Santana é o primeiro filme angolano no catálogo da Netflix
Nossos irmãos de língua, Angola, voltam a se destacar nos cinemas e nos streamings do mundo inteiro com o filme Santana. A produção é a primeira obra do país que desembarca na Netflix e logo em sua estreia bateu no TOP 10 da empresa.
Santana estava programado para ser lançado nos cinemas no mês de maio, mas, feito tantos outros filmes, acabou ficando pelo caminho nas distribuições cinematográficas por conta da pandemia de COVID-19.
Para evitar maiores prejuízos, a Netflix acabou comprando os direitos de distribuição do filme angolano Santana, e assegurou sua distribuição mundial. Segundo a produtora ZenQH em comunicado ao site VerAngola, disse que “A Netflix interveio para proporcionar essa estreia mundial, que foi assegurada pela Gravel Road Distribution Group”.

+++ Veja mais 30 filmes que são novidade na Netflix em setembro de 2020
+++ Além de 18 séries que também chegam no serviço de streaming em setembro de 2020
Mas, afinal, qual a história do filme angolano Santana?
Segundo sinopse oficial divulgada pela Netflix, Santana segue a história de dois irmãos, chamados Dias e Matias, enquanto perseguem Ferreira, um dos maiores traficantes de drogas da África.
Conforme os irmãos vão se aproximando de Ferreira, eles acabam descobrindo que o traficante também foi a mesma pessoa que assassinou seu os seus pais há mais de trinta e cinco anos.
Porém, Ferreira fugiu de Angola para a África do Sul, e os irmãos, para chegarem até lá, vão precisar infringir e passar por cima de algumas leis que eles próprios juraram proteger.
Com uma temática mais militar, Santana, que lá fora também recebeu o nome de Diaz Santana, usa de coincidências para juntar histórias e fazer o filme andar.
Nessa busca da Netflix para encontrar novas produções oriundas de outros países fora do eixo hollywoodiano, o filme angolano é uma excelente opção para quem gosta de ação com boas pitadas dramáticas.
Santana está disponível no catálogo da Netflix
Elenco do filme Santana na Netflix
Escrito, dirigido e produzido por Chris Roland (Darfur, Stander, Die Windpomp) e Maradona Dias Dos Santos, Santana é uma produção feita em parceria entre Angola e África do Sul.
Santana tinha uma equipe 100% sul-africana para as filmagens na Cidade do Cabo e o elenco, com um total de 78 pessoas, era uma mistura de atores sul-africanos e angolanos, incluindo atores conhecidos, como David O ‘Hara (Harry Potter, The Departed, Wanted), Hakeem Kae-Kazim (Piratas do Caribe, Black Sails, Hotel Rwanda), Rapulana Seiphemo (Gerações, Casamento Branco), Neide Vieira e Nompilo Gwala, além dos atores angolanos Paulo Americano e Raul Rosario.

Mais detalhes sobre o filme
O diretor Chris Roland disse à Cape Town ETC que o filme foi inteiramente escrito, editado e mixado em Hout Bay, na Cidade do Cabo. Além disso, Santana também foi filmado em várias partes da cidade além de alguns territórios em Angola.
Ele explica que o cineasta Maradona Dias Dos Santos se inspirou em várias histórias policiais que ouvia do seu tio, ainda quando criança, em Luanda, capital de Angola. Segundo ele, foi uma das maiores inspirações para tocar o filme.
“Queríamos fazer um filme de ação africano. É puro entretenimento com uma história que também investiga a relação entre irmãos que não tem tanta proximidade assim, Dias e Matias, como dois personagens principais”, disse Chris à publicação.
A equipe passou 27 dias filmando em toda a cidade, de Constantia e Woodstock a Paarden Eiland, de Gugulethu à costa oeste, que são lugares famosos da região da Cidade do Cabo. Após os dias de filmagem por lá, continuaram as filmagens em Luanda.
Mesmo sem ter estreado nos cinemas, os produtores responsáveis por Santana já havia fechado um contrato de distribuição global com a Netflix, mas, devido à pandemia, essa data foi adiada para agosto.
“Nosso distribuidor Gravel Road já havia fechado um acordo com a Netflix, mas assim que entramos em quaretena, a Netflix se preparou da melhor forma possível para dar ao filme uma estreia mundial que ele merece. Somos eternamente gratos à Netflix”, acrescentou Chris.
Comments