lara.

No primeiro Tomb Raider, dentro de Croft Mansion, dois artefatos famosos de Caçadores da Arca Perdida estão em exibição. O primeiro é o item que Indy rouba no início do filme.

A descoberta mais impressionante, porém, é a Arca da Aliança.

O objeto sagrado incrivelmente poderoso que impulsiona o filme de Indiana pode ser encontrado casualmente posicionado na Mansão.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 12
Foto: Divulgação

Aeon Flux e Hard-Boiled estão por trás das pistolas de Lara

Em jogos recentes, as pistolas de duplo calibre de Lara caíram em desuso. Atualmente, Lara tem uma variedade de armas, mas sua parte favorita de seu arsenal é o arco e flecha.

No entanto, quando Lara chegou pela primeira vez, ela estava mirando duas pistolas idênticas enquanto dava cambalhotas, pulava e rolava para os lados.

A inspiração para as armas de Lara e seu estilo de ataque vem de dois locais surpreendentes.

A equipe original de Tomb Raider deu a Lara suas pistolas devido à série de anime Aeon Flux e ao filme de 1992 de John Woo, Hard-Boiled. Em ambos, os heróis se envolvem em muita acrobacia e tiroteio ao mesmo tempo.

É a heroína principal de Aeon Flux que se assemelha realmente aos movimentos originais de Lara, já que ela frequentemente dava cambalhotas como Lara. A influência de Hard-Boiled é um pouco menos óbvia, mas como todos os filmes de Woo, a ação é um verdadeiro espetáculo.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 13
Foto: Divulgação

Ela é a heroína de videogame mais vendida da história

Lara é muito mais do que a heroína de videogame mais famosa – ela também é a mais bem-sucedida da cultura pop.

Ao longo da série Tomb Raider, os jogos com Lara como protagonista venderam 40,88 milhões de unidades no total. Isso esmaga o recorde da heroína do segundo lugar, Samus Aran da série Metroid, que vendeu menos da metade desse número. Lara pode ter mais jogos lançados do que Samus, mas é uma liderança muito pequena.

Este recorde permitiu que Lara entrasse no Livro Guinness dos Recordes Mundiais. Embora a figura de vendas seja apenas um dos vários recordes que ela quebrou.

Por outro lado, isso escancara o fato que precisamos ter mais protagonistas femininas no mundo dos games, como Aloy de Horizon e Lucy de GTA VI.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 14

Ela foi interpretada por inúmeras atrizes diferentes

Lara nem sempre teve uma aparência definida. Muitas das mudanças em Lara têm a ver com melhorias na tecnologia. Sua voz também mudou, já que ela foi interpretada por um grande número de atrizes.

Lara Croft foi interpretada por mais de oito atrizes diferentes em diferentes produções de Tomb Raider.

Shelley Bond dublou Lara no primeiro jogo. Ela foi seguida por Judith Gibbins, que ocupou o cargo por um ano. Jonell Elliott dublou Lara de 1999 a 2003, e Keely Hawes interpretou Lara de 2006 a 2010. Atualmente, a atriz de Grey’s Anatomy, Camilla Luddington, dubla Lara na série de videogames.

Isso nem inclui a interpretação de Angelina Jolie nos filmes, Minnie Driver na série animada e, é claro, Alicia Vikander na série de filmes atual.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 15
Foto: Divulgação

Um Trio de Inspirações Bem Diferentes

O impacto que Indiana Jones teve em Lara deveria ser óbvio. Como mencionado anteriormente, a equipe de design foi claramente inspirada por Indiana Jones ao criar sua própria arqueóloga aventureira. Indy é apenas uma parte de um trio de inspirações para a equipe de design. Ele é também o único que faz sentido de forma óbvia.

Além de Indiana Jones, a aparência e personalidade de Lara foram definidas pela rapper sueca Neneh Cherry e pela personagem de quadrinhos Tank Girl.

Ao analisar Neneh Cherry e Tank Girl separadamente, a comparação não é facilmente percebida.

No entanto, os criadores de Lara Croft viram algo em ambas as mulheres, seja elas reais ou fictícias, que os ajudou a criar a aparência e personalidade de Lara. Cherry e Tank Girl possuíam uma audácia e uma atitude desafiadora que foram fundamentais para descobrir quem era Lara como pessoa.

Tomb Raider: 15 fatos que você não sabia sobre Lara Croft 16
Foto: Divulgação

Catherine Zeta-Jones Estava Prestes a Interpretá-la pela primeira vez

Embora Lara tenha sido criada anos antes de Angelina Jolie se tornar uma superestrela, parecia que a atriz nasceu para interpretá-la no primeiro filme. O design original de Lara e a Jolie do início dos anos 2000 se parecem quase idênticos. No entanto, uma atriz muito diferente esteve prestes a interpretar Lara em sua estreia cinematográfica.

Preocupados que o filme não teria sucesso sem uma estrela feminina reconhecível de filmes de ação e aventura, Catherine Zeta-Jones foi cogitada para o papel. Zeta-Jones, que havia estrelado em O Fantasma, A Armadilha e A Máscara do Zorro, era considerada a escolha mais segura. Na época, havia muita controvérsia em torno de Angelina Jolie.

No entanto, após extensas discussões do diretor de cinema Simon West, Jolie foi escolhida. O filme não foi um sucesso de crítica, mas alçou a carreira de Jolie e fez muitos fãs pensarem nela como a Lara Croft da vida real.

 

Total
0
Shares
Previous Post
Nem Tão Perfeitos Assim: Do que se trata a nova série belga e picante na Netflix? 30

Nem Tão Perfeitos Assim: Do que se trata a nova série belga e picante na Netflix?

Next Post
Filme dirigido por renomado diretor e que desafia o Tempo, estreia na Netflix 31

Filme dirigido por renomado diretor e que desafia o Tempo, estreia na Netflix

Related Posts