melhores discos da década
0

Uma lista bem diversificada com os nossos melhores discos da década


Bem amigos, chegou a dura tarefa de escolher os discos que fizeram parte dessa década. Sim, suei pra fazer um Top 15 dos melhores discos da década que se destacaram e estiveram presentes nas paradas e em boa parte das minhas playlists. 

Mas antes, precisamos lembrar que é incontestável como os serviços de streaming mudaram por completo a nossa forma de consumir música.

Agora passamos mais tempo conectados aos nossos artistas favoritos e a todo tipo de novo lançamento que é disponibilizado nas plataformas digitais.

Vamos ao que interessa: 

 

15 –  Alabama Shakes – Boys & Girls (2012)

Um dos nomes mais citados no ano de 2012, o quarteto norte-americano Alabama Shakes estreou recebendo diversos elogios da crítica especializada. Com o primeiro disco da banda, Boys & Girls, lançado em 2012, chegou com tudo nas paradas de sucesso mundial e na época conquistou a oitava posição na Billboard. Com um som que passeia pelo rock, blues e soul, a banda conta com os riffs e voz da cantora Brittany Howard, que muito lembra à de Amy Winehouse, ou seja, pode favoritar o álbum e curtir o primeiro dos nossos melhores discos da década.

 

14 – Kanye West – My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010)

Mesmo polêmico, egocêntrico e o que mais você achar de Kanye West, precisamos acrescentar seu quinto álbum My Beautiful Dark Twisted Fantasy, nesse Top 15. Recheado de participações como Rick Ross, Justin,Pusha T CyHi The Prynce, Bon Iver, John Legend entre outros artistas, vale a pena destacar no álbum o som pesado de “Hell of a Life” e  “Monster” com participações de Nicki Minaj e JAY-Z. My Beautiful Dark Twisted Fantasy é classificado como um trabalho conceitual sobre como Kanye é incapaz de lidar com as expectativas e corações partidos de seus fãs.  

 

13 – Dead Fish – Ponto Cego (2019)

Diante de tudo o que vem acontecendo no cenário social e político nacional, Ponto Cego, oitavo disco de estúdio da banda capixaba Dead Fish se torna importantíssimo e garante o seu lugar aqui na lista. Considerado o ponto alto na discografia do grupo, Ponto Cego traz em suas músicas uma mensagem curta, grossa e com pura autonomia. Com um o conceito bem feito, que com atenção o título do álbum é citado em todas as letras do álbum. Aperte o play e confira!

 

12 – Fresno – sua alegria foi cancelada (2019)

A sua alegria foi cancelada nome do recém lançado álbum e que carimba a maturidade e um novo jeito de escutar a banda Fresno. Com uma tristeza impregnada pela falta de esperança num mundo cada vez mais esquisito, esse disco entra facilmente para o nosso TOP 15. Se você ainda não conhece, vale a pena tirar um tempo para escutar o disco e ler a resenha que fizemos sobre sua alegria foi cancelada (veja nosso texto aqui)

 

channel orange melhores discos da década

 

11 – Frank Ocean – Channel Orange (2012)

Na nossa décima primeira posição dos melhores discos da década, está Frank Ocean com o seu talento incontestável não poderia passar despercebido.

Lançado em 2012, o disco Channel Orange traz grande canções e expõe um R&B místico e letras que soam com um desabafo.

Com participações de John Mayer e Andre 3000, Channel Orange tem uma vibe impressionante e que faz jus ser considerado um dos melhores lançamentos de 2012. Dica: pega o teu melhor fone e aprecie sem moderação!

 

10 – Janelle Monáe – Dirty Computer (2018)

Sexual e poderoso, o álbum Dirty Computer da cantora Janelle Monáe nos apresenta uma mistura de Pop e R&B e uma Monaé segura de si. Explorando a própria sexualidade, Dirty Computer também faz reverência às mulheres e a diversidade, temas mais que importantes em qualquer época.

 

9 –  Criolo – Convoque Seu Buda (2014)

Convoque Seu Buda considerado o amadurecimento de Criolo, foi sucesso entre a crítica especializada. Convoque Seu Buda reúne o Samba, Reggae, Rock e o Forró numa mistura mais que brasileira. O disco traz mais do que nunca, o debate sobre diferenças de classes, problemas sociais e também referências como Naruto e ao famoso jogo GTA. Pare um tempinho para escutar e dê uma atenção para a faixa Plano de Vôo com a participação de Síntese.

