0

 

O Natal chegou e não tem como resistir a esse clima de tranquilidade, paz e reunião com a família. E para aproveitar esse momento, você pode deixar de lado o especial da Globo e reunir todo mundo para assistir um ótimo filme. Por isso, nós preparamos um Top 15 especial com os nossos melhores filmes de Natal.

No entanto, é sempre importante lembrar que as escolhas são pessoais e baseadas emdois quesitos principais: ter nos marcado de alguma forma e, logicamente, ter boa parte da sua história se passando no Natal ou próximo deste.

 

15) Feliz Natal (2005)

Um filme pouco conhecido que conta a já conhecida história do dia em que as tropas deram uma trégua na Primeira Guerra Mundial para comemorar o Natal. Não é um filme espetacular, mas consegue levar todo o clima dessa época para dentro de um contexto muito mais sombrio e triste. É um pelo exemplo do poder do Natal.

 

14) O Natal de Charlie Brown (1965)

Esse filme (ou curta-metragem, no caso) não da minha época, mas eu não poderia excluir uma animação tão doce que usa a personalidade sonhadora do Snoopy e o jeitinho dramático de Charlie para falar sobre o Natal. Não precisa de mais nada para se tornar imperdível!

 

13) Um Herói de Brinquedo (1996)

Dentro de uma leva diversificada de filmes de comédia estrelados por Arnold Schwarzenegger, esse é um dos que mais marcou minha infância. Afinal, Um Herói de Brinquedo usa a genial mistura entre a entrega de presentes e nosso grande Arnold interpretando um super-herói.

 

12) O Grinch (2000)

Uma lista de Natal não seria uma lista de Natal sem a adaptação de um conto tão clássico no mundo inteiro. Posso até concordar que esse não é o melhor filme de nossas vidas, mas é impossível não lembrar de Jim Carrey e todas as Sessões da Tarde especiais de final de ano.

 

11) O Milagre da Rua 34 (1994)

Esse é o primeiro item dessa lista que pode não fazer tanto sentido, porque essa história tem duas versões. A antiga, datada de 1947, é claramente melhor, mas eu decidi colocar a versão de 1994, simplesmente porque ela também marcou minhas tardes livres de férias.

 

10) Gremlins (1984)

Existe um filme de terror não poderia faltar nessa lista, principalmente se ele for lembrado com tanta frequência até hoje. Gremlins é um conto que se inicia em um presente de Natal que se transforma em uma grande confusão quando o protagonista não segue as regras. Uma boa chance de unir diversão, sustos e bons ensinamentos para as crianças.

 

9) Os Fantasmas de Scrooge (2009)

Essa é uma história que deve ter sido mais adaptada do que a própria Bíblia, então não poderia ficar de fora dessa lista. A sua versão que mais me marcou foi um pequeno desenho estrelado pelo Mickey e pelo Tio Patinhas, mas eu preferi ser mais óbvio e escolher uma ótima animação por captura de movimentos, dirigida por Robert Zemeckis e estrelada por Jim Carrey.

 

8) O Expresso Polar (2004)

expresso_polar_filmes_natal_odisseia

A questão é que o mesmo Robert Zemeckis já dirigiu outro filme sobre o Natal com o mesmo estilo e ele representa o clima desse momento com muito mais força e originalidade. A qualidade dos efeitos é mais fraca em relação ao anterior, mas a história é muito mais divertida e cativante.

 

7) Esqueceram de Mim 2 (1992)

Agora é hora de reunir um exemplar perfeito da mistura entre história cativante, clássico da Sessão da Tarde e Natal: Esqueceram de Mim 2. Um filme extremamente divertido que animou os dias de várias pessoas que nasceram nos anos 90 e, por isso, não poderia ficar de fora.

 

6) Simplesmente Amor (2003)

Tido por muitos como o melhor filme natalino, esse romance que usa a velha tática das histórias soltas que se amarram no final nunca me chamou tanta atenção. Ainda assim, ele é divertido, tem um bom elenco e pode resultar em um bom tempo para quem gosta do gênero.

 

5) Duro de Matar (1988)

duro_de_matar_filmes_natal_odisseia

Outro filme que não é da minha época, mas se tornou um objeto cultural intimamente conectado ao Natal. Afinal de contas, não tem como não se divertir com as loucuras e com a coragem de um policial que só queria passar um feriado tranquilo com sua família. Todos nós gostamos mais dele preso em um prédio com muitos bandidos!

 

4) Esqueceram de Mim (1990)

esqueceram_de_mim_filmes_natal_odisseia

Eu coloquei a continuação, então obviamente não podia me esquecer do original. O primeiro longa da franquia se passa na mesma época, mas acerta em cheio na hora de mostrar o garoto se virando sozinho dentro de casa. Vai dizer que você nunca sonhou com nada daquilo ou ficou esperando os ladrões chegarem quando sua mãe não estava em casa?

 

3) Edward Mãos de Tesoura (1990)

Esse é o segundo item discutível dessa lista, já que o longa, dirigido por Tim Burton, não se passa totalmente no Natal ou usa a data como ponto de partida para a história. Entretanto ele me marcou durante a infância e tem uma mensagem de aceitação que tem tudo a ver com o fim de ano e com o nosso momento social.

 

2) O Estranho Mundo de Jack (1993)

Essa animação, que também é fruto da mente de Tim Burton, merece um lugar na lista por ser simplesmente genial. Uma brilhante mistura de gêneros, uma direção perfeita e mais um pouco de mensagens de aceitação. Um prato cheio para assistir nessa noite!

 

1) A Felicidade não se Compra (1946)

E chegamos ao fim da lista com o seu filme mais antigo e mais reprisado durante essa época na televisão americana. E não poderia ser diferente quando se fala desse longa de Frank Capra que, além de ser brilhante, tem tudo a ver com o Natal e toda a importância não material da época.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Goosebumps – Monstros e Arrepios

Previous article

As Mulheres em 2015

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes