Dirigido por Bruno Barreto e protagonizado por Glória Pires, Flores Raras chega ao catálogo da Netflix fazendo um grande sucesso. Veja os detalhes.
Lançado em 2013, o filme Flores Raras retorna agora ao catálogo da Netflix depois de figurar pelo catálogo do serviço de streaming há alguns anos. O longa, dirigido por Bruno Barreto (O Beijo no Asfalto) é baseado na biografia de Lota de Macedo Soares, uma uma arquiteta e paisagista brasileira que teve um relacionamento com a poeta norte-americana Elizabeth Bishop. O filme conta a história do relacionamento entre essas duas mulheres, que se apaixonam durante o verão de 1951 no Rio de Janeiro.
Qual a história do filme brasileiro Flores Raras?
Lota é uma mulher forte e determinada, que luta para realizar seus sonhos. Elizabeth é uma mulher mais reservada e introspectiva, mas é também uma poeta talentosa. As duas mulheres se complementam e se apaixonam profundamente. No entanto, o relacionamento entre elas é proibido pela sociedade da época, e as duas mulheres enfrentam muitas dificuldades.
Apesar das dificuldades, Lota e Elizabeth conseguem construir um relacionamento forte e duradouro. E mesmo com problemas durante a vida, a história de amor das duas mulheres continua viva até hoje.
O longa foi elogiado pela atuação de Gloria Pires como Lota de Macedo Soares e Miranda Otto como Elizabeth Bishop, além da boa direção de Bruno Barreto que teve apoio total do roteiro de Patricia Melo.
Confira também: Heartstopper 3ª temporada: Provável data de lançamento, enredo e tudo o que sabemos até agora
Elenco de Flores Raras
O filme brasileiro possui grandes nomes do cinema nacional e americano, como:
- Glória Pires como Lota de Macedo Soares
- Miranda Otto como Elizabeth Bishop
- Tracy Middendorf como Mary Morse
- Marcello Airoldi como Carlos Lacerda
- Treat Williams como Robert Lowell
- Lola Kirke como Margaret Bennett
- Marianna Mac Nieven como Malu
- Luciana Souza como Joana
Recepção do público
Flores Raras foi recebido com elogios da crítica. Nos agregadores de críticas da imprensa e público, o filme tem uma classificação de 88% com base em 22 avaliações, com uma nota média de 7,5/10. “Flores Raras é um belo e tocante retrato de um relacionamento amoroso entre duas mulheres em uma época em que isso era proibido. Gloria Pires e Miranda Otto dão atuações notáveis, e o filme é dirigido com sensibilidade por Bruno Barreto.” Dizem as críticas.
O filme também foi um sucesso de bilheteria no Brasil, arrecadando mais de R$10 milhões. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 2014 e arrecadou pouco mais de US$1 milhão.
Curiosidades do filme
O filme é baseado no livro Flores Raras e Banalíssimas, de Carmen L. Oliveira lançado em 1955 e foi rodado no Brasil em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Pelo trabalho no longa, as atrizes Glória Pires e Miranda Otto receberam o Prêmio Guarani de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente, por seus papéis, além do longa ser indicado a diversas categorias em premiações LGBTs espalhadas pelo mundo.
Confira também: Além do Tempo | Do desespero palpável ao luto artificial