Transversais – Crítica | Verdades relativas

Transversais - Crítica | Verdades relativas 4

Documentário cearense sobre a vida de transgêneros, Transversais mostra o verdadeiro significado de militância


O termo “descansa militante” é falado constantemente nas redes sociais, mas a militância que as pessoas pedem para repousar é muito diferente da luta real em que várias frentes como o movimento negro, o movimento sem terra e o movimento LGBTQIA+ por exemplo, tem que enfrentar.

O documentário cearense Transversais usa da militância sensível para trazer a história de diferentes pessoais unidas pela transexualidade, no país que mais mata transexuais no mundo.

Transversais - Crítica | Verdades relativas 5
Foto: Divulgação Mix Brasil 2021

Qual o enredo de Transversais?

Uma investigação do cotidiano, das dificuldades e dos sonhos de cinco pessoas transgêneros que moram no Ceará, no nordeste brasileiro.

O filme é uma adaptação da série de TV homônima, censurada pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, numa transmissão ao vivo nas redes sociais, em agosto de 2019.

O que achamos do documentário?

Transversais começa com dados: a cada ano, 175 pessoas transgêneros são assassinadas, o que equivale em média 2 mortes a cada dois dias. Após isso, o documentário de Émerson Maranhão caminha de forma convencional, utilizando-se de depoimentos, inserts e voice over.

A diferença está no tema e claro, na realidade cearense, seja ela interiorana ou não. Transversais mostra a ignorância, o preconceito e a maldade humana, mas também está disposto a apresentar que existe muita gente boa no mundo, que apesar de fazer o mínimo ao permitir ao indivíduo ser o que ele quiser, ressalta o poder da aceitação.

transversais
Foto: Divulgação Mix Brasil 2021

Maranhão uso o micro para entender o macro, e a medida que se aprofunda nas histórias de seus ricos personagens (com os nomes sendo revelados aos poucos), vai evidenciando similaridades e diferenças, seja nas relações com a família, sociedade, trabalho e até religião.

Há em Transversais um discurso sobre o que é feminilidade e masculinidade, a desconstrução não forçada, e a construção e quebra de vínculos. Negociações são feitas, mas a que custo?

Existe riqueza em verdades relativas, e nessas histórias que se encontram e emocionam. Limitar o direito do outro de existir é algo cada vez mais incompreensível, por isso a militância segue sem pregar o olho. Atenta. E com razão.


Filme visto no 29ª Festival Mix Brasil, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro de 2021.

Mais informações: https://mixbrasil.com.br/

Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Transversais - Crítica | Verdades relativas 6

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Alerta Vermelho é o novo filme blockbuster disponível na Netflix

Alerta Vermelho | Um guia completo com o elenco do filme da Netflix

Next Post
Leading Ladies - Crítica | Protagonistas da própria história 9

Leading Ladies – Crítica | Protagonistas da própria história

Related Posts