O lendário Jackie Chan se une à estrela de John Cena enquanto realizam um resgate audacioso e hilário na comédia Projeto Extração, disponível na Netflix.
Depois de ficar preso no limbo da pós-produção por mais de cinco anos, o filme de ação e comédia Projeto Extração (Hidden Strike) está chegando ao catálogo da Netflix. O filme conta com Jackie Chan, um ator com mais de cento e cinquenta aparições no cinema e quatro décadas de experiência em artes marciais, e John Cena, um campeão mundial de luta livre da WWE por dezesseis vezes, e que seguiu a carreira de ator. Os dois heróis são unidos em uma missão em Bagdá, onde devem escoltar civis inocentes em segurança.
Durante sua produção, Projeto Extração teve vários títulos – Project X-traction, Project X, Ex-Baghdad, Snafu e The Furious Sandstorm. A cronologia de início e interrupção da produção e distribuição teve pouco a ver com a COVID-19 e muito a ver com a mudança do cenário em torno do cinema chinês e seu papel no sucesso internacional de bilheteria.
A China desempenha um papel significativo na audiência e no sucesso comercial de filmes internacionais, portanto, quando o cinema chinês enfrenta mudanças, Hollywood sente o impacto. No entanto, o filme é, como diz o diretor, um esperançoso “modelo para a bem-sucedida colaboração Hollywood-China, tanto em termos criativos quanto comerciais”. Veja tudo o que sabemos sobre o longa.
Confira também: Um Conto de Fadas Perfeito: Conheça a série espanhola adaptada de famoso sucesso
A história de Projeto Extração
A sinopse oficial diz:
“Dois ex-soldados de forças especiais devem escoltar um grupo de civis ao longo da ‘Autoestrada da Morte‘ de Bagdá para a segurança da Zona Verde.”
O filme segue principalmente um soldado militar chinês aposentado, que se tornou contratante de segurança privada, enviado para resgatar trabalhadores em uma refinaria de petróleo de propriedade e operada por chineses. Ele descobre que o ataque é apenas parte de um plano para roubar o petróleo. Ele se une a um ex-fuzileiro americano que, após o serviço, vive no Iraque ensinando órfãos.
No entanto, o marine foi enganado ao pensar que estava trabalhando para apreender ativos chineses obtidos ilegalmente antes de descobrir a verdade. Ele foi enganado e posteriormente se une ao Comando Leopardo das Neves. Os dois desenvolvem uma brincadeira e um toque de comédia enquanto enfrentam mercenários, explosões de proporções épicas e uma enorme quantidade de violência.
Jackie Chan explicou a trama em 2018.
“No filme, ambos os personagens começam como caras bem normais, ambos militares aposentados e não super-heróis”, explica Chan. “No começo, acho que somos adversários – eu acho que ele é o cara mau e ele acha que eu sou o cara mau. Mas então percebemos que estamos do mesmo lado e vamos atrás do verdadeiro inimigo.”
Embora isso tenha todas as características de uma típica ação-comédia, o diretor Scott Waugh promete um lado emocional nas histórias de fundo de ambos os personagens. Waugh explicou, dizendo: “Eu sempre quero que o público tenha uma experiência completa em meus filmes. Quero que você ria, chore e fique na ponta da cadeira. O público agora está pagando muito mais dinheiro para assistir a filmes, então nós, cineastas, temos a obrigação de entretê-los.”
Além disso, Projeto Extração está profundamente enraizado na cultura chinesa. Chan explicou que Scott Waugh e John Cena mantiveram uma “curiosidade pela China”, com Waugh vivendo na China por meses para se preparar para o filme e Cena aprendendo mandarim. Essa colaboração entre XYZ Films, Changchun Film Studio e Huaxia Film Distribution vai além dos detalhes de produção. o longa mostra uma colaboração dinâmica, interseccional e internacional entre vários estúdios de produção de grande porte.
Projeto Extração: Elenco e Equipe
O filme conta com:
- Jackie Chan (Hora do Rush, Supercop)
- John Cena (12 Rounds, O Esquadrão Suicida)
- Pilou Asbaek (Game of Thrones, Ghost in The Shell)
- Minghau Hou (When We Were Young)
- Amadeus Serafini (Summer Days Sumer Nights)
- Li Ma (Moon Man, Goodbye Mr. Loser)
- Rachael Holoway (The Few)
Projeto Extração é dirigido por Scout Waugh (Need for Speed, 6 Below, Milagre na Montanha). O roteiro fica por conta de Arash Amel (Rise, A Private War, Erased) e Jackie Chan, Joe Tam, Esmond Ren e Hans Canosa atuam como produtores executivos.
Data de lançamento
Projeto Extração teve sua estreia em alguns cinemas pelo mundo, mas ganhou destaque no catálogo da Netflix com distribuição mundial desde o dia 28 de julho de 2023. Logo que o longa chegou por lá, já figurou entre os mais vistos da plataforma, atingindo o TOP1 um dia após seu lançamento.
Confira também: Como Se Tornar um Líder de Seita: A história real por trás do documentário da Netflix
Projeto Extração: Outros Detalhes
Por conta do filme ser um projeto colaborativo entre estúdios de produção chineses e americanos, a pandemia de Covid-19 complicou seu lançamento nos cinemas. A maioria dos cinemas da China foram fechados em janeiro de 2020, vários meses antes dos cinemas do resto do mundo seguirem o mesmo caminho.
Quando as salas na China reabriram, estavam focados principalmente em produções locais estreladas por astros do cinema chinês, incluindo The Eight Hundred, Wolf Warriors II, Hi Mom e The Battle at Lake Changjin. Com o fechamento prolongado dos cinemas, o cinema chinês mainstream se afastou dos sucessos de bilheteria internacionais.
Além disso, um incidente de relações públicas pode ter atrasado a distribuição de Projeto Extração. Em 2021, John Cena se referiu a Taiwan como um país independente. Para contextualizar, Taiwan, uma ilha separada da China pelo Estreito de Taiwan, é oficialmente conhecida como República da China (ROC), enquanto a China continental é oficialmente a República Popular da China (PRC).
Taiwan tem seu próprio governo democraticamente eleito e abriga mais de vinte e três milhões de pessoas, mas os líderes políticos têm opiniões divergentes sobre o status de independência de Taiwan. Como há um debate em curso em nível internacional, muitas figuras públicas não ‘tomam partido’ com essa relação.
Os comentários de Cena sobre Taiwan provocaram críticas e protestos públicos, aos quais ele se desculpou. Seus comentários não tiveram efeito marcante no lançamento do filme Velozes e Furiosos 9 na bilheteria chinesa, mas esse incidente causou preocupação aos cineastas e representantes da Flame Pictures Company e Huaxia Film Distribution. Nos meses seguintes ao incidente, havia uma preocupação de que os espectadores chineses não procurassem o filme estrelado por Cena.
De qualquer forma, tudo isso parece ser águas passadas, e agora o longa pode ser assistido na Netflix.