AODISSEIA
Especial

TOP 15 Os Melhores Filmes de Romance

Lista publicada originalmente em 11 de junho de 2016!


12 de junho de 2019 - 13:00 - Flávio Pizzol

Não, eu não gosto de comédias românticas e afins, mas o dia mais romântico do ano chegou e não tem nada melhor do que assistir do que assistir um filme de romance coladinho com o seu amor. Pensando nisso, eu decidi reunir alguns longas que marcaram épocas, anos ou gerações por colocarem o amor em primeiro plano durante a maior parte do seu desenvolvimento. Ou seja, só um beijinho no final não conta.

Alguns clássicos e bons filmes recentes, como “Ghost”, “Uma Linda Mulher” e “Cidades de Papel” ficaram de fora, mas você não vai mais ter desculpa para escolher os mesmos filmes de romance água com açúcar de sempre. Como o amor é presença garantida em muitos longas, a sua saída pode ser uma comédia (calma que Deadpool não conta…), um drama ou um romance puro. O importante é não assistir os clichês e medianos “Diário de uma Paixão” e “Um Amor para Recordar” pela milésima vez.

15) Simplesmente amor (2003)

Simplesmente2

A típica comédia romântica que junta várias histórias diferentes em torno de um só tema. Um recurso muito utilizado naqueles péssimos longas sobre datas comemorativas que mostra todo o seu potencial quando encontra a direção de Richard Curtis, um pouquinho de humor britânico e um elenco genial, incluindo Colin Firth, Bill Nighy, Liam Neeson, Hugh Grant, Emma Thompson, Keira Knightley, Alan Rickman, Rowan Atkinson e até nosso brasileiro Rodrigo Santoro.

14) Orgulho e Preconceito (2005)

orgulho-e-preconceito-2005

Da típica comédia romântica para o típico romance de época britânico com uma das adaptações mais recentes do livro de Jane Austen. Uma história adaptada em diversas épocas com vários formatos diferentes (inclusive com zumbis no início desse ano) que encontra sua forma mais clássica com um ótimo elenco e a direção segura de Joe Wright. Um clima perfeito para o friozinho, não é?

13) Como se fosse a primeira vez (2004)

xpyqjzyv62

Um dos participantes mais batidos dessa lista é um daqueles filmes repetidos milhares de vezes nas tardes da Globo. Um dos poucos filmes do Adam Sandler que funciona do início ao fim, misturando o bom romance com comédia escrachada e sua divertida vibe havaiana. Com o perdão da piada ruim, ele merece ser assistido como se fosse a primeira vez.

12) Amor à toda prova (2011)

CSL-FP-008

Uma das grandes surpresas de toda a minha vida cinéfila e, por acaso, um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. É impossível não gostar de Steve Carell, Juliane Moore, Emma Stone e Ryan Gosling tirando proveito de um roteiro brilhante que amarra várias histórias com brilhantismo enquanto mistura drama, comédia e romance de forma única.

[Disponível na Netflix]

11) Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989)

when-harry-met-sally-original1

Quase todo mundo já esbarrou de alguma maneira na maravilhosa cena do orgasmo dentro da lanchonete, então eu não teria como deixar de colocar o longa estrelado por Meg Ryan e Billy Cristal na lista. Muita gente já deve ser visto, mas um longa que sabe fugir dos clichês de forma brilhante merece ser revisto com seu amor.

10) (500) dias com ela (2009)

Cinemascope-500-dias-com-ela-1

O longa que espalhou ainda mais o talento de Joseph Gordon Levitt e Zooey Deschanel pela Terra, conseguiu abordar o amor de uma forma atual e mudou a perspectiva dos romances da geração mais nova. Uma mistura entre comédia e drama que agrada quase todo mundo, enquanto quebra várias barreiras experimentais nas técnicas de direção e edição. Ah, a trilha sonora também é maravilhosa!

