AODISSEIA
Especial

TOP 15: Séries clássicas pra hora do “almoço” (Parte 1)

Aquele episódio de 20 minutos que pode te acompanhar até no dia mais corrido...


3 de setembro de 2019 - 14:35 - Flávio Pizzol

Chegou a hora de conferir algumas séries clássicas que são perfeitas para a hora do almoço!


Talvez estejamos falando com alguém que faça suas refeições na frente da televisão e precise de uma companhia midiática que dure o exato tempo do prato. Talvez estejamos pensando em alguém que use o seu curto horário de almoço não só para comer, como também para relaxar antes de encarar a correria do escritório novamente. Ou, quem sabe, estejamos falando de alguém que aproveita qualquer pequeno trajeto de ônibus para se entreter um pouquinho. Não podemos afirmar com certeza quem seria o protagonista da nossa história, mas podemos garantir que todos eles se encaixariam nesse perfil de pessoas que precisa aproveitar qualquer sobra de tempo para colocar suas séries em dia.

Uma missão que, apesar da facilitação oferecida pelos celulares e seus aplicativos, funciona melhor quando o espectador escolhe aquelas séries curtinhas cujos episódios não passam de meia hora de duração. Aquelas séries rápidas que se encaixam em qualquer espaço de tempo sem exigir sequer que o botão de pause seja pressionado. Aquelas séries que, por serem, em sua maioria, comédias, transportam o público para um universo mais leve que diverte até a mais atarefada das pessoas.

Pensando nisso, vasculhamos os principais serviços de streaming disponíveis no país em busca dessas séries que cujo super-poder é justamente cair como uma luva em qualquer horário. E o resultado dessa pesquisa vai ser um post dividido em três partes com temáticas diferentes, começando com algumas produções televisivas que ganharam status de clássicas após seus respectivos encerramentos não tão recentes assim.

OBS 1: Essa lista não tem ordem de preferência…


1) Friends (Disponível na Netflix)

Considerada por alguns como a rainha das comédias americanas, Friends retrata a vida de seis amigos que aprontam todas pelas ruas de Nova York. Uma história preenchida por amizades verdadeiras, romances, loucuras e muitas participações especiais que certamente combinam com um horário de almoço leve e despretensioso. E, além disso, vale lembrar que a série pode estar com os dias contados na Netflix, considerando que o futuro serviço de streaming da Warner já vai tirá-la em breve do catálogo americano. Em outras palavras: pode ser sua última chance de ver esse clássico dos anos 90.

2) Seinfeld (Disponível no Amazon Prime Video)

A série que, querendo ou não, é a mãe dos sitcoms modernos. A série que todo mundo (incluindo Friends e How I Met Your Mother) usou como inspiração ou até mesmo copiou quando decidiu contar a história de algum grupo de amigos vivendo na mesma cidade. A série que entrou para a história da televisão por falar sobre nada em meio a stand-ups de Jerry Seinfeld, momentos brilhantes de uma recém-revelada Julia Louis-Dreyfus e situações cotidianas completamente fora da caixinha que provavelmente vão animar o seu almoço.

3) Two and a Half Men (Disponível no Amazon Prime Video)

Dois amigos improváveis e uma criança que convivem de maneira bizarra dentro de uma casa na frente da praia, seguindo basicamente o padrão de tramas de boa parte das séries que vamos citar aqui. Two and a Half Men não tem nada de inovador, mas fez história na indústria televisiva antes de mergulhar em confusões que foram destruindo os seus pilares aos poucos. Isso levou a série para um final que eu não posso recomendar, mas também não vou ignorar o fato de que as primeiras temporadas podem ser bem divertidas.

4) Parks and Recreation (Disponível no Amazon Prime Video)

Saindo dos grupos de amigos que dividem apartamentos, bares e cidades, vamos para o primeiro exemplar de uma trinca de séries clássicas que retratam o dia-a-dia em empresas/escritórios: Parks and Recreation. E como o próprio nome já adianta, o programa retrata o trabalho dos burocratas do aparentemente inútil Departamento de Parques e Recreações de Indiana, aproveitando o percurso para fazer muitas críticas políticas e apresentar vários humoristas que foram direto para Hollywood. Tudo resultado de um humor fora do comum que merece sim ser experimentado em alguma pausa do trabalho.

5) The Office (Disponível no Amazon Prime Video e na Globoplay)

E, se Parks and Recreation é uma obra que merece ser reconhecida, não podemos continuar essa lista sem uma das séries mais importantes da televisão americana quando o assunto é dia-a-dia no trabalho. Usando o – incomum, na época – formato de documentário falso, The Office brinca com os maiores clichês do mundo empresarial através de críticas ácidas e piadas politicamente incorretas que ganham vida nas bocas de estrelas como Steve Carrell e John Krasinski. Uma recomendação imperdível!

6) 30 Rock (Disponível no Amazon Prime Video)

Para terminar essa parte da nossa lista, chegou a hora de falar sobre essa série que mistura a vida de escritório e os bastidores da indústria televisiva com uma carga de metalinguagem e genialidade que só Tina Fey consegue tirar do papel. Uma obra de puro brilhante que deve ser parte obrigatória da lista de qualquer apaixonado por séries, justamente por retratar os bastidores de um estúdio de grande porte com agilidade, acidez e doses de talento que nomes como Alec Baldwin colocam na mesa sem nenhuma dificuldade.

