Os 15 Melhores Filmes de Terror

Esse não seria o primeiro TOP 15 do blog, por isso vou pular toda a introdução explicativa que vai estar presente no outro post, que sai no dia 5 de novembro. Ao invés disso, só preciso dizer que não resisti ao clima do Halloween e decidi escrever sobre os melhores filmes de terror de todos os tempos.

Os critérios de escolhas são bens simples: o filme precisa ter qualidade no todo, precisa ser um terror em sua constituição (muitos outros filmes que tem apenas alguns aspectos aterrorizantes não entraram aqui) e precisam dar medo. E devo admitir que, mesmo sendo uma obra-prima, um longa de terror só entra nessa lista quando dá susto, incomoda e te faz roer todas as suas unhas. No mais só volto a ressaltar que essas são escolhas pessoais e bora para o TOP 15!

 

15) Jogos Mortais (2004)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 4

Eu não sou um grande fã de Jogos Mortais, porque não é o tipo de terror que me interessa por ser basear na violência gratuita para gerar o medo. Eu prefiro muito mais aquele filmes que mexem mais com o psicológico do que com o nojo, mas tenho a humildade de admitir que Jogos Mortais tem qualidades, é bem dirigido e teve sua importância dentro da história do gênero.

 

14) O Nevoeiro (2007)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 5

Esse aqui é um bom exemplo de um filme que não é tão bom no todo, mas sabe lidar com a tensão e com o medo de uma maneira que é marcante. Poderia ter um roteiro melhor e um elenco mais focado, mas tem um final que atinge o psicológico em cheio e causa mais agonia e desespero do que muitos outros dessa lista.

 

13) Deixe-me Entrar (2010)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 6

Eu tinha plenas certezas de que esse retrato dos vampiros merecia um lugar na minha lista, só não sabia de deveria colocar o original sueco ou o remake americano. Depois de algumas ponderações, decidi colocar o americano por gostar um pouquinho mais da direção de Matt Reeves com seus ótimos planos-detalhe e do elenco, que é encabeçado por Chloë Grace Moretz.

 

12) A Invocação do Mal (2013)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 7

Esse daqui é o filme mais novo da lista e a comprovação que eu precisava do talento de James Wan, criador de Jogos Mortais, como reinventor do gênero. Passa longe de ser um filme perfeito e não é o mais amedrontador da lista, mas tem um roteiro que só erra no finalzinho, um elenco comprometido com a história e uma direção espetacular de Wan. Vale a pena!

 

11) Drácula de Bram Stoker (1992)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 8

Já esse daqui é definitivamente o filme menos aterrorizante da lista, basicamente porque ele é, assim como o decepcionante A Colina Escarlate, muito mais um romance gótico do que um longa de terror. Ele nasceu da intenção de adaptar o Drácula de uma maneira mais fiel ao livro e isso resulta em um longa que acerta na retratação do monstro e no suspense sem se esquecer da parte técnica, que é brilhante e vencedora de vários Oscar.

 

10) Pânico (1996)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 9

O décimo lugar da lista é um grande exemplo de um casamento perfeito de gêneros, já que balanceia uma dose muito interessante de sustos, sangue e assassinatos com várias referências a cultura pop algumas zoeiras envolvendo todos os clichês do gênero. Isso fez dele um sucesso de critica e bilheteria, que viria a ser aclamado e revisitado até hoje com a série da MTV.

 

9) A Bruxa de Blair (1999)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 10

Esse aqui sim é um filme que dá muito medo e, pessoalmente, me rendeu alguns pesadelos. Entretanto, o que deixa A Bruxa de Blair mais interessante é a quantidade mínima de dinheiro que foi utilizada na produção e como isso foi o suficiente para gerar gritos e uma certa revolução no gênero. Afinal sem ele não existiriam tantas outras franquias, como Atividade Paranormal e REC.

 

8) A Morte do Demônio (1981)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 11Os 15 Melhores Filmes de Terror 12

A partir daqui vai ficar muito mais claro que esse é o tipo de terror que eu mais gosto, porque o longa dirigido por Sam Raimi é mais um produzido com pouco dinheiro e envolvido com uma boa dose de comédia. Na verdade, A Morte do Demônio é simplesmente um dos filmes trash mais assustadores, marcantes e divertidos de todos os tempos.

 

7) O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 13

E a partir daqui a lista começa a ser preenchida por filmes que marcaram época e – querendo ou não – são grandes referências para os longas anteriores. O Massacre da Serra Elétrica merece esse título pela qualidade da sua produção, garantida por uma direção inventiva de Tobe Hooper e uma quantidade assustadora de sangue e sustos, além dessa belíssima cena ao pôr-do-sol.

 

6) O Bebê de Rosemary (1968)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 14

Esse aqui é um exemplar tão assustador quanto O Massacre da Serra Elétrica e outros que ainda vão aparecer aqui, mas o longa de Roman Polanski marca muito mais pelo seu conteúdo, principalmente se tratando de uma direção milimétrica que me apresentou os travellings pelos corredores e o poder de uma trilha sonora. Seria impossível fazer essa lista sem ele.

 

5) A Noite dos Mortos Vivos (1968)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 15

Do mesmo ano que O Bebê de Rosemary vem aquele que é o ponto de partida para uma das maiores febres da atualidade: os zumbis. É um filme definitivamente importante esteticamente e culturalmente (segundo a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos), já que a cultura pop seria muito diferente sem a criatividade, a subversão e as criticas sociais promovidas por George Romero. Pode ter certeza que nem The Walking Dead conseguiria ser esse fenômeno todo.

 

4) Os Pássaros (1963)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 16Os 15 Melhores Filmes de Terror 17

O filme mais antigo da lista tinha que estar atrelado ao verdadeiro mestre do terror e do suspense, Alfred Hitchcock, mas foi pessoalmente complicado decidir qual era o principal gênero dessa obra. No final das contas, decidi levar Psicose para o suspense e deixar Os Pássaros como o terror que ele merece ser, porque é incrível rever esse longa e perceber que ele ainda causa muito medo, mesmo com efeitos muito inferiores aos de hoje. Essa é a verdadeira prova da genialidade de alguém que sabia que o clima é muito mais importante que um monstro feito em computação gráfica saindo da tela em 3D.

 

3) O Exorcista (1973)

Os 15 Melhores Filmes de Terror 18

Esse é outro filme que não tinha como ficar de fora dessa lista, afinal o gênero e as noites não seriam a mesma coisa sem O Exorcista. Um roteiro forte, um elenco excepcional e uma direção rigorosa e perfeita de William Friedkin foram os ingredientes perfeitos para esse filme fosse uma das coisas mais assustadoras e lucrativas já feitas no mercado do terror. Você pode até não gostar, mas vai dizer que não treme um pouquinho quando lembra do pescoço da doce Linda Blair dando o 360º mais sinistro de todos os tempos?

 

2) Tubarão

Os 15 Melhores Filmes de Terror 19

Esse é mais um filme da lista que me deixou um pouco na dúvida sobre o gênero, mas aí eu lembrei do medo e da tensão que eu senti em todas as vezes que assisti o longa de Steven Spielberg e tive que colocá-lo aqui. Isso aconteceu porque Tubarão não é só um dos meus terrores favoritos como é um dos melhores filmes de todos os tempos e um dos responsáveis por vários mudanças dentro da maneira de fazer os filmes chamados blockbuster.

 

1) O Iluminado

Os 15 Melhores Filmes de Terror 20

E por fim, eu não poderia deixar de dar o primeiro lugar para um filme que consegue me prender, me fazer roer as unhas do pé e me dar sustosa como nenhum outro. E para melhorar, O Iluminado ainda é brilhantemente dirigido por Stanley Kubrick, um dos meus diretores favoritos, e estrelado por um Jack Nicholson extremamente surtado. Não me importo nem um pouco com o desgosto de Stephen King, autor do livro original, e coloco esse como um dos meus filmes favoritos do gênero e da história do cinema.


OBS 1: Existem alguns filmes que tem bastante terror, mas mesmo assim eu deixei eles para as listas de outro gêneros. Como bons exemplos temos Sexto Sentido e Psicose, que são suspenses, Alien – O Oitavo Passageiro, que é na sua maior parte uma ficção científica, e O Estranho Mundo de Jack, que é uma animação.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Sicário – Terra de Ninguém

Next Post

Ponte dos Espiões

Related Posts