9) À um passo da eternidade (1953)

fromhereeternity

Mais um clássico das antigas que merece sua atenção por dois grandes motivos: apresentou uma trama de guerra através do romance (tipo “Pearl Harbor”, só que bom) e ficou gravado na história do cinema com uma das cenas de beijo mais longas e icônicas já produzida. Isso tudo sem contar a premiada atuação de Frank Sinatra, que já vale boa parte do tempo assistindo o filme.

8) Questão de tempo (2013)

Uma doce mistura entre ficção científica, romance, comédia britânica e drama familiar que prende o espectador do início ao fim. Um daqueles filmes que você assiste sem esperar nada, mas termina completamente apaixonado por Domhnall GleesonRachel McAdams e Bill Nighy (olha ele de novo) ou com os olhos marejados por sentir o peso das escolhas realizadas pelos personagens.

[Disponível na Netflix]

7) As vantagens de ser invisível (2012)

m18TTYbXhECdl7vH4I34afeWK9G

Mais uma bela surpresa estrelada pelos ótimos Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. Um conto sobre a transição entre adolescência e vida adulta que começa no drama, mas acaba construindo uma história de amor leve, sutil e divertida. Um longa diferente, inesperado e espetacular que merece ser visto e revisto várias vezes.

6) Ela (2013)

her3

A vivência de romances através da tecnologia fazem parte da nossa época, logo também podem entrar nesse lista. Pensando nisso, esse filme de Spike Jonze é um ótimo exemplo de mistura entre drama, romance e ficção científica com um roteiro genial e atuações magníficas de Joaquin Phoenix, Amy Adams e Scarlett Johansson. Uma leitura social incrível e um lindo filme sobre o amor.

5) …E o Vento Levou (1939)

Gone-With-the-Wind-gone-with-the-wind-4376076-1024-768

Clássica e extremamente longa, a saga romântica de Scarlett O’Hara é uma ótima opção para ficar coladinho com seu amor a tarde inteira (literalmente). Mas deixando as brincadeiras de lado, …E o vento levou é peça essencial dessa lista por conta do seu roteiro repleto de boas histórias, suas ótimas atuações e sua importância histórica para o cinema.

4) Titanic (1997)

Titanic-1997

Já falei de grandes clássicos nessa lista, mas todos vocês sabiam que ela não poderia existir sem Titanic. Os motivos são bem simples: os avanços tecnológicos propostos por James Cameron mudaram o cinema e o romance de Jack e Rose fez uma bilheteria gigantesca se apaixonar e chorar. Titanic é sim um filme imperdível para o dia dos namorados e para a vida.

3) Wall-E (2008)

Wall-ECubecolors

Esse poderia ser o item mais questionável dessa lista, mas é impossível não se apaixonar pelos sentimentos tão humanos que o simpático robôzinho da Pixar encontra na Terra pós apocalíptica. Certamente, Wall-E é uma das melhores animações já produzidas, um romance extremamente original e a opção certa para derreter os corações apaixonados.

[Disponível na Netflix]

2) Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

07

Um drama que nem todos podem considerar um romance, apesar do amor e seus sentimentos adjacentes serem o grande motor da trama sobre como lidar com o fim de um relacionamento. Uma situação próxima de muitos casais, um roteiro original e brilhante, uma direção sensacional e atuações inesperadamente espetaculares de Jim Carrey e Kate Winslet são apenas alguns dos motivos para você assistir esse longa amanhã.

1) Casablanca (1942)

Casablanca-Wallpapers-Movie-Film-7

Gosto muito mais de filmes que misturam outros gêneros para não cair no melodrama barato, mas não poderia deixar de dar o primeiro lugar para um dos responsáveis por todos os clichês reproduzidos pelo gênero hoje em dia. Um grande clássico que poucas pessoas conhecem e que merece ser assistido por aqueles que querem conhecer o cinema, se apaixonar ou só curtir um filme de qualidade. Grande elenco e ótimo roteiro que garantem a liderança da nossa lista.