Ardente Paciência é o primeiro filme original da Netflix gravado e produzido no Chile e é baseado no romance homônimo de Antonio Skármeta.
Ardente Paciência se passa em 1969, ano em que Neruda (Claudio Arredondo) é candidato à presidência. O filme chileno conta a história de amor de Mario (Andrew Bargsted) e Beatriz (Vivianne Dietz); aquela que tem como uma das principais adversárias Elba (Paola Giannini), mãe de Beatriz.
O livro no qual a história se baseia foi um grande sucesso e a Netflix espera repetir a dose, dessa vez com o filme em seu serviço de streaming. Veja mais detalhes abaixo:
Qual a história do filme chileno Ardente Paciência na Netflix?
Ardente Paciência conta a história de Mario, um pescador que sonha em ser poeta. Um dia ele decide tentar um novo emprego e é nomeado carteiro de Neruda, o escritor chileno. Ele logo se vê em um mundo repleto de metáforas e versos que só alimentam seu desejo de ser escritor, além de conquistar Beatriz, a garota de quem gosta.
‘É um desafio muito grande revisitar a obra de Skármeta e a poesia de Neruda diante dos novos paradigmas sociais e culturais. Mas, acima de tudo, este filme explora a vertigem do primeiro amor, onde tudo o que se olha torna-se poesia”, disse o realizador Boris Quercia em comunicado à imprensa.
Confira também: Brincando com Fogo 4ª temporada: Conheça o elenco da série da Netflix
Sinopse oficial
Ardente Paciência conta a história de Mario, um jovem pescador que sonha em ser poeta e se tornar o carteiro de Neruda. Os versos e metáforas que Mário aprenderá serão muito importantes para conquistar a mulher dos seus sonhos, Beatriz.
Data de lançamento
O filme teve sua data de estreia marcada para o dia 7 de dezembro no catálogo da Netflix, mas também esteve há algumas semanas no Festival Internacional de Mar del Plata, onde o ator Andrew Bargsted e o diretor Rodrigo Sepúlveda puderam conversar com o público após sua primeira exibição.
Na ocasião, Rodrigo Sepúlveda destacou sobre o filme:
“Estudei literatura, por isso é muito importante para mim fazer este filme porque a poesia e a literatura me acompanharam durante toda a minha vida. A paciência ardente resgata a importância das palavras e como com elas podemos construir realidades; neste caso em torno do amor”.
Além disso, Andrew Barsgetd disse:
“Estou muito ansioso para ver o filme nas telonas pela primeira vez. Foi muito bom trabalhar com Rodrigo e Vivianne e me propor a contar essa história de amor idílico e puro”.
Confira também: A Flor Mais Bela: Série mexicana da Netflix é inspirada na vida da comediante Michelle Rodríguez
Em que livro Ardente Paciência é baseado?
Ardente Paciência é baseado na obra do aclamado escritor Antonio Skármeta, que foi traduzido para mais de 25 idiomas.
A primeira edição foi publicada em 1985, dois anos após o desenvolvimento do filme homônimo que o escritor lançou em 1983. Por sua vez, inspirou a história escrita por Michael Raford e transformada em filme em 1994, que se passa em Itália, em anos anteriores aos eventos que ocorrem no livro.
A obra também fora adaptada para o teatro diversas vezes.
“Estamos orgulhosos de realizar a adaptação cinematográfica deste extraordinário romance de Antonio Skármeta. Queremos continuar contando histórias latino-americanas que celebrem a cultura e os ícones locais de nossos países, como faz Ardiente paciencia em torno da figura de Pablo Neruda”, disse Francisco Ramos, vice-presidente de conteúdo latino-americano da Netflix.
Elenco de Ardente Paciência
O elenco do filme chileno é estrelado por:
- Andrew Bargsted
- Claudio Arredondo
- Vivianne Dietz
- Paola Giannini
- Pablo Macaya
- Rodolfo Pulgar
- Trinidad González
- Amalia Kassai