Os Vaga-lumes são um grupo de combatentes que querem derrubar o governo autoritário que se instaurou no universo de The Last of Us. Saiba quem são.
Com a estreia de The Last of Us, um grupo chamou a atenção na série. Trata-se dos Vaga-lumes, uma organização paramilitar presente na série e no jogo, que é recheada de história.
Saiba quem são e pra que servem, com base nos jogos da franquia, mas que podem ser aplicados à série da HBO.
Cuidado com os spoilers do jogo
Quem são os Vagalumes em The Last of Us?
“Quando estiver perdido na escuridão, procure a luz”
Esse é o slogan dos Vaga-lumes, um grupo revolucionário de milícias apresentado como uma facção antagônica em The Last of Us.
Eles se revoltaram contra a opressão militar em inúmeras zonas de quarentena nos Estados Unidos, com a intenção de restaurar o controle do governo. No entanto, não tiveram sucesso em sua guerra contra o FEDRA, Agência Americana de Controle de Doenças.
O grupo combatente também estava procurando uma vacina para a infecção cerebral por Cordyceps (CBI) e fizeram de tudo para alcançá-la. O grupo miliciano estava espalhado por todo o país, mas seu quartel-general principal final se localiza no Hospital St. Mary’s em Salt Lake City.
Marlene liderou o grupo desde sua formação até sua morte em 2034, chegando a ser apelidada de “Rainha Vaga-lume” por Joel.
Por algumas divergências e ter um duro comando, Joel nem sempre foi amistoso com o grupo, causando uma ruptura mais a frente.
Confira também: The Last of Us: Fungo da série e dos games existe na vida real!
Ascenção e queda do grupo
No dia 28 de abril de 2034, quase um ano depois de incumbir Joel de Ellie, uma patrulha do grupo encontrou a dupla nos túneis da cidade a caminho do hospital. Ellie, quase se afogando, estava recebendo um medicamento de Joel quando os Vaga-lumes o nocautearam e a reviveram, levando os dois para a base principal.
Como Ellie havia sido levada e preparada para a cirurgia, os médicos disseram à Marlene que não poderiam extrair seu cérebro infectado por fungos sem matá-la. Marlene relutantemente deu sinal verde, mas quando Joel soube da operação, matou o guarda e foi para a sala de cirurgia, matando também os Vaga-lumes que bloqueavam seu caminho.
Quando Joel leva Ellie para o estacionamento, Marlene o confronta e tenta convencê-lo a entregar a garota, pois era isso que Ellie queria – salvar a humanidade e criar uma vacina. Porém, Joel, após tomar a decisão de não perder Ellie, mata Marlene por acreditar que viria atrás dos dois.
Após a morte de Marlene, os Vaga-lumes sobreviventes ficaram desmoralizados e perderam a força após repetidas derrotas nas mãos dos militares. O grupo então vota uma dissolução formal do grupo, encerrando oficialmente seu nome original como esse grupo que combatiam os militares.
Confira também: The Last Of Us: Quem é quem no elenco da série da HBO?