Eddie Murphy está de volta como Axel Foley em Um Tira da Pesada 4. Já faz quase 30 anos desde a última vez que vimos o policial falastrão de Detroit, mas ele finalmente está embarcando em um novo caso.
Um Tira da Pesada 4: Axel F traz Axel de volta em patrulha em Beverly Hills, com amigos tanto antigos quanto novos — e talvez até um membro da família. Como o produtor Jerry Bruckheimer (Top Gun: Maverick, The Rock) disse à Netflix, “Eddie é um artista incrível. Ele pode fazer drama, pode fazer comédia — ele pode fazer qualquer coisa. E ele é o mesmo Axel Foley. Ele ainda está nas ruas. Ele ainda faz o que faz. Obviamente, com a idade, você fica mais sábio. Mas ele ainda tem aquele brilho nos olhos.”
Confira o trailer e saiba mais sobre a nova comédia de ação. Espere, isso é uma banana em nosso escapamento? Um segundo.
Sobre o que é Um Tira da Pesada 4: Axel F?
O detetive Axel Foley (Murphy) está de volta à patrulha em Beverly Hills. Depois que a vida de sua filha Jane (Taylour Paige) é ameaçada, ela e Foley se unem a um novo parceiro (Gordon-Levitt) e aos velhos amigos Billy Rosewood (Judge Reinhold) e Taggart (John Ashton) para aumentar a temperatura e descobrir uma conspiração.
Axel já voltou a Beverly Hills algumas vezes desde sua primeira jornada em 1984, mas a cidade mudou tanto quanto ele. “Detroit é uma cidade muito diferente de Los Angeles e especialmente de Beverly Hills”, diz Bruckheimer. “Ele ainda tem o mesmo tipo de admiração pelas coisas que você vê caminhando pela Rodeo Drive.”
Como Molloy nos conta: “Enquanto fazíamos scouting de Detroit para Beverly Hills, o contraste cultural que fez de Axel um peixe fora d’água nos anos oitenta ainda é tão vívido. Eles podem ser apenas os dois lugares mais opostos na América.”
Quem está no elenco de Um Tira da Pesada 4: Axel F?
Eddie Murphy como Axel Foley
O indicado ao Oscar Eddie Murphy retorna a um de seus primeiros papéis definidores, um pouco mais velho agora, mas ainda tão esperto nas ruas. “Axel não é mais um garoto, não é a primeira vez dele em Beverly Hills”, disse Murphy à Netflix. “Neste ponto, ele já esteve lá muitas vezes, tem amigos lá e viu as coisas malucas que há na cidade. Ele não é mais surpreendido.”
Claro, há algumas grandes mudanças reservadas para Axel — por um lado, ele tem uma filha morando em Beverly Hills. “Ele é uma pessoa completamente diferente com as mudanças que fez na vida e seu relacionamento com sua filha Jane”, disse Murphy. “Esse é o gancho emocional que você precisa para esses filmes. Para Axel se envolver, ele precisa ter algo pessoal em jogo.”
Os fãs também têm algo pessoal em jogo após décadas esperando por outra aventura de Axel. “Qualquer um que viu o filme original vai adorar este aqui”, prometeu Murphy. “E mesmo que você não tenha visto, este filme se sustenta sozinho e você pode se envolver imediatamente.”
Confira também: ‘Politicamente Incorretos’ Sinopse, trailer, elenco e onde assistir
Joseph Gordon-Levitt como Bobby Abbott
Axel pode não ter mudado muito, mas o Departamento de Polícia de Beverly Hills passou por algumas mudanças de pessoal. Joseph Gordon-Levitt interpreta o jovem detetive Bobby Abbott, o mais novo policial da BHPD a lidar com o calor de Detroit trazido por Axel. No entanto, ele não é bem o tipo de parceiro com o qual Foley está acostumado.
“Bobby é um novo herói de ação para o século 21”, disse Gordon-Levitt. “Ele é emocionalmente inteligente, um cara genuinamente legal que também é um policial muito bom. Ele é sensível, mas também durão e sabe se defender em uma briga, mas não é excessivamente macho. Eu estava tentando encontrar esse equilíbrio e ver se podíamos formar um herói de ação que caminhasse nessa linha.”
Para Axel, esse herói de ação mais gentil e amável não é exatamente o que ele tinha em mente para um parceiro. “Esse tipo de cara aperta os botões de Axel, e essa tensão torna aquelas cenas entre nossos personagens muito divertidas”, disse Gordon-Levitt.
Taylour Paige como Jane Saunders
Jane Saunders é a filha distante de Axel — tão distante que nem usa mais o sobrenome dele. Infelizmente, ela terá que passar algum tempo de qualidade com o querido papai quando ele chegar a Beverly Hills em um caso.
“Você está tentando escalar a filha de Axel Foley. Isso é um verdadeiro desafio”, disse o diretor Mark Molloy. “Eu vi o mesmo brilho nos olhos de Taylour, aquela energia e faísca contagiante que Axel tem, mas também alguém que pudesse enfrentar Axel, o que é difícil.”
Paige estava à altura do desafio. “No primeiro dia em que conheci [Murphy], eu estava apavorada”, disse ela. “A única maneira que encontrei para quebrar o gelo foi dizer: ‘Assisti O Professor Aloprado 98 vezes. Quero falar com você sobre isso.’ E ele respondeu: ‘Ah, OK.’ Então eu sempre estava falando com Eddie, citando falas daquele filme, e ele olhava para mim como, ‘De novo não’, mas também rindo.” Parece que o relacionamento pai/filha de Foley que sempre imaginamos.
Judge Reinhold como Billy Rosewood
Sem dar muitos spoilers, o favorito de retorno Judge Reinhold, Billy Rosewood, desempenha um papel crucial no desenrolar da trama que traz Axel de volta à Califórnia.
“Billy descobriu algo que é bastante abrangente e perigoso para os personagens centrais, assim como para muitas pessoas”, disse Reinhold. “Ele precisa ser muito cuidadoso com o conhecimento que tem. Ele está realmente na caça desta vez.”
Reinhold — que, ao lado de Murphy, é o único ator a aparecer em todos os quatro filmes de Um Tira da Pesada — nunca perdeu o contato com seu parceiro na tela da BHPD, John Ashton. “Nós mantivemos contato ao longo dos 40 anos, e desfrutamos de uma grande amizade. Sempre que saímos para jantar, em qualquer cidade em que estamos, é realmente divertido ver as pessoas fazerem uma dupla olhada porque é como se tivéssemos saído direto do filme.”
John Ashton como John Taggart
John Ashton, ausente de Um Tira da Pesada 3, retorna em Axel F como John Taggart, outro dos antigos contatos da BHPD de Foley.
“É estranho porque parece que nunca saímos”, disse Ashton. “Nós nos encontramos em eventos de vez em quando, mas não trabalhamos juntos há quase 40 anos. Mas nos reconectamos como se fosse ontem. Voltamos direto para isso. Trabalhar em todos os filmes sempre foi divertido e sempre pareceu família.”
Paul Reiser como Jeffrey Friedman
Jeffrey Friedman, o homem de Axel em Detroit, é novamente interpretado por Paul Reiser. “Foi assustadoramente fácil voltar a isso com Eddie”, lembrou Reiser. “Não o via há um tempo, mas foi muito fácil simplesmente entrar no ritmo.”
Reiser tem uma teoria única sobre a permanência da franquia Beverly Hills Cop (Nome do filme em inglês). “Achei que era eu!” ele disse à Netflix. “É possível que seja o Eddie? Eddie também tem um pouco de apelo. Mas acho que as pessoas sintonizam e dizem: ‘Onde está aquele cara Jeffrey que apareceu por 40 segundos? Isso é o que queremos descobrir.’ E acho que este filme entrega.”
Bronson Pinchot como Serge
Serge, o personagem cômico de Bronson Pinchot, que apareceu anteriormente em Um Tira da Pesada original e em Um Tira da Pesada 3, também está de volta em Axel F.
Graças a um de seus trabalhos paralelos, Pinchot não teve problemas para voltar ao famoso sotaque indeterminado de Serge. “Foi fácil”, disse ele. “É parcialmente porque a maioria das participações especiais que faço, o pedido é por Serge, então eu o faço o tempo todo.
Uma das minhas coisas favoritas a fazer — quando alguém solicita para um amigo ou ente querido e diz: ‘Oh, é para o meu 10º aniversário de casamento’ ou ‘50º aniversário do meu marido’ — é um resumo super sério como Serge de todas as coisas que o marido precisa fazer para ser sexy, mesmo que eu não possa ver as pessoas. Aparentemente, elas sempre acham isso engraçado.”
Kevin Bacon como Cade Grant
Kevin Bacon interpreta o novo capitão da polícia na BHPD, Cade Grant. Como os chefes anteriores, ele é irritado pelos métodos de Axel.
Trabalhar com Murphy foi um sonho antigo para Bacon, que compartilhou uma trajetória de carreira semelhante. “Nunca trabalhamos juntos; esta é a nossa primeira vez”, disse Bacon. “Mas, obviamente, eu o acompanhei por muito tempo, e ambos surgimos na mesma época. Footloose foi lançado no mesmo ano que Um Tira da Pesada, então ter a chance de trabalhar com ele estava definitivamente na minha lista de desejos. Eu o admiro muito.”