7) Chaves (Disponível no Amazon Prime Video)

Agora, que tal sair do circuito de séries americanas para lembrar rapidamente que Chaves também tem alguns episódios disponíveis em serviços de streaming. Uma dica certeira para aqueles que querem aproveitar o restinho do almoço ou a volta para casa ao lado de personagens que marcam a infância dos brasileiros há, pelo menos, trinta anos. Diversão e nostalgia em seus formatos mais puros!

8) Um Maluco no Pedaço (Disponível na Netflix e no Amazon Prime Video)

Continuando no universo das dicas nostálgicas, também precisamos falar sobre Um Maluco no Pedaço. A série que, além de apresentar o talento de Will Smith para o mundo, marcou a infância de diversos espectadores no mundo todo com um humor que se dividia perfeitamente entre o “ingênuo” e o ácido, uma musicalidade que permanece viva através das dancinhas do Carlton e até mesmo alguns episódios cheios de emoção. Uma boa pedida para seu horário de almoço, não é?

9) Mr. Bean (Disponível no Amazon Prime Video)

E, caso você queira ir ainda mais longe nessa viagem nostálgica, uma boa ideia pode ser pegar carona no humor completamente físico e nonsense de Rowan Atkins e seu Mr. Bean. Uma série clássica que consegue divertir até hoje graças a universalidade dos temas e das ações conduzidas pelo personagem. É um humor puro que não envelhece e funciona perfeitamente como rota de fuga para a correria do seu dia.

10) Todo Mundo Odeia o Chris (Disponível na Globoplay)

Um clássico entre as comédias americanas sobre o cotidiano que se tornou um clássico da televisão aberta brasileira graças aos inúmeros reprises promovidos pela Record. Agora, a série mudou de casa e se transformou numa oferta perfeita para quem quer alguns minutos de diversão na tela do celular. Ou até mais do que isso, já que o retrato hilário da vida de Chris Rock também oferece algumas doses bem-vindas de reflexão sobre temas pesados como o racismo.

11) A Grande Família (Disponível na Globoplay)

Um clássico da televisão aberta que, comprovando seu valor, continua marcando índices razoáveis de audiência com seus reprises durante a tarde. Mas talvez você, que não consegue acompanhar a reexibição naquele horário, queira rever Lineu, Nenê, Tuco, Bebel, Agostinho Carrara e tantos outros que continuam em alta nos dias de hoje. Ou, quem sabe, você queira conhecer essa família muito ouriçada pela primeira vez. Em qualquer um dos casos, é só abrir um aplicativo e curtir a série em qualquer lugar ou horário.

12) Will & Grace (Disponível na Globoplay)

Mais uma sitcom sobre amigos vivendo em Nova York, Will & Grace conta com o diferencial de ser uma das primeiras obras desse tipo a ter um protagonista abertamente homossexual desde o início. Mais do que isso, a série caminhou contra as probabilidades e usou seu humor afiado para se tornar um sucesso indiscutível desde sua primeira exibição em setembro de 1998. Uma dica preciosa de série rápida e divertida para a “hora do almoço” que ainda conta com um retorno triunfal em 2017.

13) Mad About You (Disponível na Globoplay)

Exibida durante boa parte da década de 90, Mad About You tem como tema principal as neuroses de um casal que acabou de mudar para Nova York (sempre ela…) com seu cachorro que persegue ratos invisíveis. Uma premissa simples que se revela muito engraçada graças às piadas universais sobre relacionamento, à montagem certeira e a algumas referências que incluem até mesmo pequenos crossovers com Friends e Seinfeld.

OBS 1: Vai ganhar uma continuação com o elenco original em breve, logo esse seria um bom momento para colocar tudo em dia.

14) Os Normais (Disponível na Globoplay)

Escrita pela saudosa Fernanda Young ao lado do seu marido Alexandre Machado, a série brasileira acompanha dois noivos que passam por situações inusitadas em pleno Rio de Janeiro. Um texto brilhante que também ganhou o cinema e inspirou outras inúmeras obras com seu humor ágil e extremamente ácido que ainda inovava nas constantes quebras da quarta parede ou nas improvisações que encerravam cada episódio. Um clássico nacional que merece ser visto.

15) Californication (Disponível na Netflix e na Globoplay)

Exemplar mais picante dessa lista, Californication acompanha as desventuras (muitas vezes sexuais) de um escritor que se muda para Los Angeles com o objetivo de vencer uma espécie de bloqueio criativo. Uma jornada – recomendada para maiores de 18 anos – cheia de metalinguagem e piadas politicamente incorretas que seguem justamente o estilo e seu protagonista alcoólatra, mulherengo e quase niilista. Talvez não seja a dica mais universal desse pacote, mas é uma pedida bastante curiosa para um almoço.


Menção honrosa: How I Met Your Mother

Uma das minhas séries favoritas da vida, How I Met your Mother (que é, obviamente, melhor que Friends) só ficou de fora da lista oficial por não estar disponível, no momento, em nenhum dos serviços de streaming disponíveis no Brasil. No entanto, é possível que você consiga achar a série em sites especializados ou algum canal da TV por assinatura. Caso isso aconteça, pode ter certeza que a longa jornada amorosa de Ted e seus amigos tem todos os ingredientes necessários para ser uma ótima companhia para a hora do almoço.