O Desconhecido é mais uma história de um crime real que se destaca na Netflix. Acontece que dessa vez a narrativa traz um trágico momento.
Assim que estreou, O Desconhecido se tornou um sucesso absoluto no catálogo da Netflix, fazendo todos mergulharem numa história intensa, dentro de um perigoso thriller baseado em fatos reais.
Sobre o filme O Desconhecido na Netflix
O filme segue um grupo de policiais disfarçados experientes que se apresentam como uma rede criminosa influente para pegar um assassino que evadiu a condenação por oito anos. Embora os nomes tenham sido alterados, essa história realmente aconteceu na vida real.
O Desconhecido é baseado em um trágico crime real envolvendo o assassinato do estudante de 13 anos Daniel Morcombe, e tal decisão de usar o caso como inspiração para o filme causou polêmica.
Para explicar o porquê, precisaremos contar mais detalhes da história do longa e da vida real, e como elas se entrelaçam em certo ponto. Confira:
A história real do filme O Desconhecido
O Desconhecido é baseado no livro de Kate Kyriacou, The Sting: The Undercover Operation That Caught Daniel Morcombe’s Killer, mas como mencionado acima, os nomes que vemos no filme foram alterados para essa versão ficcional da história.
Em dezembro de 2003, Daniel Morcombe foi sequestrado na Sunshine Coast de Queensland quando estava a caminho de um shopping center. Ele foi assassinado por Brett Peter Cowan, que finalmente foi pego em agosto de 2011 e considerado culpado do assassinato após um julgamento em 2014.
A operação policial viu Cowan atraído pela falsa gangue criminosa dirigida por um ‘Mr Big’ com a promessa de um grande pagamento. Enquanto vemos isso acontecer no filme, não temos nenhuma cena do sequestro e assassinato da criança.
Todos os acontecimentos, fato a fato, ainda são motivo de controvérsia, pois os pais de Daniel Morcombe chamaram o lançamento do filme, que saiu nos cinemas da Austrália antes de chegar no catálogo da Netflix, de “moralmente corrupto e cruel”.
Bruce Morcombe revelou que eles foram contatados pelos cineastas para fazer um filme centrado no assassino de Daniel. “Nós absolutamente dissemos ‘não, não queremos fazer parte disso’. O legado de Daniel é sobre educar crianças”, disse ele à imprensa.
Sua esposa, Denise, acrescentou que o filme “não é apoiado pela família Morcombe”.
Confira também: Bárbaros 2ª temporada: Todos os detalhes da épica série que retorna na Netflix
Diretores respondem sobre polêmica
Em resposta, os produtores de O Desconhecido chamaram o longa de “conto ficcional” e disseram que “em nosso mais profundo respeito pela família”, o filme evitou detalhes sobre o assassinato e o nome da vítima.
Em vez disso, contamos a história de profissionais da polícia desconhecidos que dedicaram anos de suas vidas e sua saúde mental e física para resolver este caso e outros semelhantes“, continuou o comunicado.
“Quando o filme estava em desenvolvimento, os produtores abordaram a família para informá-los sobre o longa. Eles se recusaram a se envolver. É uma decisão que continuamos a respeitar.”
Mais detalhes sobre o filme
Falando ao The Guardian, o diretor Thomas M. Wright disse que depois de ler o livro no qual se baseia, ele não achou que aceitaria o trabalho. “Mas quanto mais eu me sentava com o livro, e quanto mais eu lia, ele começou a se revelar como um filme que não é sobre violência”, acrescentou.
“Claramente, a razão para o filme é um ato de violência inominável… que encarna o pior do que os animais humanos são capazes. Mas esse não é o assunto do filme.”
O Desconhecido já está disponível para assistir na Netflix.
Confira também: Recomeço: Conheça a série da Netflix com Zoe Saldana que vai te apaixonar