0

Essa lista é para você que quer abrir o Telecine Play e maratonar os filmes dos melhores diretores de todos os tempos


Estamos vivendo numa verdadeira guerra midiática entre serviços de streaming. Diversas possibilidades apostando em catálogos cada vez mais completos e diversificados para conquistar a assinatura dos brasileiros.

E cada um tem seus pontos positivos e negativos. Alguns chamam a atenção por suas produções originais, enquanto outros perdem pela acessibilidade do aplicativo. Alguns conquistam pelo preço, enquanto outros apostam na maior quantidade de opções.

Eu não estou aqui pra dizer qual deles é o melhor (penso que cabe a você testar, analisar e escolher aquele que se encaixa melhor no seu gosto), mas posso dizer que o Telecine Play é uma boa sugestão para os cinéfilos de plantão.

Afinal, graças aos canais homônimos da TV por assinatura, o serviço possui o direito de exibir uma quantidade bem grande de produções. Um catálogo que inclui estrangeiros, lançamentos e até mesmo alguns clássicos difíceis de encontrar por aí.

Pra ajudar quem está procurando produções icônicas, selecionei 15 diretores incríveis que possuem inúmeros filmes disponíveis no Telecine Play.

Essa é a lista com os melhores diretores disponíveis no Telecine Play:

  • Charles Chaplin
  • Martin Scorcese
  • Stanley Kubrick
  • Alfred Hitchcock
  • Steven Spielberg
  • Ridley Scott
  • Agnés Varda
  • Quentin Tarantino
  • Billy Wilder
  • François Truffaut
  • Federico Fellini
  • Sergio Leone
  • Brian de Palma
  • Francis Ford Coppola
  • John Hughes

OBS: Os filmes dessa lista podem ser removidos sem aviso prévio.

Charles Chaplin

Chaplin viveu cercado por polêmicas, mas também foi um diretor muito importante nos primórdios da sétima arte. Dono de um humor físico único, eles escreveu, dirigiu e estrelou várias produções que conquistaram o coração do público e entraram pra história do cinema.

Sem contar que Chaplin se destacou com um dos nomes do cinema mudo que fez uma transição aclamada para o cinema falado, dando vida ao incrível O Grande Ditador.

Esse é, inclusive, um dos filmes disponíveis no Telecine Play. Só não vale esquecer clássicos como O Garoto, Tempos Modernos, Luzes da Cidade e Em Busca do Ouro.

Alfred Hitchcock

Eu sei que algumas pessoas enxergam Hitchcock como um diretor superestimado, porém é difícil negar que seus filmes marcaram o suspense e o cinema em geral. É verdade que nem todos os filmes são incríveis, mas isso é inevitável em uma carreira preenchida por mais de 70 obras.

Mesmo assim, é interessante observar todas as fases do diretor. E, nesse caso, o Telecine Play surge como um facilitador, já que possui treze filmes dirigidos pelo “mestre do suspense”.

Uma lista longa que inclui tanto clássicos indiscutíveis (Psicose, Janela Indiscreta, Os Pássaros, Festim Diabólico, Um Corpo que Cai) até longas que podem facilmente ser considerados medianos ou ruins (Cortina Rasgada, Ladrão de Casaca e Topázio). Isso sem contar com A Sombra de uma Dúvida, Frenesi e outros menos comentados.

Steven Spielberg

É difícil encontrar alguém que não admire Steven Spielberg. Mesmo errando de vez em quando, o diretor deixou seu nome marcado nos filmes de aventura, nas ficções científicas, nos dramas históricos e mais uma porção de gêneros.

É por isso que, com 12 filmes disponíveis no Telecine Play, Spielberg rende uma ótima maratona. E, se prepara, porque tem de tudo!

Tem os quatro Indiana Jones, os dois primeiros Jurassic Park, AI – Inteligência Artificial, ET, Tubarão, A Lista de Schindler, Resgate do Soldado Ryan e Prenda-me se for Capaz. Tem até o recente Jogador N° 1 e o mediano Cavalo de Guerra.

martin scorcese é um dos diretores que estão no TeleCine Play

Martin Scorcese

Com mais de 60 produções no currículo, Martin Scorcese pode ser considerado um dos maiores diretores de todos os tempos. Mérito oferecido para alguém que, ao lado de Spielberg, Coppola e outros diretores, mudou os rumos da indústria em meados dos anos 70.

Você pode não gostar de algumas de suas declarações sobre super-heróis ou achar O Irlandês chato, mas não pode negar essa importância.

E, entre erros e acertos, o Telecine Play oferece algumas boas opções da filmografia do diretor. É possível aproveitar seu lado autoral com Os Infiltrados e Touro Indomável, seu passeio pelos épicos religiosos com Silêncio, suas parcerias com Contos de Nova York, sua incursão pelas obras infantis com A Invenção de Hugo Cabret, e até mesmo suas constantes visitas aos documentários musicais graças a O Último Concerto de Rock.

Ridley Scott

Admito que Ridley Scott não está na lista dos meus diretores favoritos, mas não posso virar as costas para uma série de produções incríveis que ele encabeçou. Incluindo centenas de filmes e séries que saíram do papel graças a sua produtora.

Ainda assim, como diretor, estamos falando do responsável por Blade Runner, Gladiador, Thelma & Louise, Os Duelistas e Alien.

Desses título clássicos, somente Alien está disponível no Telecine Play. Porém vale a pena conhecer Scott através de produções como A Lenda, Robin Hood, Hannibal, Até o Limite da Honra e Perdido em Marte.

Agnés Varda

É possível que muita gente não saiba quem Agnés Varda e justamente por isso fiz questão de colocá-la nessa lista. Essa é a minha chance de convencer pelo menos algumas pessoas a mergulhar na carreira de um dos maiores nomes da Nouvelle Vague, que está disponível no Telecine Play.

Mais do que isso: seria desonesto fazer um texto como esse sem falar desse ícone do feminismo que dedicou mais de 60 anos da sua vida ao cinema.

E, mesmo sem estar sendo pago por isso, preciso dizer que o Telecine Play é o único serviço de streaming que possui uma quantidade razoável de filmes dela. É o único lugar onde só precisamos dar play e nos deliciarmos com Cléo das 5 às 7, Os Renegados, As Duas Faces da Felicidade, La Point Courte e Varda por Agnés (um documentário autobiográfico sobre processo criativo que ela mesma dirigiu).

Quentin Tarantino

Idolatrado por muito cinéfilos e desacreditado por outra parcela considerável, Tarantino é um diretor que merece sua atenção. Seja pelos seus diálogos verborrágicos, pela violência estilizada ou pela quantidade de referências que ele acumulou durante sua juventude na locadora.

Nem todo mundo curte esse estilo, mas o sucesso é inegável. Tanto que muita gente espalha aos sete ventos a palavra do “cinema tarantinesco“.

No Telecine Play, você pode aproveitar uma parte de sua carreira com sessões de Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Kill Bill e Bastardos Inglórios. Depois, é só finalizar com Sin City (onde ele dirige apenas algumas cenas ao lado do amigo Robert Rodriguez) e um documentário produzido por Tara Wood sobre a produção dos oito primeiros filmes do diretor.

Billy Wilder

Um dos meus diretores favoritos, Billy Wilder está entre os nomes mais prolíficos de Hollywood. O alemão descendente de judeus que fugiu para os EUA sem saber falar uma palavra de inglês roteirizou mais de 80 filmes e dirigiu outros 27.

Durante essa longa carreira, passeou por diversos gêneros sem perder a qualidade, comandou Marilyn Monroe em clássicos como Quanto Mais Quente Melhor e O Pecado Mora ao Lado e colecionou seis gloriosas vitórias no Oscar.

É verdade que o Telecine Play só tem três dos filmes (deixando de fora muitos clássicos), mas ainda assim estamos falando de produções que resumem sua carreira muito bem. É impossível assinar o serviço e não assistir Pacto de Sangue (um noir de primeira), Se Meu Apartamento Falasse (uma ótima comédia romântica) e Crepúsculo dos Deuses (um drama policial assustadoramente atual).

François Truffaut

Um garoto de rua que virou crítico de cinema, fez uma entrevista icônica com Alfred Hitchcock e gravou seu nome na história do cinema francês como um dos grandes nomes da Nouvelle Vague. Esse é François Truffaut.

Ele não experimentou tanto a linguagem cinematográfica quanto Godard e outros colegas de movimento, mas deixou sua marca com filmes cheios de coração. Incluindo A Noite Americana, um filme sobre cinema que tem grande importância no meu amor pela sétima arte.

Essa obra-prima não está disponível no Telecine Play (infelizmente), mas vale aproveitar sua assinatura para ver os igualmente ótimos Os Incompreendidos (uma produção quase autobiográfica sobre sua infância), Jules e Jim, e Beijos Proibidos.

Federico Fellini

Vencedor de cinco Oscars, o italiano Federico Fellini marcou o cinema europeu com suas produções que misturavam sonho e realidade. Um estilo insólito que reunia modernidade, lembranças do passado, erotismo e crítica social de maneira tão marcante que a palavra fellliniano entrou para os dicionários do país.

Um gênio que encarava a missão de apresentar Roma e suas memórias com doses extraordinárias de criatividade.

E muito disso pode ser visto no Telecine Play, já que o catálogo disponibiliza 8 1/2, A Doce Vida, Noites de Cabíria, As Boas Vidas, Julieta dos Espíritos e A Voz da Lua. Recomendo (literalmente) todos.

Sergio Leone

O italiano (sim, outro) Sergio Leone não poderia ficar de fora de uma lista dessas. Afinal de contas, estamos falando de alguém que reinventou um gênero com as próprias mãos, colocou Clint Eastwood nos holofotes e ainda dirigiu um dos maiores filmes de máfia da história.

Ele pode não ter dirigido muitos filmes durante sua vida (apenas sete), mas boa parte dos faroestes que vemos até hoje se inspiram no glorioso “spaghetti italiano” iniciado por Leone.

E a melhor parte é a maioria absoluta da sua carreira pode ser vista no Telecine Play. Tem a Trilogia dos Dólares, Era Uma Vez no Oeste, Era Uma Vez na América e até o pouco lembrado Quando Explode a Vingança.

Stanley Kubrick

Diz a lenda que um dos objetivos de Stanley Kubrick era fazer um grande filme em cada gênero. Não sei se ele chegou a completar a cartela e gritar bingo, mas deixou algumas obras icônicas que se encontram no Telecine Play. Acho que Nascido para Matar, 2001, Laranja Mecânica e O Iluminado podem ser classificados dessa forma sem muita discussão, né?

Tudo feito com doses de precisão e talento que podem ser vistas em qualquer obra de sua filmografia.

Incluindo no começo da carreira que está disponível no Telecine Play. É a oportunidade de descobrir filmes raros (A Morte Passou Por Perto e O Grande Golpe), passar pelo incrível Glória Feita de Sangue e encerrar a maratona com Spartacus.

Brian De Palma

Um dos diretores mais voltados para o puro entretenimento dessa lista, Brian De Palma possui uma filmografia de fazer inveja. Mesmo em seus momentos mais questionáveis, ele dirigiu filmes marcantes como Missão Impossível (o primeiro), Olhos de Serpente e Dália Negra.

No entanto, essas são produções mais recentes. Foi nos anos 70 e 80 que o cara brilhou em Hollywood.

Não é à toa que os filmes disponíveis no Telecine Play são todos desses período de pura criatividade. E eu acho que vale a pena seguir a ordem cronológica, aproveitando Carrie (a primeira adaptação de Stephen King), Vestida para Matar, Scarface (um clássico indiscutível) e Os Intocáveis (um dos meus filmes de máfia favoritos).

francis ford copola é um dos diretores mais expressivos que estão no Telecine play

Francis Ford Coppola

Um dos nomes mais importantes da Nova Hollywood ao lado dos já citados Martin Scorcese e Steven Spielberg, Coppola esteve por trás de diversos clássicos durante as décadas de 70 e 80 e está disponível no Telecine Play. Se rendeu à indústria e dirigiu algumas obras questionáveis depois, mas nada pode apagar o peso de alguém que dirigiu Apocalypse Now e Drácula de Bram Stoker.

Talvez alguns nerds não gostem tanto dele após certas entrevistas sobre os filmes de super-herói, porém garanto que existe boa chance disso mudar com essa maratona.

Afinal de contas, o Telecine Play tem nada mais nada menos do que a trilogia do Poderoso Chefão, o magnífico A Conversação e o interessante Contos de Nova York (que apresenta três histórias dirigidas em parceria com Scorcese e Woody Allen).

John Hughes

Responsável por reinventar o cinema infanto-juvenil durante os anos 80 e 90, John Hughes tem um carreira imperdível. Seus filmes são retratos sociais cercados por doses certeiras de drama, comédia e crescimento pessoal.

Seus grandes clássicos (Curtindo a Vida Adoidado e Clube dos Cinco, por exemplo) não estão no Telecine Play, mas essa pode ser a chance de você descobre outras produções desse mestre.

Nesse caso, dá pra escolher entre dois longas dirigidos por ele (Antes Só do que Mal Acompanhado e Mulher Nota 1000) ou uma franquia de Natal chamada Esqueceram de Mim. Você sabia que os dois primeiros filmes foram roteirizados por Hughes?



Gostou desse conteúdo?

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

Kim Kardashian West The Justice Project | Conheça o novo documentário da Amazon Prime Video

Previous article

Biohackers | 4 motivos para ver a série alemã na Netflix

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes