0

A terceira temporada acabou com a conclusão de vários arcos narrativos, deixando uma pergunta no ar: o que pode acontecer em Westworld 4?


O terceiro ano de Westworld foi marcado por quedas. A qualidade diminuiu, a audiências despencou vertiginosamente e o amor que a crítica parecia sentir pela série começou a se dissipar. Ainda assim, a série é um dos carros-chefe da HBO e teve uma quarta temporada confirmada pouco antes do fim de Westworld 3.

Nas palavras de Casey Bloys, o presidente de programação da HBO:

“Do parque temático ocidental à metrópole tecnocrática de um futuro próximo, aproveitamos cada detalhe. Mal podemos esperar para ver aonde a visão inspirada deles (Jonathan Nolan e Lisa Joy) nos leva a seguir.”

Mesmo se tratando de uma série cara, Bloys deixou claro que o canal confia no programa. Nesse caso, a pergunta que fica é: o que pode acontecer em Westworld 4?


Esse texto tem SPOILERS! Obviamente…


A trama

westworld 4

Logicamente, ainda não existe nenhum certeza sobre a trama da próxima temporada. Até mesmo porque os criadores nem começaram a escrever os próximos episódios.

Mesmo assim, Jonathan Nolan disse em entrevista ao The Hollywood Reporter que a série possui abertura pra brincar com os gêneros, se reinventando a cada temporada.

Tivemos faroeste, filme de samurai, filmes de guerra, ficção científica. São todas versões do futuro que você viu ao longo dos anos no cinema. Nós brincamos e criamos texto com tudo isso. Então, a ideia de que a próxima temporada será diferente e distinta em gênero das temporadas anteriores? Sim, isso faz parte da estrutura do show.

As Linhas temporais

westworld 4

É verdade que essa temporada não investiu em tantas linhas temporais quanto suas antecessoras. No entanto, isso não significa que as coisas continuarão assim no futuro.

Considerando que a própria cena pós-créditos já estabelece dois períodos distintos, podemos dizer que existe sim espaço para que pelo menos o começo de Westworld 4 se passe em momentos diferentes.

O primeiro deles acompanha o personagem interpretado por Ed Harris numa continuação direta do caminho iniciado durante o tempo regular do episódio. Já a sequência envolvendo Bernard parece estar localizada num futuro não tão próximo assim, visto que o personagem retorna mais empoeirado do que as salas de cinema fechadas pela pandemia.

O que isso significa para a trama de Westworld 4? Aí só Deus sabe, já que Nolan se desviou da resposta sugerindo que tudo não passou de um trote com Jeffrey Wright:

[…] foi apenas um gesto de trote. Estávamos apenas zoando Jeffrey. Nós o cobrimos de poeira e demoramos três horas para fazer isso.


Confira aqui a crítica da terceira temporada de Westworld!

Seria esse o fim de Dolores?

westworld 4

Nos últimos instantes, Dolores encontrou seu fim. Como parte do plano para derrotar Serac e convencer Maeve a se juntar a causa, ela forçou uma conexão no Rehoboam e teve todas as suas memórias apagadas antes de conseguir repassar o controle da inteligência artificial para o Caleb. Mas isso significa que ela morreu?

Segundo a roteirista e produtora Denise Thé (que já trabalhava com Nolan em Person of Interest), sim. Na mesma entrevista concedida ao The Hollywood Reporter, ela disse:

Nós vimos Dolores perecer. Vimos todas as suas memórias serem dolorosamente apagadas. Eu acho que é realmente importante honrar a morte dela […] Ela faz essa escolha incrível para libertar a humanidade. É uma escolha que tem um preço: o sacrifício dela, o preço final […] Essa Dolores realmente completou seu arco. É uma bela analogia de uma criança que cresceu para cuidar de seus pais. Eu acho que é o momento certo para dizer adeus a esta Dolores.

No entanto, vale destacar como uma palavra que pode mudar tudo, já que Thé repetiu duas vezes que era o fim dessa Dolores. Em uma série onde todo mundo já voltou dos mortos em algum momento, isso significa que a personagem pode retornar em outra versão.

Quando questionado sobre o futuro de Evan Rachel Wood na série, Nolan elogiou a atriz e deixou claro que esta personagem realmente se despediu da série. Mas na hora de falar de fato sobre o retorno da atriz em Westworld 4, ele despistou:

Adoramos trabalhar com Evan, mas estamos longe de falar publicamente sobre como é a quarta temporada…

Nesse caso, quem retorna?

westworld 4

A protagonista da série pode ter morrido, mas a terceira temporada girou em torno dela passando o bastão para o seu sucessor, Caleb. Este, por sua vez, se juntou a Maeve depois de derrotar Serac e completar sua missão. Dessa forma, podemos assumir, mesmo sem qualquer confirmação dos criadores, que Aaron Paul e Thandie Newton serão peças centrais de Westworld 4.

Além disso, a suposta morte de Dolores também não significa que seus amiguinhos robôs perderão importância nos próximo episódios. Bernard deve manter sua importância graças ao fato de ter acesso ao Sublime; Charlotte Hale parece estar disposta a conquistar o posto de vilão com seu novo exército de anfitriões; e o Homem de Preto se mantém no centro de tudo através de uma versão robotizada.

Ainda não dá afirmar como cada uma das sementes vai germinar, mas podemos dizer que Jeffrey Wright, Tessa Thompson e Ed Harris devem retornar para Westworld 4.

Quando veremos Westworld 4?

westworld 4

Westworld demorou quase dois anos para estrear sua terceira temporada, logo podemos adiantar sem medo que Westworld 4 não deve chegar as telinhas no próximo ano.

Um fato admitido pelo próprio chefão da HBO. Casey Bloys disse que sempre tenta apressar Nolan e sua equipe, mas admitiu que entende a demora:

À medida que os programas se tornam maiores e mais complicados, acho que mais tempo entre as temporadas vai começar a se tornar normal.

Inclusive, esse longo tempo de espera – que envolve a produção do roteiros, pré-produção, gravação e finalização de inúmeros efeitos visuais – fez com que Jonathan Nolan dissesse não estar tão preocupado com as consequências da pandemia na série:

Nós não vamos gravar nada em um futuro próximo. Primeiro precisamos escrever a quarta temporada, então esse não é um problema com o qual estejamos lidando ainda. Estamos esperando que as pessoas mais inteligentes que nós possam voltar e explicar como isso poderá ser feito com segurança.


Eu preciso admitir que não sei se retorno na próxima temporada, mas espero, particularmente, que pelo menos duas coisas aconteçam: que Maeve volte a crescer depois de ser uma marionete durante Westworld 3; e que o Homem de Preto não assuma esse posto, se tornando nada mais do que um capanga de Charlotte. Thandie Newton e Ed Harris não merecem papéis tão pequenos e vazios.

Mas e vocês: estão ansiosos para Westworld 4? Estão preparados para esperar até 2022 por novos episódios?


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Westworld 3 | A autocópia de Jonathan Nolan

Previous article

Little Fires Everywhere | Conheça a nova série da Amazon Prime Video

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries