The Chef Show
0

Liderada por Jon Favreau e Roy Choi, The Chef Show é uma deliciosa (e curiosa) viagem pelo cinema e pela culinária


Muita gente conhece Jon Favreau por seus trabalhos em grandes blockbusters do cinema e da televisão. Uma longa lista que inclui produções como Homem de Ferro, Mogli, O Rei Leão e The Mandalorian.

Ele manda muito bem o que faz, mas a verdade é que muitas vezes seu coração sai correndo da sala escura para se esconder em outro lugar da casa: a cozinha. Tanto que, entre algumas desses produções gigantes, o diretor reuniu alguns amigos da indústria para dirigir o pequeno e independente Chef, uma carta de amor à cozinha de rua e a paternidade.

Um longa incrível que foi o responsável por apresentar Favreau ao chef Roy Choi, dando o pontapé em uma amizade que não iria acabar após o fim das filmagens em 2014. Em pouco tempo, Roy mudou de “contratado pra ensinar o elenco a cozinhar” para “melhor amigo e guru culinário” do diretor.

Uma relação tão forte que eles decidiram continuar trabalhando juntos.

Assim nasceu The Chef Show, a incrível série de culinária da Netflix que está chegando ao seu quarto volume (por algum motivo desconhecido, eles não chamam de temporada…) nessa semana.


A proposta de The Chef Show

The Chef Show

Em palavras muito simples, a ideia de The Chef Show é mostrar como a comida gera boas memórias. É uma jornada culinária que envolve o prazer de descobrir uma receita nova, conhecer um restaurante com técnicas diferentes ou preparar um prato entre amigos.

E tudo isso está, de alguma maneira, inserido na essência dessa reunião entre Jon Favreau e Roy Choi. Pode parecer um pouco aleatório, mas a série é exatamente isso: dois amigos apaixonados por culinária que se reúnem com o objetivo de cozinhar coisas diferentes, conhecer restaurantes inusitados ou apenas conversar sobre comida com outros amigos.

Como, por um acaso do destino, esse amigos também são famosos, The Chef Show fecha com perfeição sua proposta de reunir a cozinha caseira com o ambiente louco do show business. Um truque que alimenta tanto quem gosta de culinária, quanto quem gosta de descobrir segredos dos bastidores de Hollywood.

E eles vem… Afinal, uma boa parte da série é composta por discussões cinematográficas onde os convidados falam abertamente sobre as lembranças que construíram na cozinha e sobre suas carreiras.


A origem de The Chef Show

The Chef Show

Uma espécie de spin-off de um projeto apaixonado de Favreau, The Chef Show surgiu da maneira mais espontânea possível.

O primeiro ingrediente foi a saudade que o diretor sentia de cozinhar com Roy Choi. A amizade deles cresceu muito após o fim das filmagens de Chef, porém eles não tinham mais tempo de passar algum tempo na cozinha.

É por isso que, enquanto reprisava seu papel como Happy Hogan nos últimos filmes dos Vingadores, ele teve a genial ideia de chamar o amigo, “reunir uma equipe de filmagem e cozinhar para algumas das pessoas envolvidas na produção“. Também aproveitou para visitar alguns restaurantes e chefs de Atlanta, mas o embrião era passar o tempo livre “se divertindo, cozinhando e dividindo experiências com os amigos“.

Ele nem sabia o que ia fazer com as imagens. Só descobriu o formato e dividiu o material em episódios na sala de edição. Uma autenticidade que faz toda a diferença quando o programa quer reviver os clássicos programas de culinária da televisão americana. Segundo Choi revelou em entrevista ao site Eater, a graça é simplesmente “colocar a câmera, pegar um pouco de comida, começar a cozinhar, convidar alguns amigos e ver para onde vai”.


Os convidados de The Chef Show

Jon Favreau já trabalhou com muita gente famosa, logo é natural que os amigos que participam de The Chef também sejam bastante conhecidos do grande público.

The Chef Show

Ainda não sabemos o que a nova temporada reserva, mas os três volumes anteriores contaram com as aparições de nomes como Kevin Feige, Joe e Anthony Russo, Bill Burr, David Chang, Robert Rodriguez, Dave Filloni, Robert Downey Jr., Tom Holland, Gwyneth Paltrow e Seth Rogen.

Inclusive, dois desses convidados garantiram momentos que se enquadram nos tais segredos dos bastidores, merecendo o destaque.

Gwyneth Paltrow disse casualmente durante o papo que não lembrava de ter participado de Homem-Aranha: De Volta ao Lar com Favreau. Já Tom Holland (o próprio interprete do amigão da vizinhança) experimentou ostra pela primeira vez durante a primeira temporada.

Durante uma entrevista para a Variety, Roy Choi brincou que seu filho o considera um herói por ter dado a Tom Holland a primeira ostra de sua vida. “Isso nunca mais poderá ser feito por ninguém”.


Os pratos de Chef em The Chef Show

Roy Choi foi o responsável por criar todas as receitas do filme Chef, então não é tão surpreendente assim vê-lo recriar algumas delas ao lado de Favreau na série.

Destaque para o macarrão ao alho e óleo que o personagem de Favreau cozinha para Molly, interpretada por Scarlett Johansson no longa. Um prato delicioso que acaba sendo servido com muitas curiosidades sobre a produção.

Por exemplo: O chef Carl Casper fatia o alho ao invés de amassá-lo “para mostrar o quanto ele se importava com a massa”.


A grande mensagem de The Chef Show

The Chef Show

Quem já assistiu alguns episódios de The Chef Show sabe que nem todas as receitas dão certo. Isso é um pouco incomum para programas de culinária, porém faz parte da brincadeira.

Roy Choi revelou em entrevista ao site Uproxx que nem tudo na cozinha vai funcionar perfeitamente, mas tudo faz parte da experiência. Para ele, isso mostra o caráter do programa, já que ele também é sobre “não ser perfeito ou bagunçar ou colocar muita água nisso ou aquilo. Isso tudo faz parte da cozinha”.

Palavras que caminham na mesma trilha de Jon Favreau, considerando que ele contou ao site Grub Street que sua ideia sempre foi “mostrar as pessoas cozinhando de verdade”. Por isso, os erros não são cortados na sala de edição.

Inclusive, o diretor faz questão de deixar claro, em diversas entrevistas, que ele não é realmente um chef, mas é alguém interessado que está ao lado de alguém ótimo pronto para aprender.


The Chef Show vai continuar?

A Netflix nunca anunciou com grande pompa as novas temporadas da série, então é possível que não vejamos muitas informações até um quinto volume surgir no calendário de estreias.

O único fator que pode pesar contra uma nova leva de episódios (além da pandemia, obviamente) é a agenda superlotada de Jon Favreau. No entanto, o diretor já deixou claro que ama The Chef Show e está disposto a tudo pra tirar novos episódios do papel. Incluindo gravar um episódio na cozinha do Rancho Skywalker enquanto liderava a sonorização de O Rei Leão.

Para ele, produzir novos episódios de The Chef Show é como “preparar uma refeição que gostaria de comer e convidar outras pessoas”.


O Volume 4 de The Chef Show estreia no dia 24 de setembro na netflix


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

O Fórum | Conheça o documentário com Bolsonaro, Trump e Greta Thunberg que chega no Globoplay

Previous article

Veja as novidades da HBO para outubro de 2020

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries