melhores séries
0

Após um cálculo complexo, a redação escolheu o TOP 15 das melhores séries de 2019. Tem para todos os gostos, vem conferir!


E acabou. Dois mil e dezenove chegou ao fim e lá se vai mais uma década. Você já pode conferir nossa lista das melhores séries lançadas de 2010 à 2019 aqui. Foi um grande ano para a TV e podemos afirmar que vivemos uma nova era de ouro. As comédias foram um grande destaque, mas o dramas não ficaram de lado, além das minisséries, além disso, o Brasil também veio forte com produções de alto nível.

A HBO mostrou que mesmo num mundo dominado pelos streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Looke, Telecine Play, Now, entre outros, ainda se sobressai em qualidade. A FX também é um canal que não deve ser esquecido, assim como os canais ingleses como a BBC e suas séries, que chegam até nós brasileiros muitas vezes por streaming ou “outros meios”.

Confira a lista das melhores séries do ano:

 

15º) Mr. Robot (USA Network)O fim de Game of Thrones e seus tons de cinza

melhores séries

 

Depois de algumas temporadas bem marcantes, Mr. Robot chegou ao seu final como um grande especial de Natal dividido em treze episódios. E por mais que o resultado não tenha superado os melhores momentos da série, a conclusão amarrou todas as pontas com reviravoltas honestas, atuações intensas e uma direção inventiva que se tornou marca do programa. Incluindo, dessa vez, até mesmo um episódio extremamente teatral que se destacou pelo foco nos atores, pela ambientação restrita e pela divisão clássica em cinco atos. Uma obra-prima que ajudou a colocar essa 4ª temporada entre as melhores séries de 2019.

 

14º) Dark (Netflix)

melhores séries

 

Muito bem produzida e com uma fotografia absurda, a série é criada pela dupla por Baran bo Odar e Jantje Friese. Sendo todos os episódios dirigidos por Odar, o que se vê é um controle criativo, visto em séries como “A Maldição da Residência Hill”. Aliás, Dark discute o poder do tempo sobre as nossas vidas, já que sendo ele cíclico, tudo acontece no mesmo instante. Afinal, passado, presente e futuro são uma ilusão, sendo possível que todos sejam influenciados simultaneamente. Além disso, traz todo o peso dramático de seus personagens, num texto bem amarrado. Que mesmo diante de toda a loucura, é propositalmente confuso, buscando seguir além da narrativa audiovisual.

Confira um podcast sobre as duas temporadas aqui. E se prepare para a terceira que chega ainda este ano.

 

13°) Years and Years (BBC/HBO)

melhores séries

 

“Entendo que a premissa [de Years and Years] possa parecer simplória ou repetitiva, porque eu mesmo achei isso quando li sobre a série pela primeira vez. No entanto, as críticas positivas me levaram até a obra e o resultado torceu meu braço de uma maneira tão poderosa que senti a necessidade de espalhar a palavra por aqui.”

Confira aqui todos os tópicos que colocaram essa belíssima minissérie entre as melhores séries de 2019.

 

+++ O fim de Game of Thrones e seus tons de cinza

 

12º) True Detective (HBO)

melhores séries

 

“Entretanto, True Detective não merecia morrer tão nova e a HBO sabia disso. Os executivos decidiram dar um tempo de respiro para Nic Pizzolatto organizar as peças do tabuleiro e desenvolver uma trama mais forte. E o resultado foi um retorno brilhante, marcado principalmente por uma direção certeira, um texto que conduz a trama com habilidade – novamente – pelas suas várias épocas e atuações mais do que magistrais.”

Confira nossa opinião sobre a terceira temporada de True Detective nesse podcast.

 

11º) Atypical (Netflix)

melhores séries

 

Atypical é uma comédia dramática que balanceia seu tom com maestria, enquanto conduz o espectador por uma viagem honesta pelas vidas de um autista e sua família. Eu sei que isso parece simples demais e o fato é que essa é a melhor parte da série: estamos falando de uma obra sem grandes pretensões que só quer contar a melhor história possível dentro do seu mundo. E, considerando que a terceira temporada faz isso com a mesma precisão dos anos anteriores, não tem nada mais justo do que coroá-la com uma vaguinha nessa lista de melhores séries de 2019.

 

10º) Better Things (FX)

better things

 

“O universo feminino é o ponto de partida e também o de chegada de Better Things, preciso em sua veia cômica e ao mesmo tempo dramática, auxiliado pela trilha sonora pontual, uma câmera “afetiva” e uma fotografia receptiva, que parece se adaptar aos nossos olhos. As vezes transitando entre a fantasia e a realidade, a série de Pamela Adlon mostra que mesmo após os 50, ainda há muito o que viver.”

Você pode conferir a crítica da obra escrita, produzida, dirigida e estrelada pela maravilhosa Pamela Adlon aqui.

 

9º) Barry (HBO)

melhores séries

 

“A combinação disso tudo resulta numa verdadeira pérola que não deveria ficar escondida sob o oceano de decepções medievais que foi promovido pela HBO nas últimas semanas. Essa segunda temporada mistura risadas, tensão e melodrama de uma maneira que coloca Barry na lista de melhores obras que o canal e a televisão exibiram nos últimos anos, tendo potencial para ir além graças as decisões corajosas de um roteiro que não tem medo de colocar seus personagens em perigo, arriscar na construção de um tiroteio alucinante nos últimos minutos e, acima de tudo, avançar com a trama.”

Confira aqui nossa crítica desta que é uma das melhores séries de 2019 e da década.

 

8º) Sob Pressão (Globoplay)

melhores séries

 

“Uma série poderosa que acessa as emoções do público através da sua humanidade, prende atenção com sua tensão ininterrupta e assusta nas escolhas que se aproximam cada vez mais da vivência dos brasileiros. Pode ser difícil ver as consequências nem sempre felizes de uma ida ao hospital público marcarem a tela com brutalidade, porém nunca foi tão importante notar como o descaso e a ignorância daqueles que aproveitam o poder mantém a base da pirâmide num ciclo de pressão e sofrimento.”

Confira o texto completo sobre essa produção nacional que merece – e muito – um lugar na lista de melhores séries de 2019.

 

7º) Euphoria (HBO)

euphoria

 

“Sam Levinson, showrunner, roteirista e também diretor de cinco dos oito episódios , encontra algo para chamar de seu, e Euphoria navega na sutileza – mesmo extravasando, como no excelente episódio 4 no parque de diversões (o melhor da temporada na minha opinião). Além disso, os outros três episódios não comandados por ele, são dirigidos por mulheres, trazendo a visão feminina e o empoderamento, seja da protagonista ou das meninas ao seu redor.”

Confira a crítica de uma das melhores estreias de 2019 aqui.

 

6º) The Boys (Amazon Prime Video)

melhores séries

 

“The Boys é pessimista e não se preocupa em glamourizar a figura do herói e nem de seus fãs. A piada são eles e muitas vezes nós, os nerds loucos por mais um lançamento vindo da Casa das Ideias ou de seus concorrentes. Existe uma crítica ao pensamento consumista que afeta inúmeros ambientes, desde o político ao religioso, e também social.” 

Você pode conferir a crítica de mais uma das estreias do ano, que deu um novo fôlego ao gênero dos super-heróis aqui.

Também tem podcast da série aqui.

 

5º) Fleabag (BBC/Amazon Prime Video)

melhores séries

 

“Rindo da tragédia, Fleabag quer incomodar não apenas pelas situações cômicas, mas por sua atmosfera nada convidativa. Vivemos em um ambiente dramático, guiados por uma mulher que sofreu e ainda sofre com traumas do passado e presente, mas que enfrenta isso com muito bom humor, muitas vezes usado para disfarçar uma vida repleta de tristeza.”

A segunda temporada da série já abocanhou vários prêmios e Phoebe Waller-Bridge merece demais um lugar nessa lista. Confira a crítica completa aqui.

 

4º) Stranger Things (Netflix)

melhores séries

 

Stranger Things abre espaço no meio de suas referências cada vez mais pontuais (outro acerto da temporada) para fazer esse trabalho só pelo prazer de arrancar emoções genuínas – dentro e fora da tela – durante o último episódio. Era a cereja que faltava para completar um bolo preparado com muito carinho para ser o melhor que Hawkins tem para oferecer. “

Confira a crítica completa para entender porque Stranger Things está entre as melhores séries de 2019.

 

3º) Watchmen (HBO)

melhores séries

 

“Ousar mexer com essa história praticamente perfeita, faz com que os fãs e amantes da obra máxima de Moore fiquem atentos e desconfiados. Mas uma continuação que se passaria 30 anos após os eventos da HQ trazendo outra história (com consequência da anterior claro), então a dica que fica é: antes de assistir a série, é preferível ler a HQ ou pelo menos assistir a adaptação em filme de Zacky Snyder, que apesar de perder um pouco a essência, é bastante fiel (pelo menos até o final).”

Watchmen é praticamente perfeita e sem dúvida a obra prima da carreira de Damon Lindelof que já tem Lost e The Leftovers no currículo.

 

2º) Olhos que Condenam (Netflix)

melhores séries

 

“O sentimento de revolta é o que mais atinge o espectador em cheio e a criadora sabe disso, às vezes tornando seus personagens caricatos demais – o que pode afastar aqueles que gostam de algo mais crível – mas não devemos esquecer que se trata de uma história baseada em fatos. Aquilo realmente aconteceu e ainda acontece, seja nos EUA ou aqui no Brasil.”

Olhos Que Condenam foi uma das melhores minisséries do ano e sem duvida uma das mais importantes. Confira nossa crítica aqui.

 

1º) Chernobyl (HBO)

chernobyl

 

“Chernobyl foca no passado e mira no presente, nos ajudando, indiretamente, a imaginar como situações como essas são completamente plausíveis e que um desastre pode acontecer num estalo de dedos. O terror terreno da minissérie assusta demais pelo realismo e isso nenhum livro de história vai poder tirar. Que o dia 26 de abril de 1986 nunca se repita”.

Confira nossa crítica da melhor das melhores séries de 2019  bem aqui.

 


Menções honrosas:

Sintonia (Netflix)

What We Do in the Shadows (FX)

Boneca Russa (Netflix)

Mindhunter (Netflix)

Love Death & Robots (Netflix)

Sex Education (Netflix)

La Casa de Papel (Netflix)

Tiago Cinéfilo
Estudante de Comunicação e editor deste site. Criador, podcaster e editor do "Eu Não Acredito em Nada", o podcast de terror da Odisseia.

Os 15 melhores filmes de 2019

Previous article

Os 15 piores filmes de 2019

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Especial