0

Silenciadas é um filme espanhol que reivindica a história das bruxas na Netflix.

Filme vencedor de cinco prêmios Goya estreia no serviço de streaming. Veja detalhes do enredo, elenco, trailer e mais detalhes sobre o filme baseado em uma história real.


Silenciadas possui um forte discurso dentro de suas ideias e destaca um relato histórico importante na cultura espanhola, com mulheres literalmente se queimando em prol da liberdade feminina e agora desembarca na Netflix.

Akelarre, do título original, se baseia no contexto histórico e nas crenças demoníacas, principalmente  nas memórias de um juiz francês chamado Pierre de Lancre, que protagonizou e relatou dezenas de casos na região Basca na fronteira entre Espanha e França, com mulheres acusadas de feitiçaria e posteriormente condenadas à morte.

Lancre se transforma no personagem Rostegui em Silenciadas, que gira em torno de um rito satânico supostamente executado por um grupo de jovens de uma cidade basca.


+++ O Traficante: Tudo sobre a série francesa de suspense que estreia na Netflix

+++ Leia Shadow and Bone e se prepare para a nova adaptação da Netflix

Silenciadas é o filme espanhol que estreia na netflix

Foto: Divulgação

Qual a história de Silenciadas na Netflix?

O filme conta a história de uma caça às bruxas no País Basco francês em 1609. Os homens da região estão no mar e Ana se junta à outras meninas da aldeia para dançar na floresta. O juiz Rostegui, encarregado de purificar a região pelo rei, detém as mulheres e as acusa de bruxaria.

Ele decide fazer o que for necessário para fazê-las confessar o que sabem sobre o coven, uma cerimônia com rituais mágicos durante a qual o Diabo inicia seus servos e se acasala com eles.

Silenciadas é um filme direto, que ecoa histórias de feitiçaria (um subgênero bastante explorado ao longo dos anos) de uma maneira excelente. Vale destacar as interpretações consistentes do elenco, a força de seu roteiro, uma bela fotografia e a mensagem importante que traz consigo.

Trailer de Silenciadas

Elenco do filme espanhol Silenciadas na Netflix

Silenciadas é estrelado por Àlex Brendemühl, Daniel Fanego,Jone Laspiur eDaniel Chamorro.

Além deles, ainda estão no elenco Iñigo de la Iglesia, Yune Nogueiras, Asier Oruesagasti, Elena Uriz, Garazi Urkola Irati Sáez de Urabain e Lorea Ibarra.

Foto: Divulgação

Filme se destacou no Festival Goya

Silenciadas foi o grande vencedor do Festival Goya 2021 com 5 vitórias das 9 nomeações que o filme teve.

O filme de Pablo Aguero se destacou na noite de premiações do principal festival de cinema espanhol, ganhando os prêmios de Melhor Direção de Arte, Figurino, Maquiagem e Cabelos, Melhores efeitos especiais e Melhor Música Original.

Apesar de não ter sido indicado para a principal categoria de Melhor Filme, essas vitórias tornaram Silenciadas um dos grandes protagonistas da noite e que agora entra no serviço de streaming da Netflix.

A história para o argentino Aguero tem um significado muito particular, já que Silenciadas é uma história que impactou a Espanha e que define o filme espanhol como um conto cinematográfico espetacular e moderno sobre bruxaria, tocando em tópicos oportunos com uma agenda voltada para questões femininas e personagens experientes.

Foto: Divulgação

A Caça às Bruxas é um momento importante na história

Para o cineasta, a caça às bruxas está na origem de alguns aspectos da modernidade. “Não tentei construir o filme como um espelho do presente, mas ele tem um momento indispensável. Aquele medo, que te obriga a relatar um clima de terror, um sistema moral que durou séculos. Foram séculos de terror e perseguição a quem pensava diferente e foram forçadas a desaparecerem da memória”.

Imaginar essa memória é o objetivo de Silenciadas, que retrata o processo de jovens corajosas e inocentes diante de uma perseguição absurda e implacável. “De certa forma, o filme as traz de volta à vida: elas têm um modo de pensar mais próximo do nosso do que aqueles inquisidores que, com toda a sua cultura, eram mais atrasados”.

A atriz Amaia Aberasturi finaliza com mais clareza: “O que é ser bruxa? Fazer o que quiser e quando quiser sem incomodar ninguém? Bem, espero que o mundo esteja cheio de bruxas e feiticeiras então”.

Silenciadas está disponível na Netflix

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes