O Mundo Depois de Nós junta Julia Roberts, Mahershala Ali e Ethan Hawke num filme baseado no romance de Rumaan Alam.
O Mundo Depois de Nós está aqui e é arrepiante. Estrelado por Julia Roberts, Mahershala Ali e Ethan Hawke, o thriller apocalíptico do criador de Mr. Robot, Sam Esmail, conta a história de duas famílias lutando pela sobrevivência em meio a um apagão inexplicável.
Só uma coisa é certa: A vida não vai voltar ao normal. A tecnologia está misteriosamente fora de ordem, e os animais ao redor do esconderijo das famílias em Long Island estão agindo de forma estranha.
“Eu tinha interesse em fazer um filme de desastre há um tempo, e eu especificamente queria fazer um que envolvesse um ataque cibernético, porque acredito que muitas pessoas não têm uma ideia concreta de como seria isso ou quão prejudicial seria, não apenas na América, mas globalmente”, disse o escritor e diretor Esmail à Netflix. “O impacto da tecnologia na sociedade é algo que sempre me fascinou, porque realmente acredito que mudou drasticamente a forma como interagimos e evoluímos como pessoas.”
O filme é baseado no romance de 2020 mais vendido de Rumaan Alam, que também atua como produtor executivo de O Mundo Depois de Nós, ao lado de Barack e Michelle Obama, Tonia Davis, Daniel M. Stillman e Nick Krishnamurthy.
Sobre o que é O Mundo Depois de Nós?
Neste thriller apocalíptico do premiado escritor e diretor Esmail (Mr. Robot), Amanda (vencedora do Oscar Roberts) e seu marido Clay (indicado ao Oscar Hawke) alugam uma casa luxuosa para o fim de semana com seus filhos, Archie (Charlie Evans) e Rose (Farrah Mackenzie).
Suas férias são rapidamente interrompidas quando dois estranhos – G.H. (vencedor do Oscar Ali) e sua filha Ruth (Myha’la Herrold) – chegam à noite, trazendo notícias de um misterioso ataque cibernético e buscando refúgio na casa que afirmam ser deles.
As duas famílias lidam com um iminente desastre que se torna mais aterrorizante a cada minuto, forçando todos a lidar com seus lugares em um mundo em colapso. Baseado no romance indicado ao National Book Award de Alam, Deixe o Mundo para Trás é produzido pela Esmail Corp, Red Om Films e produzido executivamente pela Higher Ground Productions.
O Mundo Depois de Nós é baseado em um livro?
Sim. O Mundo Depois de Nós é baseado no romance mais vendido de 2020, vencedor do National Book Award, de Rumaan Alam. “Eu li em uma sentada e depois reli algumas horas depois – da primeira vez como fã e da segunda imaginando como seria como um filme”, disse Esmail.
“O que Rumaan fez tão bem com esta história é mantê-la centrada nesses personagens e na jornada de todos eles, e eu encontrei uma maneira de expandir minhas obsessões enquanto a traduzia para uma experiência cinematográfica: E se a tecnologia fosse a causadora desse colapso?”
Para Alam, Esmail era o tipo de parceiro criativo que ele esperava que adaptasse seu romance. “Há uma confiança que você precisa estabelecer com as pessoas como artista, e na minha primeira conversa com Sam, eu confiei nele e senti que o entendia como artista”, disse Alam.
“Quando ele me enviou o roteiro, senti como se estivesse vendo essa história que eu havia criado renascer, mas a verdade emocional permaneceu a mesma. Isso me mostrou que eu escolhi um parceiro criativo que enriqueceu a história, a aprofundou e criou uma experiência diferente, mas com o mesmo destino.”
Em outras palavras: não tenham medo, amantes de livros. “Tenho muitos colegas e amigos que também são romancistas e tiveram seus corações partidos em Hollywood. Nunca tive essa experiência trabalhando neste projeto. Sempre senti que meu livro estava em boas mãos“, disse Alam.
Confira também: Feriado Sangrento – Crítica | A glamourização da morte
Quem está no elenco de O Mundo Depois de Nós?
Julia Roberts como Amanda Sandford
Amanda Sandford é uma executiva de publicidade da cidade de Nova York que precisa desesperadamente de uma pausa do mundo real e das pessoas que ocupam sua vida agitada. Por impulso, ela reserva um fim de semana em uma casa deslumbrante em Long Island com o marido e os dois filhos – mas sua felicidade de férias é logo estragada quando os proprietários chegam no meio da noite, procurando se abrigar no meio de um apagão.
Embora ela pareça privilegiada e de visão curta às vezes, Amanda é uma mulher direta que consegue deixar de lado sua teimosia quando se trata de proteger sua família.
Julia Roberts dispensa comentários e possui atuações premiadas em Erin Brockovich e Uma Linda Mulher, ela traz um charme natural à sua interpretação de Amanda e também atua como produtora no filme. “Ela é uma personagem incrivelmente desafiadora“, disse Roberts à Netflix sobre Amanda. “Ela é complicada e surpreendente, e a principal razão pela qual assumi esse papel – além de querer trabalhar com Sam Esmail novamente – foi o desafio. Existem muitas linhas tênues em fazê-la compreendida, mas não muito antipática.”
Mahershala Ali como GH Scott
G.H. Scott é um consultor financeiro bem-conectado na cidade de Nova York que confia em seus instintos de que os apagões que afetam a cidade podem fazer parte de algo maior. Ele deixa a cidade com sua filha Ruth, e eles vão para sua casa de férias. Lá, são recebidos por uma Amanda teimosa que quer que eles saiam.
Ali é um ator premiado, conhecido por sua variedade de personagens complexos – de dramas como True Detective e Moonlight a animações divertidas para a família como Homem-Aranha no Aranhaverso. Essa capacidade de equilibrar tom e gêneros é exatamente o que atraiu Esmail a Ali para o papel de G.H.
“A qualidade tocante de cada homem de Mahershala misturada com seu carisma inegável torna quase impossível para ele entregar uma atuação inferior”, disse Esmail à Netflix. “Era isso que G.H. precisava, uma acessibilidade profundamente centrada no coração que o permitisse ser seu avatar na história.”
Para Ali, o papel ofereceu a oportunidade mais emocionante de atuação: um desafio. “Acho que o que me atraiu para este personagem foi que eu não estava certo se poderia fazê-lo”, disse Ali à Netflix. “Havia coisas sobre a vida dele – estar no setor financeiro, trabalhar com 1% dos 1% – por mais sucesso que eu tenha tido ou por quanto tempo estive perto de pessoas que tiveram muito sucesso, isso ainda é algo difícil para mim de me relacionar.
Então, se há algo, eu estava animado com o desafio de dar vida a este personagem e terminar cada dia sentindo que acreditei em mim mesmo.”
Ethan Hawke como Clay Sandford
Clay Sandford é o marido de Amanda, um professor de estudos de mídia que se sente confortável sendo o parceiro descontraído de sua esposa mais determinada. Mas quando a energia acaba, Clay fica completamente indefeso, lutando para resolver problemas durante uma crise.
Quatro vezes indicado ao Oscar, Ethan Hawke é um ator, diretor, autor e pai da estrela de Stranger Things, Maya Hawke. Em sua interpretação de Clay, Esmail viu “um dos personagens mais fascinantes deste filme”. “Clay como personagem é tão interessante porque ele contraria tudo o que você esperaria do patriarca da família. Ele é o cara que geralmente é retratado como o herói sólido e impecável da história.
E ele não é”, disse Esmail à Netflix. “O que Ethan fez com ele é tão difícil de conseguir, porque ele pegou um personagem que se decepciona consigo mesmo e com sua família de pequenas e grandes maneiras ao longo da história – mas em vez de culpá-lo por isso, você instantaneamente se relaciona com ele muito mais por causa disso. Isso é um truque de mágica que não apenas é difícil de conseguir, mas é algo que eu nunca vi retratado na tela de uma maneira tão pura e vulnerável”, acrescentou.
“Acho que o aspecto mais interessante sobre Clay é o quanto eu não gosto de interpretá-lo!”, disse Hawke. “Passei grande parte da minha vida tentando não ser Clay. Os personagens neste filme estão lidando com as ramificações de suas próprias áreas cegas pessoais como indivíduos e como sociedade, e Clay representa isso em sua forma mais gritante: alguém que tem boas intenções e não faz nada.
Isso poderia ser dito para muitos de nós, e de muitas maneiras, você não quer ser muito julgador de Clay porque você pode rapidamente se tornar julgador de si mesmo.”
Confira também: Eu Odeio o Natal 2ª temporada: Série natalina italiana é perfeita para quem ainda acredita no amor
Myha’la como Ruth Scott
Ruth é a filha de 25 anos de G.H. que não tem problema em chamar a atenção de seus mais velhos, seja pela evasão de seu próprio pai ou pela visão de curto prazo de Amanda.
Myha’la é uma jovem atriz promissora que foi escalada para uma variedade de papéis, desde a antologia de romance Modern Love até o drama de Industry e a comédia de terror Bodies Bodies Bodies. “Ela é incrível”, disse Esmail à Netflix sobre trabalhar com a atriz.
“Ruth é escrita como essa pessoa realmente ousada, excessivamente confiante, mas depois há momentos silenciosos em que seus medos a dominam. Myha’la tem a amplitude para se mover sem esforço de um extremo para o outro, às vezes de cena para cena, às vezes de palavra para palavra.”
Em o livro de Alam, Ruth é esposa de G.H., não filha; tanto o autor quanto Esmail concordaram que a mudança adicionaria uma perspectiva milenar necessária aos personagens do filme. “Eu achei que mudar Ruth de esposa para filha foi uma jogada inteligente da parte de Sam Esmail”, disse Myha’la.
“A geração dela interage com a tecnologia e a mídia de maneira diferente de todos os outros no filme. Então ela se torna essa interessante interseção de riqueza, raça, gênero, idade e, como resultado, pode parecer um pouco contraditória. Ela é jovem e desperta, mas ainda julga as pessoas por sua origem. Ela é uma minoria em todos os sentidos da palavra, exceto pelo fato de ter crescido com dinheiro e oportunidades.”
Farrah Mackenzie como Rose Sandford
Rose Sandford é a filha mais nova de Amanda e Clay, cuja maratona de Friends é interrompida por um apagão misterioso.
A interpretação de Mackenzie trouxe uma qualidade misteriosa e fascinante ao personagem, conforme Esmail disse à Netflix. “Ela tem essa qualidade sobrenatural apenas nos olhos”, ele disse. “Isso foi uma das coisas que realmente me atraiu em sua audição. Eu sempre me pegava pensando no que ela estava pensando.”
“Rose meio que vive em seu próprio mundo”, disse Mackenzie. “Ela é curiosa e inquisitiva, e é meio que a primeira a perceber ou ver o início desses acontecimentos estranhos. Ela quer saber mais sobre o que está acontecendo, e ninguém está dizendo a ela nada. Acho que Rose se sente sozinha muitas vezes, e é por isso que ela sente que pode escapar para esse mundo totalmente diferente da televisão.”
Charlie Evans como Archie Sandford
Archie Sandford é o filho adolescente de Amanda e Clay. Ele prefere ficar sozinho e permanecer em sua bolha de videogames, frequentemente visto com fones de ouvido. Quando todos perdem o sinal, Archie não consegue deixar de obcecar sobre como permanecer conectado ao mundo através de seu telefone.
“Acho que Archie não sabe como se relacionar. Ele está com os fones de ouvido, está jogando seus videogames, está no telefone – é assim que ele sabe como existir”, disse Esmail sobre o personagem. Embora o personagem de Archie tenha sido originalmente escrito como mais atlético, Esmail disse que, após assistir à fita de audição do ator Charlie Evans, algo clicou para ele.
“Charlie interpretou Archie como um tipo sarcástico que fala de um lugar de superioridade sabe-tudo, em vez de ser um bruto comum”, ele disse. “O que mais me impressionou foi o quão diferente era o Archie dele do que eu imaginava – e como era muito melhor por isso.”
Evans e Esmail se conectaram por meio de seu amor compartilhado por filmes. “Eu amo thrillers e thrillers psicológicos. Filmes como 2001 e todos os filmes de Hitchcock, e eu sei que esses são inspirações massivas para o Sam”, disse Evans. “Eu sei que ele foi realmente inspirado por isso em sua juventude, e ele carrega isso em muitas de suas coisas. Ele tem esse conhecimento enciclopédico sobre filmes neste gênero.”
Kevin Bacon como Danny
Danny é um construtor local que trabalhou na casa de G.H. Ele também é um sobrevivencialista mais bem equipado do que os Sandfords para lidar com uma crise potencial.
Bacon é conhecido por seus papéis icônicos em muitos filmes, de Footloose a Hollow Man. Então, ele e Esmail trabalharam duro para ancorar Danny nesta história sobre sobrevivência e família. “Kevin transformou o que poderia ter sido um estereótipo clichê de um teórico da conspiração armado em um homem de família firme que queria proteger seus entes queridos a qualquer custo”, disse Esmail.
“Sempre é uma tarefa assustadora quando você está lidando com arquétipos, mas Kevin sabia exatamente até onde ir e recuar, fazendo com que Danny ganhasse vida com muito mais dimensionalidade do que eu poderia ter escrito na página.”