 

8 – Lorde – Melodrama (2017)

Considerada lenda pela crítica, o disco Melodrama da cantora Lorde lançado em 2017, garante o seu lugar no nosso Top 15 pela maturidade artística e por não ser um disco comum. Não precisamos dizer muita coisa, aperte o play e sinta a potência.

 

7 – Baco Exu do Blues – Bluesman (2018)

Com nove faixas que somam 30 minutos, Bluesman de Baco Exu do Blues é o álbum que não precisa ser explicado, apenas apreciado.

Cada faixa do álbum é uma porrada que transpassa qualquer sensação além dos ouvidos. Tira um tempinho para escutar e depois volta aqui pra dizer: é bom mesmo!

Baco Exu do Blues entra com louvor nos nossos melhores discos da década.  

 

é um dos melhores discos da década

 

6 – Emicida – AmarElo (2019)

É com a versatilidade que o disco AmarElo de Emicida marca sua presença em nossa lista. Passeando por rimas, gêneros e uma sensibilidade em tratar assuntos cotidianos, Emicida nos presenteia com um disco que nos leva a crer que podemos salvar o mundo com amor e empatia. É diferente do rap agressivo que a gente espera escutar, mas tenha certeza que esse álbum vai te conquistar. 

 

5 – Haim – Day Are Gone (2013)

Days Are Gone (2013) é o disco de estreia das irmãs, Haim. Contendo um pop corajoso que mescla anos 70/80 em um identidade bem construída, Days Are Gone traz a sonoridade honesta e essência única desse trio de irmãs. 

 

4 – Billie Eilish – when we all fall asleep, where do we go? (2019)

Lançado no início deste ano, when we all fall asleep, where do we go? é o primeiro álbum de Billie Eilish, cantora que com apenas 17 (na época do antes lançamento) se tornou um fenômeno na música pop. Transitando por diversos estilos como pop, hip hop e R&B, suas letras beiram ao duplo sentido, fazendo com que o ouvinte escolha como se identificar. Se você ainda não sabe do que estamos falando, conheça mais sobre ela aqui. (veja nosso texto)

 

3 – Pink – Beautiful Trauma (2017)

É inegável o poder artístico de P!nk, e nada mais justo do que exaltar essa cantora e este álbum em nossa lista. Sétimo álbum da carreira de P!nk, Beautiful Trauma carrega com ele uma energia fora do comum que enaltece todo o poder vocal da artista, os corais, letras fortes e batidas dançantes. Fato curioso: De acordo com a Billboard, P!nk recentemente conquistou o posto de turnê feminina mais lucrativa da década, após encerrar a Beautiful Trauma World Tour.

A turnê arrecadou cerca de R$ 1,6 bilhões e mais de 3 milhões de ingressos vendidos de 2018 a 2019, ou seja, a décima maior bilheteria de todos os tempos e nossa terceira colocação nos melhores discos da década. 

 

2 – Adele – 21 (2011)

Decepções amorosas e sofrimento são ingredientes primordiais no álbum 21, de Adele. Conquistando uma legião de fãs, batendo todos os recordes possíveis, o disco 21 além de ser o disco mais vendido de todos os tempos – desbancando a pirataria e os serviços de streaming na época – garantiu à cantora 6 troféus no grammy em 2012. Não precisamos dizer mais nada, não é mesmo?

 

 

1 – Beyoncé – Lemonade (2016)

Beyoncé nem é gente, é diva!

Lemonade é um disco visceral e coeso e que se mantém firme no que se propõe. Além de compor, dirigir, produzir  e participar de todo o processo referente ao disco, Beyoncé trouxe influências e participações de grandes nomes da música da atualidade como The Weeknd, James Blake, Kendrick Lamar e Jack White. Beyoncé entra, sem discussão nenhuma, na primeira posição dos melhores discos da década. 

Como bem diz na descrição do Tidal o Lemonade é “Um projeto conceitual baseado na jornada de autoconhecimento e cura de todas as mulheres”.

Os vencedores do Globo de Ouro 2020

Previous article

Os filmes mais esperados de 2020 (Parte 1)

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Músicas